Alan Wake 2 foi revelado há um ano e meio, e no último PlayStation Showcase de maio de 2023, foi possível ver um novo trailer do jogo, dando-nos uma visão generosa de mais do mundo ao qual os jogadores desejam retornar há 13 anos. Este novo trailer deixou várias pistas aos jogadores!
LEIA TAMBÉM:
Valor em Reais de Alan Wake 2 para PC aumenta dias após seu anúncio
Alan Wake 2 já tem DLCs e expansões confirmadas!
Alan Wake 2 não terá versão em mídia física e valor do jogo em Reais surpreende
Alan Wake 2 ganha novo trailer e data de lançamento no PlayStation Showcase
Alan Wake 2 se encontra na última fase da produção, garante Remedy
Alan Wake 2 será uma “verdadeira vitrine da nova geração”, diz co-fundador do XboxEra
Alan Wake 2 vai se conectar com outros jogos da Remedy
Remedy garante que Alan Wake 2 é seu maior projeto no momento!
O trailer abertamente faz algumas coisas realmente legais. Em primeiro lugar, revela uma nova personagem jogável chamada Saga Anderson, uma agente do FBI que parece ter chegado a Bright Falls para investigar a perpétua estranheza da cidade – sem mencionar a aparente morte do agente Nightingale desde o primeiro jogo. Também nos dá vislumbres da jogabilidade, que parece cumprir as palavras da Remedy de que esta será uma verdadeira experiência de horror de sobrevivência. Uma câmera mais próxima, um ritmo mais lento e novos encontros assustadores com inimigos dão ao trailer uma sensação de Resident Evil, embora ainda com o talento característico da Remedy para a construção de mundos e personagens cinematográficos e elegantes.
Uma análise aprofundada deste novo trailer, “quadro a quadro”, nos revela novos detalhes interessantes de sua história, então, vamos mais uma vez dar um mergulho no lago Cauldron, afinal, é de fato um lugar especial.
Cultistas usando máscaras de veado
No primeiro trailer, pensamos ter visto o que parecia ser uma máscara de veado em um dos quadros, e agora podemos confirmar. Quem quer que seja este grupo, eles decidiram usar rostos de cervos para esconder seus próprios rostos enquanto realizavam assassinatos ritualísticos na floresta. Eles podem fazer parte do “Cult of the Tree”, um grupo obscuro mencionado pela primeira vez na DLC com tema de Alan Wake de Control, “AWE”. O Culto da Árvore parece ter laços com um símbolo que veremos em outro lugar neste trailer – e visto no último – de triângulos sobrepostos. De acordo com o pouco que sabemos sobre o culto até agora, eles podem estar baseados em Watery, Washington, uma cidade vizinha a Bright Falls. Watery e Bright Falls, em um dia normal, realizam festivais de outono rivais chamados Moosefest e Deerfest, respectivamente. Mas parece que em Alan Wake 2 não há muitos dias normais, com todos esses assassinatos ritualísticos ocorrendo.
O novo (e talvez não literalmente velho) visual de Alan
Nosso primeiro vislumbre do próprio Alan Wake neste trailer nos mostra o modelo do jogo do herói reimaginado que vimos pela primeira vez no DLC de Control. Ele tem cabelos longos e lisos e barba cheia. No entanto, mais notável é o fato de que ele não parece necessariamente ser 13 anos mais velho. Sabemos pelo último trailer, que retrata o 81º Deerfest, que Alan Wake 2 se passa nos dias atuais, já que o jogo original ocorreu durante o 68º Deerfest. Assim, o mundo de Alan avançou 13 anos, assim como o nosso. Ele deveria parecer mais velho, e talvez tenha envelhecido graciosamente, mas tenho outra teoria: Alan não envelheceu um dia no Dark Place. Isso seria muito triste porque todo mundo que ele conhece – Barry, Sheriff Breaker e, mais importante, sua esposa Alice, estarão muito mais velhos agora. Pode-se imaginar um reencontro entre os dois que saísse daquele episódio de Twilight Zone, “The Long Morrow”, onde um astronauta volta para casa depois de uma viagem de seis meses e descobre que ele e seu parceiro agora têm idades muito diferentes. Na DLC de Control, é sugerido que Alan é o ex de Alice, mas não sabemos se é porque ela se divorciou dele à revelia ou se é porque o mundo assume que Alan está morto. Provavelmente o coração de Alice ainda dói por Alan e sua disparidade de idade será uma tragédia.
