ANUNCIE AQUI!

Gênero de terror marca forte presença nos melhores jogos do ano de 2024 da PlayStation

Estamos no período das premiações dos melhores jogos do ano e já tivemos os mais famosos, sendo eles o GOTY do The Game Awards, o Golden Joystick Awards, e ainda o Horror Game Awards; mais recentemente tivemos o PlayStation Game of the Year, a premiação da própria PlayStation onde são realizadas enquetes para o público geral votar nas suas categorias. Neste ano, a PlayStation totalizou mais de 1,6 milhão de votos globalmente.

Abaixo revelaremos os principais concorrentes do gênero de terror nas principais categorias, porém, antes de falarmos sobre os vencedores, temos que passar um rápido lembrete que a PlayStation deixa sobre as diretrizes da categoria:

  • Assim como a maioria das outras categorias, a Melhor Experiência Multijogador se concentra em títulos lançados em 2024. O Melhor Jogo em Andamento se concentra em títulos que tiveram novos conteúdos em grande escala ou atualizações que mudaram o jogo no ano passado.

  • O Melhor Relançamento é categorizado como títulos que, em geral, apresentam visuais atualizados e algumas melhorias de qualidade de vida, mas, de outra forma, se aproximam de sua versão de lançamento original. Esta categoria não inclui remakes completos de títulos mais antigos. Eles são elegíveis para consideração de Jogo do Ano.

  • Devido à data de encerramento das pesquisas, alguns títulos não eram elegíveis para inclusão. Esses títulos serão elegíveis para os prêmios do próximo ano.

  • Se um título ganhou um Troféu Platina em uma categoria em qualquer ano anterior, ele não será elegível para inclusão na mesma categoria este ano para permitir que outros títulos tenham a chance de brilhar. Como tal, Grand Theft Auto VI não está incluído na categoria O Jogo Mais Aguardado de 2025 e Além, pois ganhou o Platina nos prêmios de 2023.

Melhor História – Silent Hill 2 Remake com troféu de Platina

A categoria Melhor História teve forte competição este ano, incluindo novas narrativas envolventes em Call of Duty: Black Ops 6 e Stellar Blade. Dois remakes inesquecíveis disputaram a primeira posição: Silent Hill 2 e Final Fantasy VII: Rebirth. Os votos para o número um foram notavelmente próximos.

No final, a viagem surreal de retorno de James Sunderland a Silent Hill ficou com o primeiro lugar. O remake da Bloober Team e da Konami deste clássico do PS2 capturou a essência onírica do título original, ao mesmo tempo em que o aprimorou com captura facial de alta fidelidade para adicionar nuances extras aos visitantes problemáticos da cidade. Veremos Silent Hill 2 em nossos sonhos inquietos por anos.

Melhor Direção de Arte – Silent Hill 2 Remake com troféu de Prata (Astro Bot levou troféu de Platina)

Os jogos de 2024 deram vida a visões artísticas de alto nível, de horrores angustiantes a criaturas fantásticas. Dragon Ball: Sparking Zero capturou o material de origem perfeitamente, Final Fantasy VII: Rebirth apresentou design de personagens e chefes de alto nível, enquanto Silent Hill 2 recapturou lindamente a atmosfera melancólica do original do PS2 com uma estética nova.

No entanto, Astro Bot, da Team Asobi, saltou para reivindicar o prêmio máximo na categoria. Os Bots da aventura de plataforma ostentam homenagens amorosas a personagens de jogos clássicos enfeitados com equipamentos que destilam cuidadosamente o design original dos personagens. Cada estágio é um sucesso visual para começar, incluindo fantasmas inventivos fazendo malabarismos com facas, arquitetura tradicional japonesa e engenhocas de ficção científica bizarras. Parabéns à Team Asobi.

Melhor Design de Áudio – Silent Hill 2 Remake com troféu de Ouro (Astro Bot levou troféu de Platina)

Este ano, nossos ouvidos zumbiram com metal colidindo, gadgets zumbindo e pequenas cidades rangendo e gemendo, dando vida detalhada aos ambientes pelos quais jogamos. Mas foi a aventura auditiva abrangente do Astro Bot que o levou ao primeiro lugar. Do ritmo de Astro se ajustando a qualquer terreno que ele cruzasse, aos estalos, estrondos e pows ​​de seus trajes poderosos, cada nível encheu os ouvidos dos jogadores com uma galáxia de sons.

Melhor Trilha Sonora – Silent Hill 2 Remake com troféu de Bronze (Final Fantasy VII Rebirth levou troféu de Platina)

2024 apresentou uma competição acirrada no departamento de trilhas sonoras. Astro Bot introduziu novas faixas que cantarolaremos até 2025. Silent Hill 2 recapturou brilhantemente os sons ecléticos e temperamentais de Akira Yamaoka, e a trilha sonora de Stellar Blade foi, bem, estelar.

No entanto, Final Fantasy VII: Rebirth garante a primeira posição de Melhor Trilha Sonora. Não é de se admirar, já que o jogo original do PlayStation é considerado uma das melhores trilhas sonoras da história do meio. Cada faixa em Rebirth é incrivelmente desenvolvida com instrumentação mais ampla, da cidade relaxante de Kalm às batalhas de chefes estimulantes contra Sephiroth. Este ano, uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos só ficou melhor.

