ANUNCIE AQUI!

Grim Fandango comemora 25 anos em meio a celebrações do estúdio e dos fãs

O dia 30 de outubro de 2023 marcou o aniversário de 25 anos de Grim Fandango! O jogo apareceu pela primeira vez no mundo em 1998 e conquistou muitos fãs com sua narrativa divertida e “soft-horror”, em um gameplay de jogo de aventura, sem falar na dublagem em Português no Brasil, que foi pioneira para a época e é excelente!

A equipe da Double Fine compartilhou algumas criações especiais de fãs, incluindo cosplays e obras de arte, para celebrar a data: “Nossa equipe se uniu à nossa comunidade e fez essa homenagem incrível recheada de histórias, arte e tatuagens!” Já o diretor de Grim Fandango, Tim Schafer, compartilhou Twitter/X: “Obrigado a todos que contribuíram e coletaram essas lindas lembranças! Vou mantê-las perto de onde meu coração costumava estar.”

A Double Fine também fez uma enquete para ver quais personagens de Grim Fandango continuam sendo os favoritos todos esses anos depois. Como já era de se esperar, o protagonista Manuel “Manny” Calavera saiu no topo como o favorito dos fãs do jogo, com muitos elogiando seu carisma e inteligência: “Ele é a representação perfeita de um cara que pode cometer erros, ter dúvidas e superá-los”, escreveu um jogador conhecido como Mighty Pirate, explicando por que Manny era o número um. Glottis ficou em segundo lugar, com Salvador Limones, Velasco e Membrillo completando os cinco primeiros.

“Grim Fandango faz parte da vida das pessoas há tempo suficiente, agora que está com elas há mais tempo do que sem elas. E, no entanto, de alguma forma, isso ainda parece um piscar de olhos”, escreveu a Double Fine em sua postagem.

“25 anos é muito tempo em anos de videogame. Ele marca incontáveis ​​saltos na tecnologia e nas tendências de público, contém a ascensão e queda do gênero, os triunfos e às vezes o fechamento trágico de estúdios. Os jogos se movem a uma milha por minuto e isso pode às vezes significar que as coisas não funcionam exatamente como nos lembramos delas. As pessoas dizem coisas como ‘uau, esta versão atualizada com cinco bilhões de polígonos se parece com a forma como meu cérebro de criança sentiu que o jogo era!’ ou ‘como eu joguei apenas com controles de tanque?’ Mas às vezes, se você tiver sorte, você cria algo que dura. Você faz algo que se mantém forte e mantém sua forma ano após ano. Grim Fandango é um desses jogos sortudos.”

Grim Fandango é um jogo de aventura de 1998 dirigido por Tim Schafer e desenvolvido e publicado pela LucasArts para Microsoft Windows. É o primeiro jogo de aventura da LucasArts a usar computação gráfica 3D sobreposta em fundos estáticos pré-renderizados. Tal como acontece com outros jogos de aventura da LucasArts, o jogador deve conversar com personagens e examinar, coletar e usar objetos para resolver quebra-cabeças. A época de seu lançamento, a dublagem oficial em Português do Brasil impressionou pela qualidade e profissionalismo, em um tempo onde dublagens em nosso idioma praticamente inexistiam nos lançamentos dos jogos.

Grim Fandango se passa na Terra dos Mortos e na versão retro-futurista da década de 1950, pela qual almas recentemente falecidas, representadas como figuras semelhantes a calacas (caveiras decorativas mexicanas), viajam antes de chegarem ao seu destino final. A história segue o agente de viagens Manuel “Manny” Calavera enquanto ele tenta salvar a recém-chegada Mercedes “Meche” Colomar, uma alma virtuosa, em sua jornada. O jogo combina elementos da vida após a morte asteca com estilo filme noir, com influências como The Maltese Falcon, On the Waterfront e Casablanca, tudo isso misturado com um excelente e apurado senso de humor nas falas dos personagens.

Em 2014, com a ajuda da Sony, o estúdio Double Fine Productions de Schafer adquiriu a licença de Grim Fandango após a aquisição pela Disney e o fechamento da LucasArts como desenvolvedora de videogame no ano anterior. A Double Fine produziu uma versão remasterizada do jogo, apresentando gráficos de personagens aprimorados, controles (incluindo apontar e clicar), uma trilha sonora orquestrada e comentários dos diretores. Foi lançado para Linux, OS X, PlayStation 4, PlayStation Vita e Windows em janeiro de 2015, para Android e iOS em maio de 2015, para Nintendo Switch em novembro de 2018 e para Xbox One em outubro de 2020.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us