Após o lançamento do primeiro título da franquia da Ninja Theory em 2017, sua sequência anunciada em 2019 finalmente chegou às plataformas Windows 10/11, e para os consoles Xbox Series X/S na manhã dessa segunda-feira. Senua’s Saga: Hellblade II teve seu embargo finalizado às 5 horas da manhã, e suas primeiras avaliações começaram a surgir já neste horário.
Os principais veículos de comunicação sobre games já liberaram suas avaliações. A IGN Brasil deu 4/5 em sua avaliação, dizendo ser uma experiência única: “Definitivamente, Hellblade 2 não é uma experiência para todos e arrisco dizer que se aproxima muito de um jogo de narrativa com poucos momentos de ação e sem a parte de múltiplas escolhas que mudam o desfecho da trama. No entanto, nem de longe isso quer dizer que a obra seja ruim. Logo no começo somos lançados dentro da cabeça de Senua e em nenhum momento o jogo deixa claro o que é real ou não. Não temos um contexto do que objetivamente faz parte da psicose dela, o que é espiritual, o que é imaginação e o que é real, assim como no primeiro jogo.”
O Metacritic deu 81 para os consoles e PCs. Bruno Micali, do Flow Games, ficou impressionado como a Unreal Engine 5 foi utilizada: “Finalmente temos uma belíssima amostragem prática do que é o Unreal Engine 5. Tal como o anterior, Hellblade 2 é totalmente cinematográfico, numa assinatura muito “pessoal” da Ninja Theory, como um projeto do coração.
Na loja oficial da Steam, Senua’s Saga: Hellblade II conseguiu entrar para os mais vendidos da loja virtual. O game também teve seu lançamento Day One pelo serviço Game Pass da Microsoft, disponível para console e PCs.
Das análises realizadas e publicadas, pode-se tirar de conclusão o avanço gráfico do título. HellBlade II utiliza o máximo que a Unreal Engine 5 pode oferecer. Rodando a 30fps nos consoles, com opção de 60fps nos PCs dependendo da configuração, o game chegou bastante otimizado, tendo boas performances e sendo surpreendente no Xbox Series S, o que gera uma dúvida sobre a real potência do console.
A seguir um vídeo comparativo entre essas 3 plataformas:
Em resumo, pode-se concluir que Senua’s Saga: Hellblade II é um dos principais lançamentos deste primeiro semestre. Após 4 anos da nova geração de consoles, finalmente surge um título “nova geração” para os donos do Xbox. Os elogios vão muito para artifícios técnicos e visuais. A engenharia de som merece destaque. Além dos artifícios alucinógenos como os sussurros, também temos toda a sua SoundTrack.
Redator do EvilHazard. Apenas um jovem apaixonado por games e cinema. Fã de Halo da Xbox e God Of War da PlayStation e de temáticas espaciais no cinemas e séries. Games e cinemas, essa é a minha praia!