Melhor Uso do Dualsense – Silent Hill 2 Remake com troféu de Bronze (Astro Bot levou troféu de Platina)

Se você ouviu o choque da lâmina de Eve ecoar em seu alto-falante, ou sentiu o tamborilar da chuva em Silent Hill, você sabe o quanto mais imersivo o DualSense pode tornar seus jogos. E este ano, muitos desenvolvedores aproveitaram ao máximo seus recursos para tornar seus jogos mais aterrorizantes, desafiadores e divertidos.

Com Astro Bot, vencedor do troféu Platinum deste ano pelo uso do DualSense, a Team Asobi construiu sobre o que eles criaram no passado. Desde rolar Astro em um mundo inspirado em LocoRoco até limpar o caminho com um sopro de sua respiração, cada elemento da aventura é desenvolvido com o controle em mente, aumentando a diversão de um jogo já alegre.

Melhores recursos de acessibilidade – Silent Hill 2 Remake com troféu de Prata (Astro Bot levou troféu de Platina)

A Team Asobi não só criou uma aventura épica e nostálgica em homenagem à extensa história de 30 anos do PlayStation, como também defendeu a acessibilidade pelo design! Visuais de alto contraste, um esquema de controle simplificado e amigável ao Access Controller e uma implementação verdadeiramente única de feedback tátil com dicas visuais a reboque garantem que os jogadores possam explorar um bando de mundos vibrantes ao lado de Astro.

Melhor Expansão – Alan Wake 2: The Lake House com troféu de Bronze (Elden Ring Shadow of the Erdtree levou troféu de Platina)

Queria explorar mais da história de Kratos? God of War Ragnarök: Valhalla entregou. Desejava uma nova história de Final Fantasy XVI? 2024 tinha tudo o que você precisava. Precisava de mais Alan Wake na sua vida? Sim, também tenho isso.

Não faltaram expansões de jogos já fantásticos este ano. God of War Ragnarök: Valhalla levou você aos julgamentos da vida após a morte nórdica, enquanto Alan Wake 2: The Lake House agiu como um adendo enervante para uma aventura já aterrorizante. Enquanto isso, deixamos as Terras Entre para viajar para a Terra das Sombras na expansão Shadow of the Erdtree de Elden Ring. Facilmente uma das maiores expansões do ano, trouxe dezenas de novos inimigos e chefes para enfrentar, um mapa totalmente novo para explorar e inúmeras novas maneiras de aumentar o arsenal do seu Tarnished. A grande quantidade de conteúdo à parte, Shadow of the Erdtree também introduziu uma das lutas contra chefes mais desafiadoras da FromSoftware, adicionando uma cereja deliciosa e mortal no topo de uma aventura incrível.

Melhor Relançamento – The Last of Us Part II Remastered com troféu de Platina

The Last of Us Part II Remastered foi lançado no início de 2024 com suas melhorias visuais impressionantes, taxa de quadros nítida e o novo modo No Return, que oferecia novos desafios quando os jogadores completavam a história carregada de emoção. Folhagem nítida, sombras densas e design de personagem detalhado impulsionaram este lançamento para ser a versão definitiva do jogo para os jogadores.

Melhor Jogo Independente – Phasmophobia com troféu de Prata e Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 (Flat Version) com troféu de Bronze (Balatro levou troféu de Platina)

Os sustos de Phasmophobia e Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 mantiveram os jogadores em alerta, e a aventura de domar monstros Palworld os ajudou a construir uma comunidade. Mas essa mão acabou indo para Balatro, que construiu um baralho de diversão roguelite que virou o pôquer de cabeça para baixo e manteve os jogadores presos em seu ciclo de jogo hipnoticamente divertido o ano todo.

Melhor Jogo PS VR2 – Resident Evil 4 VR Mode com troféu de Platina e Phasmophobia com troféu de Prata

Os sustos de terror imersivos provaram ser um forte atrativo para os jogadores do PS VR2. Apesar de ter sido lançado nessa época no ano passado, o Resident Evil 4 VR Mode ainda é uma memória vívida para muitos, atraindo a maioria dos votos dos jogadores, já que a Capcom adaptou sublimemente as emoções de sua franquia de survival horror para VR. A Vertigo Games trouxe o mundo pós-apolicáptico de Metro para VR, adicionando recursos imersivos, mas mantendo a atmosfera tensa e opressiva da franquia. Phasmophobia provou que as escapadas sobrenaturais são melhores com companhia, e Cooking Simulator VR encantou com seu caos culinário.

Melhor Jogo Independente – Phasmophobia com troféu de Prata e Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 (Flat Version) com troféu de Bronze (Balatro levou troféu de Platina)

Os sustos de Phasmophobia e Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 mantiveram os jogadores em alerta, e a aventura de domar monstros Palworld os ajudou a construir uma comunidade. Mas essa mão acabou indo para Balatro, que construiu um baralho de diversão roguelite que virou o pôquer de cabeça para baixo e manteve os jogadores presos em seu ciclo de jogo hipnoticamente divertido o ano todo.

Vemos com essa premiação que o fato de Astro Bot levar o GOTY de 2024 não foi apenas um caso isolado mas que ele mereceu, já que em grande parte das categorias dessa premiação o jogo foi vencedor; podemos notar também que os jogos de terror se destacaram bem, concorrendo com outros grandes títulos desse ano.

Fonte: PlayStation Blog

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us