Conheça a Agente Especial Saga Anderson
Com a sensação de ter saído diretamente de Arquivo X, a segunda personagem jogável do jogo, a agente especial do FBI Saga Anderson, é apresentada. Vamos vê-la estrelando seus próprios momentos no jogo, mas há um detalhe interessante: no novo trailer, podemos vê-la em algum momento usando seu suéter de malha que parece ser muito aconchegante. Parece uma escolha estranha de vestuário para um agente do FBI, sem dúvida até parecido com uma mãe. Esse suéter pode não ter um significado mais profundo, mas pode nos ajudar a começar a entender Saga como personagem. Dizem que ela é uma brilhante criadora de perfis criminais, mas seu suéter revela um lado dela que é um pouco menos sério do que você poderia esperar devido ao seu trabalho. Quanto à sua narração, nota-se algo mais importante neste momento: o agente especial Nightingale, que perseguiu Alan durante grande parte do primeiro jogo, assumindo que o vigarista da cidade era a causa de todos os problemas contínuos da cidade, está morto. É a morte dele que Saga está lá para investigar. No jogo original, nós o vimos pela última vez depois de aparentemente ser dominado pela Dark Presence, mas ao contrário de Alan, ele não estava no Dark Place. Ele parecia ser outro Possuído – o nome daqueles reivindicados pela Presença das Trevas que, em termos de jogo, representam a facção inimiga. O que aconteceu com Nightingale? Isso cabe a Saga – e aos jogadores – determinar.
A cidade de Bright Falls
Abaixo temos uma boa foto do centro da cidade menos movimentado de Bright Falls. A pacata cidade há muito abriga pesadelos sussurrados, mas à luz do dia ainda pode levar os transeuntes a pensar que é um bom lugar para passar as férias. Alguns detalhes para tirar disso: mais uma vez vemos sinais para o 81º Deerfest, reafirmando assim que o jogo acontece nos dias atuais. Curiosamente, também vemos uma placa da Coffee World acima da placa Oh, Deer Diner, anexada de tal forma que quase parece que eles são o mesmo estabelecimento agora; a Coffee World pode ter comprado a lanchonete, talvez, ou talvez eles sejam apenas empresas duelando no mesmo quarteirão. O significado de Coffee World na história ainda não foi explicado, mas novos recursos em Alan Wake Remastered combinados com alguns outros detalhes sugerem que será importante em Alan Wake 2. Na DLC de Control, vemos post-its mencionando Coffee World perto de alguns detalhes rabiscados sobre o Culto da Árvore. Parece que alguém em Watery está corrompendo Bright Falls, talvez usando literalmente um suprimento de água contaminado. Supondo que seja verdade, a pergunta é se está contaminado de maneira natural ou se está contaminado com a Presença das Trevas, talvez criando mais Possuídos. Há algo de estranho sobre esse foco recente no Coffee World..
Max Payne em Alan Wake 2? Quase!
Veja a imagem abaixo.. é Sam Lake, diretor criativo da Remedy e modelo de rosto original de Max Payne no PlayStation. Espere aí.. é James McCaffrey que ouvimos? Isso significa que Sam está reprisando seu papel como Max Payne? Bem, não, mas quase! Podemos pensar que Sam está realmente interpretando.. Alex Casey! Quem é esse, você pode perguntar? Casey é o protagonista fictício do romance policial best-seller de Alan Wake, The Sudden Stop. No primeiro jogo, Alan e Alice chegam a Bright Falls sob o falso pretexto de uma escapadela de lazer para ajudar a aliviar o bloqueio de escritor de Alan enquanto ele luta para escrever seu livro seguinte. Como é que Alex Casey ganhou vida? Bem, Alan Wake sempre foi sobre ficção saindo da página e tomando forma no mundo real. A sequência parece ser sobre isso também, com Saga se encontrando presa na história de terror de Alan. Isso significa que Alex e Saga são manifestações da ficção de Alan? Não exatamente. Talvez no mundo de Wake, como sua fonte de luz, o Clicker, que ele manifesta para expulsar a escuridão em um momento importante do jogo original, a linha entre ficção e realidade pode ficar tão tênue que se torna irrelevante. Se esses agentes do FBI eram reais antes de Alan pensar neles, pode-se acreditar que a história está nos dizendo que eles são reais o suficiente agora.
