Enfim as tão aguardadas novidades de Resident Evil 4 Remake chegaram bem antes do esperado, quando noticiamos dias atrás acerca das movimentações no site do jogo e e sobre Alex Aniel ter dito que novidades chegariam na próxima semana (ainda que tenha ficado ambíguo), certamente não estávamos aguardando que fosse tão logo e justamente um dia antes do mês de fevereiro começar!
Como foi antecipado por Aniel, as novidades vieram à cargo de uma revista, nesse caso foi a Game Informer, considerada um dos maiores veículos de mídia do mundo dos games! Os jornalistas viajaram até a sede da Capcom em Osaka, no Japão, para jogar os capítulos 1 e 5 de Resident Evil 4 Remake e conversar com os diretores Yasuhiro Ampo e Kazunori Kadoi, ambos anteriormente envolvidos no aclamado remake de Resident Evil 2. A partir desta gameplay e interação, foram colhidas diversas informações para 12 páginas da revista cobrindo informações do jogo, e para fins de informar nosso público, iremos nos basear em uma thread feita pelo insider Dusk Golem, que teve acesso às novidades ao adquirir uma cópia digital da revista, o link do post original estará abaixo:
(1/24) Game Informer has kicked off Resident Evil 4 Remake coverage, with a new 12 page article, & two new snippets of gameplay you can watch here: https://t.co/9fRi0ny7Ix
Say a lot more gameplay clips coming this week, they played the Church, Cemetery & House Battle sequences.
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) January 31, 2023
Para começar precisamos falar sobre a faca, como foi informado em um de nossos artigos linkados acima, já havia sido informado no site do jogo que haveriam facas com durabilidade, no caso, Leon poderá usar essas facas para afastar um inimigo que o agarra ou impedir um ataque de arma branca com um parry, porém elas irão quebrar eventualmente. A faca poderá ser utilizada para abater um ganado no chão e prevenir 100% o surgimento do Las Plagas de sua cabeça, porém, isso implicará numa redução de 15% na durabilidade da arma, forçando o jogador a cadenciar o uso da faca para não ser penalizado pela ausência da mesma no futuro. Apesar da limitação no uso das facas, a Capcom confirmou que é possível zerar o jogo só utilizando essas armas.
Já que mencionamos os ganados, vale a pena aprofundar mais nesse tópico, pois está confirmado que os inimigos estarão mais fortes e resistentes que no jogo clássico! Além disso, os ganados são mais rápidos e espertos e agora podem desviar de tiros igual os Licanos em Resident Evil Village; a Capcom também quis fazer muito mais “body horror” do que o jogo original possuía, e aparentemente, isso será utilizado em algo que eles intitularam como ”Narrativa de gameplay”, criando ferimentos e danos aos ganados que terão alguma relevância ou sentido com base nas ações desencadeadas na história.
Aparentemente, também haverá um novo tipo de ganado chamado ‘Minotauro’, um aldeão grande vestindo uma cabeça de touro/boi e portando um martelo. Vale lembrar que esse ganado provavelmente foi uma ideia reaproveitada de um inimigo não utilizado no jogo original, algo bem costumeiro da Capcom, que inclusive também adicionou uma misteriosa inimiga ao jogo que seria uma zealot fêmea, conceito também considerado porém não utilizado no jogo original.
There's two new enemies in RE:4 that we know of so far (the "Minitour" enemy & the female Zealot we saw in the last trailer), both of who are actually just realizations of scrapped RE4 enemies. Definitely showing they're using scrapped RE4 concepts for the remake. https://t.co/MWRHFnxB1K
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) January 31, 2023
Ainda sobre os inimigos, um sinal de que o Las Plagas está prestes a irromper pela cabeça do ganado será a quantidade de dano e ferimentos que o inimigo já possui, apesar de que isso pode acontecer com ganados de aparência mais normal também; a Capcom fez essa adição para mostrar que danos em partes do corpo podem sinalizar um estágio avançado de infecção. Como se não bastasse, os ganados funcionarão de forma similar aos Crimson Heads de Resident Evil 1 Remake, ou seja, se Leon derrubar um ganado e ele começar a convulsionar no chão, é preciso exterminá-lo imediatamente com um tiro ou uma facada, do contrário ele vai se levantar mais forte, alguns com Las Plagas e outros apenas com partes do corpo destruídas.
Sabendo dessas dificuldades, o jogador também poderá optar por uma abordagem ‘stealth’ na primeira luta com os ganados no vilarejo, desarmando as armadilhas de urso (estão em maior número no Remake) e podendo abater os inimigos silenciosamente ou também fazendo como no jogo original e iniciando uma grande luta. Ambas as abordagens podem ser realizadas. As animações de morte estão ainda mais gráficas e a equipe está orgulhosa, foi mencionada uma em que um ganado enterra os dedos nos olhos de Leon e os arranca das órbitas.
