Foi um longo ano de grandes lançamentos e polêmicas no mundo dos games em geral! Acontecimentos como o lançamento do tão aguardado Alan Wake 2, ou a surpresa trazida por Baldur’s Gate 3 (que furou a sua bolha por assim dizer) ou até mesmo as polêmicas envolvendo Hogwarts Legacy (lançado no começo do ano) e passando pelo lançamento muito bem-sucedido de mais um remake da franquia Resident Evil, enfim, o ano de 2023 foi intenso e bastante movimentado no cenário gamer, e disso ninguém duvida!
Agora, ao fechar das cortinas, chegou a hora de decidir qual será o melhor lançamento de 2023 por meio da premiação mais conhecida como “o Oscar dos games”, o The Game Awards (ou TGA), que esse ano terá títulos de peso entre os seus indicados, sem deixar de trazer algumas polêmicas que foram bastante comentadas entre os jogadores ao redor do mundo.
A premiação acontece neste dia 07 de dezembro de 2023, e começa por volta das 21:30hrs no horário de Brasilia. Com toda certeza, podemos afirmar que será uma das edições mais disputada de todos os tempos, com 31 categorias ao todo e os destaques principais ficando para os indicados Baldur’s Gate 3 e Alan Wake 2, com oito indicações cada; já Marvel’s Spider-Man 2 aparece em segundo lugar, com sete aparições, mostrando que realmente esse foi um ano em que tivemos grandes lançamentos saindo um atrás do outro, além claro de vermos muitas novidades de jogos que chegarão no ano de 2024 (que promete ser um ano ainda melhor na questão dos jogos).
No cenário do survival horror, Resident Evil 4 Remake e Alan Wake 2 foram os principais destaques! RE4 Remake concorre a Jogo do Ano, Melhor Design de Áudio e Melhor Jogo de Ação e Aventura. Já Alan Wake 2 concorre a diversas categorias, dentre elas Jogo do Ano, Melhor Direção e Melhor Narrativa! Resident Evil Village VR também concorre em uma categoria, a de Melhor Jogo para VR. Outros representantes do survival horror marcaram seu nome no TGA deste ano: Dead Space Remake concorre a Melhor Design de Áudio, enquanto Dead Island 2 concorre a Melhor Jogo de Ação. Já a série de TV de The Last of Us da HBO concorre a Melhor Adaptação. A produção também concorre ao Emmy Awards, considerado o Oscar da TV. Qualquer pessoa pode votar em suas escolhas favoritas através do site oficial da premiação!
A lista dos indicados foi algo que gerou muitas polêmicas, pois tivemos a ausência de alguns jogos em indicações e a inclusão de jogos em categorias que divergem opiniões do público em geral, sendo uma delas a indicação de Dave the Diver na categoria de Melhor Indie, já que o jogo foi publicado pela Nexon, uma empresa sul-coreana bilionária, o que foge um pouco do conceito de uma empresa de jogos “indie”; outra indicação controversa foi a de Rémy “XTQZZZ” Quoniam em Melhor Treinador de eSports, sendo que o mesmo não atuou como treinador de uma equipe em 2023; e até mesmo a indicação de Destiny 2 para Melhor Suporte à Comunidade, justamente no período onde a empresa estava demitindo os seus funcionários que tinham o maior contato com a base fiel de jogadores do título. A ausência de Hogwarts Legacy também foi notada (tendo em vista o destaque que o jogo recebeu no começo do ano) e sobrou até mesmo para Resident Evil 4 Remake, que para muitos, não deveria estar concorrendo ao prêmio máximo da noite por ser um remake.
Para o show principal da noite, que será a categoria de Jogo do Ano, o The Game Awards trouxe como indicados os melhores dos melhores desse ano, que foram: o já indicado em outras premiações Baldur’s Gate 3 (que já era muito aguardado pelos jogadores e furou a sua bolha, atraindo ainda mais pessoas para conhecer esse grande sucesso da Larian Studios); Alan Wake 2 que também está sendo aguardado há muito tempo e quebrou recordes (mostrando o quão boa é a desenvolvedora Remedy quando se trata em contar uma boa história e revolucionar o gênero); The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, que é a sequência direta do Jogo do Ano de 2017, The Legend of Zelda: Breath of the Wild (mostrando que mesmo sendo uma sequência, ainda tínhamos muita história para ver na terra de Hyrule de Breath of the Wild); Marvel’s Spider-Man 2 que também é uma sequência direta de seu antecessor assim como o novo Zelda, mas aqui nos aprofundamos ainda mais na história e no relacionamento de mestre e aluno que Peter Parker e Miles Morales possuem; Resident Evil 4 Remake, que foi um dos grandes sucessos da Capcom nesse ano de 2023 e está conseguindo o título de melhor remake de todos os tempos (por trazer grandes melhorias ao seu gameplay, que já era bom no jogo original, e também em seu enredo) e por fim Super Mario Bros. Wonder, que quando foi indicado surpreendeu a todos, mas o mesmo mostra que merece estar ali por suas inovações que parecem ser pequenas mas que conseguem trazer toda a essência de um Mario 2D que não tínhamos desde muito antes de Super Mario Bros U lançado no início da era do falecido Nintendo Wii U.
Esse ano, ao contrário das edições anteriores, não tivemos a revelação total sobre a quantidade de anúncios e trailers inéditos que vão aparecer no palco do evento, mas a direção do TGA já informou que teremos mais revelações de jogos ainda não anunciados em comparação com o ano passado; junto dessa informação, também foram passados alguns dos jogos já conhecidos do grande público que farão presença no evento, como The Outlast Trials, Asgard’s Wrath 2, “anúncios importantes” da própria Microsoft (segundo o que é dito por ela mesma), porém a comunidade especula que devemos ter outros títulos aparecendo e surpreendendo, como a sequência de Death Stranding, a DLC de Elden Ring, Marvel’s Wolverine ou até mesmo um Monster Hunter novo, já que, segundo rumores de insiders, a Capcom também estaria prometendo fazer um anúncio bem importante durante esse mês de dezembro e a franquia completará 20 anos em 2024.
Junto dessas confirmações, também foi dito que a segurança do evento sofreu melhorias este ano para evitar casos peculiares como a invasão no palco que aconteceu na edição de 2022, onde um garoto de 15 anos se “infiltrou” na equipe de Elden Ring no momento em que a mesma foi receber o prêmio de Jogo do Ano.
A apresentação do evento ficará a cargo do jornalista e produtor Geoff Keighley que é o criador do The Game Awards 2023, juntamente com seus convidados para a revelação de alguns dos prêmios. Até esse momento, os nomes confirmados são de Christopher Judge (que faz a voz original de Kratos em God of War), Gonzo (de Os Muppets), DJ Zedd e ainda Anthony Mackie (ator de Twisted Metal e da série Falcão e o Soldado Invernal).
Por fim queremos ressaltar que, apesar de acreditarmos que o evento tem algumas falhas em seus indicados, esperamos que seja uma premiação emocionante do começo ao fim, com grandes anúncios que nos façam aguardar ansiosamente para 2024, e que a escolha para todas as categorias, principalmente a de Jogo do Ano, seja justa. Mesmo sabendo que os indicados a categoria Jogo do Ano estão ali porque fizeram por merecer, é bom deixar claro que grande parte da equipe do EvilHazard acredita que Baldur’s Gate 3 seja o vencedor, assim como ele tem ganhado em outras premiações, mas aqui também temos torcida para Alan Wake 2 e Resident Evil 4 Remake, ambos jogos que conquistaram o coração dessa equipe!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!