Desfrute de uma bebida Ahma bem refrescante
Outro detalhe curioso que liga Control a Alan Wake é a cerveja da marca Ahma, que vemos na imagem abaixo nas geladeiras à direita. Esta é uma bebida que você pode ver Ahti, o zelador, bebendo em um cartão postal que ele deixa para Jesse Faden em Control. Esse cartão postal até sugere que ele se mudou para Watery, Washington, um lugar que os jogadores visitarão na sequência. Então isso é estranho! Além disso, não sabemos muito sobre sua importância, embora saibamos que Ahma é a palavra finlandesa para carcaju.
Quem está administrando esta loja?
Enquanto Saga investiga o Cauldron Lake General Store, podemos ver que a loja em ruínas ainda ostenta um pôster do 68º Deerfest – aquele que aconteceu durante o jogo original. Isso sugere que esta loja não funciona há algum tempo. Dadas as propriedades mágicas do Cauldron Lake, talvez seja o caso de esta loja nem sempre ser visível ao olho humano. A própria Bird Leg Cabin desaparece logo depois que Alice desaparece lá no primeiro jogo. Se o armazém geral estiver dentro do alcance da influência da Presença das Trevas, talvez ele também possa entrar e sair da realidade. Então, novamente, talvez tenha sido abandonada por alguns anos.
Alan Wake na cidade grande
Ao contrário das aventuras assustadoras de Saga pelas florestas de Bright Falls e Watery, Alan parece estar em uma cidade. Claro, não é uma cidade real, mas é como a Presença das Trevas está aparecendo para ele por razões que ainda não podemos deduzir. Talvez eles estejam distorcendo suas memórias de morar em Nova York, ou talvez ele encontre o caminho para algo como a Casa Mais Antiga de Control, que também fica em Nova York e não é tão fácil de acessar. Agora que a Remedy revelou publicamente a verdade de que existe um Remedy Connected Universe, espera-se que Alan Wake 2 vá com tudo nessa direção, enquanto ainda opera como um ponto de partida para novos jogadores. A viagem de Alan à “cidade” terá significado, sem dúvida.
O Oceanview… Hotel?
Enquanto Alan explora sua paisagem urbana distorcida, vemos uma placa iluminada por neon de um hotel, mas não conseguimos identificar o nome. Tudo o que podemos ver é “-NVIEW HOTEL”. Se você jogou Control, estará familiarizado com o Oceanview Motel – ênfase no M. Poderia o Oceanview, que pode ser uma junção abrangendo todas as histórias do Remedy Connected Universe, estar fazendo outra aparição, embora como o Oceanview Hotel ligeiramente modificado? Perfeitamente possível! The Dark Place distorce a realidade de maneiras estranhas e, quando você está no meio dela, não é realmente a realidade. Em uma paisagem urbana como a de Alan, um hotel no centro faz mais sentido do que um motel de má qualidade, então talvez seja assim que a mente de Alan está vendo este lugar especial neste momento.
Me dê uma mão, sim?
Caramba! O que é isso? Na cena abaixo, vemos Saga cara a cara com alguém que pareceria uma doce avó, não fosse por seus membros extras, tornando-a algo mais próximo de uma aranha bípede. Pode-se dizer que os Possuídos, assumindo que é o que ela é, assumirão novas formas nesta sequência.
Fora da escuridão
Na última cena do trailer, vemos o que parece ser Saga e Alan se comunicando no mesmo lugar – particularmente no deserto ao redor de Bright Falls. Isso é realmente fascinante, pois a premissa do jogo sugere que estaremos experimentando seus lados separados da mesma história geral. Por um lado, Alan tentará escapar do Dark Place, enquanto, por outro lado, Saga e seu parceiro (não Max Payne) estarão explorando Bright Falls. Então você meio que imagina que se Alan escapar do Dark Place, isso aconteceria no final do jogo e, se for esse o caso, certamente não o veríamos em um trailer. Mas parece que eles estão compartilhando o mesmo plano de existência aqui, então talvez haja mais do que aparenta nesta cena.
Alan Wake 2 será lançado em 17 de outubro de 2023 para PC, Xbox e PlayStation.
Adaptado de GameSpot.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.