Na calada da noite da última quarta-feira (5), um novo e interessante rumor surgiu na internet, dando conta de que poderemos estar próximos do anúncio de mais um reboot cinematográfico para a franquia Resident Evil! As informações surgiram primeiro no site Geek Vibes Nation.
ATENÇÃO: Todo o exposto nesta notícia oriundo do site Geek Vibes Nation deve ser encarado como RUMOR, apenas. A Capcom ainda não se manifestou oficialmente sobre uma nova produção de Resident Evil para os cinemas.
As fontes do site informam que um novo longa-metragem para a franquia está em desenvolvimento ativo, intitulado “RESIDENT EVIL: THE UMBRELLA CHRONICLES”. Os detalhes da trama seriam até o momento escassos, mas o site afirma que o filme está de fato em desenvolvimento ativo. Vale ressaltar que “Resident Evil: The Umbrella Chronicles” é o mesmo título de um jogo da franquia lançado em 2007 para o Nintendo Wii e que depois chegou também ao PlayStation 3. O jogo expõe a intromissão da Umbrella Corporation em toda a série Resident Evil através da narração de Albert Wesker, um ex-cientista da Umbrella, e expõe também documentos ocultos pertencentes aos motivos e ações secretas da organização. O jogo é composto por cinco cenários que recapitulam os eventos de Resident Evil Zero, o remake de Resident Evil e Resident Evil 3: Nemesis, bem como novos materiais relativos à queda da Umbrella Corporation.
Segundo o Geek Vibes Nation, o filme “Resident Evil: The Umbrella Chronicles” adaptaria os eventos de Resident Evil Zero, e teria a seguinte sinopse: seguiria a agente dos S.T.A.R.S. Rebecca Chambers e o ex-fuzileiro naval Billy Coen enquanto eles se aventuram por um trem que eventualmente os leva a um centro de treinamento abandonado. Uma vez dentro da instalação, eles descobrem que estão sendo perseguidos por James Marcus, co-fundador da Umbrella Corporation e criador do T-virus, que conseguiu ressuscitar com a ajuda de cobaias sanguessugas. Após um confronto, Marcus se transforma em uma monstruosidade, mas é subjugado pela dupla. Chambers e Coen escapam enquanto a instalação se autodestrói.
Como se vê, a sinopse acima é exatamente igual ao enredo principal do jogo Resident Evil Zero, entretanto o próprio site Geek Vibes Nation afirma que os detalhes sobre a produção até o momento seriam escassos.
Ainda de acordo com o Geek Vibes Nation, ainda não teria sido escolhido nenhum diretor para ser contratado para a produção, mas Paul W.S. Anderson estaria definido para produzir o longa. Anderson dirigiu alguns dos filmes de Resident Evil estrelados por sua esposa Milla Jovovich, e também fez parte da produção do mais recente reboot “Resident Evil: Welcome to Raccoon City”. Existe a chance de este novo reboot cinematográfico, caso se prove real, estar sob o comando do estúdio Constantin Film, que já manifestou interesse em produzir novas obras de Resident Evil.
Certamente todos os fãs de Resident Evil já estão familiarizados com os filmes em live action da franquia, e a repercussão destes gera discussões até hoje entre os fãs. Quem acompanha com mais atenção também sabe que a responsável por todas as produções com atores reais é a produtora alemã Constantin Film.
A Constantin possui os direitos da franquia Resident Evil para produções em live action há mais de 20 anos, e nesse tempo todo a empresa realizou os seis filmes mais conhecidos estrelando Milla Jovovich, o recente reboot em live action também para os cinemas e mais recentemente a série exibida na Netflix, esta que já foi cancelada após a primeira temporada.
Contudo, foi feita uma entrevista com os chefes da Constantin, Oliver Berben e Martin Moskowicz, em outubro de 2022 ao The Hollywood Reporter, já em um período após o lançamento da série da Netflix e a confirmação do cancelamento desta. Essa entrevista passou despercebida na época e ganhou mais repercussão recentemente devido ao fato dos entrevistados terem declarado que ainda há planos para o futuro de Resident Evil dentro das produções da Constantin.
As novas produções, caso saiam de fato do papel, chegariam aos cinemas ou direto nas plataformas de streaming:
O Hollywood Reporter entrevistou executivos da Constantin em outubro sobre seus planos para #ResidentEvil; eles estão pensando em novos filmes direto para o streaming e falam favoravelmente do Amazon Prime. https://t.co/vnQbsqxEqd
— EvilHazard (@EvilHazardBR) January 11, 2023
Confira abaixo os trechos traduzidos da entrevista:
The Hollywood Reporter: ”Falando em cancelamento, haverá uma nova temporada da série Resident Evil em algum lugar, agora que a Netflix se recusou a renová-la?”
BERBEN: ”Não podemos dizer no momento o que estamos planejando, mas não é segredo que Resident Evil é a maior e mais antiga franquia que nossa empresa já teve.”
MOSZKOWICZ: ”Ainda temos grandes planos para Resident Evil, com esse universo de personagens. Estamos trabalhando em vários projetos a todo vapor. Resident Evil é de longe a franquia de maior sucesso que a Constantin Film já teve. Então, só porque uma série não foi renovada, não significa que vamos jogar a toalha.”
Como foi possível perceber, o teor das falas da produtora permanece enigmático, porém é possível que vejamos a sequência do filme reboot em live action, pois o mesmo deixou ganchos e a bilheteria pagou os custos de produção, apesar do fracasso nas críticas e opinião dos fãs. Em relação à série Live action, é muito difícil que esta seja continuada, mas é possível ainda que a Constantin tente emplacar uma nova produção. Agora, com este novo rumor sobre um novo reboot adaptando os eventos de Resident Evil Zero, as coisas ficam ainda mais interessantes.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.