Falando de outras armas, uma das grandes aliadas para os jogadores que optarem pelo stealth, será a crossbow ou lança dardos, que funcionará de maneira similar ao mine-thrower, também podendo disparar minas explosivas. Foram confirmadas também algumas saudosas armas do jogo original como a submetralhadora TMP, a pistola RED9, o Rifle e a Shotgun, além das granadas explosivas e de flash. Também será possível obter “charms” para determinadas armas: por exemplo, será possível comprar do Mercador um item que aumenta a possibilidade de um inimigo morto derrubar munições de pistola. A mira de Leon está mais precisa, para balancear com a já mencionada capacidade dos ganados de desviar da mira e esquivar dos ataques, e além disso, atirar nos olhos das Plagas ou atacar com granada de flash ocasiona na destruição imediata das mesmas.
Acerca de cenários, exploração e side quests, foi dado a entender que teremos mais “backtracking” opcional para desbloquear portas e recompensas que antes estariam indisponíveis. Um dos locais com esta possibilidade é a cabana em que Leon encontra o primeiro inimigo. A Capcom confirmou também que teremos passagens secretas por todos os cenários, incluindo caminhos alternativos para chegar em outros locais; isso provavelmente vai se relacionar com as side quests que serão dadas pelo Mercador, algumas delas incluem coletar carcaças de cobras e matar um dos Colmillos (cães infectados) que estariam atacando uma casa, mas para fazer ele aparecer é necessário um Puzzle específico. Além disso, a Capcom informou que todos os puzzles originais estão inclusos, porém reimaginados, e as side quests dos medalhões azuis também retornaram.
Para finalizar as principais novidades, falaremos então dos inimigos e personagens, nitidamente esse é um dos tópicos que a Capcom mais tem ocultado sobre o remake, porém foi confirmado que todos os personagens estão com novas adições em suas histórias. Existem outros inimigos novos e a maior parte captura bem a essência original, porém alguns chefes foram completamente reimaginados. Ramon Salazar foi um dos que recebeu uma história expandida e um papel maior. Por sua vez, Ashley Graham já vem dando a entender desde os trailers que terá um papel mais complexo, tanto em desenvolvimento de personagem quanto em gameplay. Foi dito que agora ela poderá fazer muito mais por conta própria, como usar escadas e derrubá-las para que Leon suba, além de esgueirar-se pelo ambiente, porém ainda há momentos que Leon precisará ajudar.
Ashley não irá mais se esconder em latas de lixo e será possível pedir que ela fique mais perto ou se afaste usando o botão R3. Um momento ressaltado pela Game Informer é quando Leon e Ashley estão tentando chegar até um helicóptero e a garota demonstra mais coragem e maturidade, o que foi ressaltado como uma grande performance da dubladora. Os ganados também poderão matar Ashley além de sequestrá-la, e quando ela estiver muito ferida, ela irá ficar caída e Leon deve se aproximar para ‘revive-la’.
Além de Ashley, outro personagem com um papel importante também mencionado foi Luis Sera, ele irá ajudar Leon a barricar a casa durante o confronto com os ganados, além de estar com uma IA melhor e poderá ainda abater os inimigos no chão com tiros e facadas.
Resumidamente, essas são as principais novidades que foram reveladas sobre RE4 Remake pela Game Informer, segundo aqueles que já tiveram acesso à versão digital da revista. Ainda não temos muitos detalhes sobre personagens como Ada e Krauser, nem sobre o cenário da ilha, contudo, muitas coisas ainda não podem ser expostas, mas acreditamos que no decorrer do mês, será possível ter ainda mais detalhes acerca do jogo!
Um usuário do site Resetera que também já teve acesso ao conteúdo da próxima edição da revista, compartilhou informações que a revista traz:
– Originalmente a Capcom não queria fazer o remake;
– A Capcom, após decidir produzir o remake, não queria começar do zero;
– Repetibilidade e flexibilidade em como você joga o game foram pilares fundamentais no desenvolvimento;
– Sem QTEs (Quick Time Events);
– Você pode carregar várias facas (o jogo também pode ser zerado apenas com facas);
– Mira Laser é uma atualização, e ervas amarelas estão no jogo;
– Finalizar um inimigo no chão pode impedir a formação de Plagas;
– O botão R3 é usado para comandar Ashley (ela pode seguir de perto ou recuar, mas não permanecerá no mesmo lugar);
– Não há lixeiras para Ashley esconder neste momento;
– Ashley não tem uma barra de saúde, mas se ela estiver muito danificada, ela precisará ser revivida, e ela morrerá se for atacada novamente neste estado;
– Nova arma “Bolt Thrower” foi adicionada (Crossbow);
– Novo inimigo que empunha um martelo e usa uma máscara de touro/boi foi adicionado;
– Outros tipos de novos inimigos também foram inseridos pela Capcom;
– Existem sidequests no jogo (pode haver inúmeras coisas para fazer, como buscar missões, quebra-cabeças e muito mais);
– As maletas podem ter vantagens agora, como aumentar as quedas de munição;
– Você pode fazer uma barricada durante a seção da casa, como em RE2 Remake;
– O jogo mistura muito bem Terror e Ação;
Resident Evil 4 Remake chega no dia 24 de março para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil