ANUNCIE AQUI!

Fungo semelhante ao de The Last of Us foi descoberto na vida real, na Escócia!

Um novo fungo ‘zumbi’ raro foi descoberto em uma floresta na Escócia, e se assemelha muito ao que é retratado no jogo The Last of Us! O novo organismo chama-se “fungo Gibellula” e foi avistado pelo naturalista amador Ben Mitchell em duas ocasiões, enquanto ele se aventurava pelas matas de Kilfinan e Colintraive, ambas próximas à cidade de Glasgow, na costa oeste do país.

O explorador estava participando de uma expedição pela região, como parte do “Projeto de Restauração do Habitat de West Cowal”, quando presenciou um acontecimento raro. Mitchell avistou uma aranha que teve seu corpo consumido por um fungo controlador, muito semelhante ao que pode ser visto nos jogos de The Last of Us, e logo começou a registrar imagens de toda a ação.

Confira os detalhes mais relevantes sobre o caso, logo abaixo!

Fonte: Ben Mitchell.

A relação entre o fungo e seu hospedeiro começa quando as esporas do Gibellula entram em contato com o corpo da aranha. Após o primeiro contato, a infecção se desenvolve gradativamente, influenciando o seu sistema nervoso e tomando o controle das ações e comportamentos do aracnídeo. Aos poucos, a aranha torna-se apenas uma marionete direcionada pelo fungo, a fim de cumprir o seu ciclo reprodutivo e disseminar o mesmo processo entre outros indivíduos. Esse processo é chamado pelos cientistas de “efeito zumbi“.

Uma vez que o seu propósito foi cumprido, o fungo conduz a aranha até um local que considera adequado para a propagação de novas esporas, iniciando um novo ciclo de contaminação contínua. O artigo de Mitchell revela que o fungo obrigou a aranha hospedeira a dirigir-se para a parte inferior de uma folha, onde os esporos ficariam protegidos contra a chuva e encontrariam novos hospedeiros mais facilmente. Todo o comportamento do organismo é pensado para a sua propagação e, uma vez que seu objetivo foi concluído, a aranha hospedeira é morta.

Fonte: Siburan Lai/Shutterstock.

Felizmente, o Gibellula e outros fungos similares não são capazes de exercer esses mesmos efeitos sobre os seres-humanos, o que anula as possibilidades de um cenário semelhante ao de The Last of Us ocorrer na vida real. Anteriormente, os criadores da franquia de jogos já haviam falado sobre o organismo que inspirou os acontecimentos do jogo, um fungo chamado Cordyceps, que é diretamente mencionado dentro da história do game.

Apesar de o impacto visual causado pela nova descoberta do Gibellula, parasitas fúngicos com efeitos semelhantes à esses são relativamente comuns entre seres invertebrados. No entanto, esse organismo em específico foi documentado apenas oito vezes na região, desde a década de 1950. Dessa forma, as imagens capturadas pelo grupo de Mitchell representam um importante e raro registro sobre o comportamento do fungo.

Ações semelhantes também já foram registradas em solo brasileiro pela bióloga Thairine Mendes Pereira, no Ceará.

Fontes: Euro Gamer e Capitalist.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us