ANUNCIE AQUI!

O que os supostos vazamentos de Resident Evil 9 podem nos dizer sobre o futuro da franquia?

Não é novidade para nós fãs de Resident Evil que a Capcom está cada vez mais explorando caminhos diferentes com sua franquia principal, Resident Evil 7 e Resident Evil Village foram títulos bastante experimentais em termos de gameplay, mecânicas e apresentavam o controverso arco de Ethan Winters. O recente suposto vazamento de Resident Evil 9, SE for verdadeiro, indica que a empresa seguirá no rumo de Resident Evil Village, com uma abordagem de terror folclórico focada na história de um local isolado.

Iremos abordar aqui o que esses vazamentos podem nos contar sobre o próximo jogo da série, e junto a isso cabem alguns questionamentos como: O que vai acontecer com a franquia Resident Evil nos próximos lançamentos? A Capcom deixou pontas soltas imensas em muitos dos jogos anteriores da franquia e muitos personagens ainda aguardam uma continuidade em seus arcos, eles vão continuar fingindo que nada disso existe?

Estas novas informações do vazamento são oriundas do 4chan (via Glitched Online), portanto, encare-as apenas como rumores e/ou especulações; a Capcom ainda não se pronunciou oficialmente sobre maiores detalhes acerca de Resident Evil 9. As artes que compõem esta notícia não são oficiais, são meramente ilustrativas. Apesar destes vazamentos terem pouca credibilidade, o mesmo ocorreu com Resident Evil Village, vazamentos que na época geraram piadas e que foram considerados apenas como meros boatos, para meses depois tudo se mostrar verdadeiro. O conteúdo deste artigo será em grande parte especulativo.

No início de 2020, os rumores de Resident Evil Village causaram um estardalhaço na comunidade internacional de fãs devido ao seu conteúdo controverso e aparentemente divergente de tudo que já foi visto na franquia. Em grande parte, os rumores de lobisomens, castelos e vila isolada foram tratados como piadas e desacreditados, porém como sabemos, era quase tudo verdade. No final do mesmo ano, a Capcom sofreu um ataque hacker que vazou diversos títulos e lançamentos futuros, isso em partes nos leva ao motivo deste artigo, o título vazado Resident Evil 9 Apocalipse.

Na época do grande vazamento da Capcom, nada foi comentado a fundo acerca do game pois só se sabia seu suposto nome e as pessoas estavam tentando evitar os spoilers de Resident Evil Village que também vazaram junto com os dados dos futuros jogos, porém, em dezembro de 2021 começaram a surgir os primeiros rumores sobre a história de Resident Evil 9, supostas pautas no 4chan que seriam de propriedade dos desenvolvedores.

Nessa época, já se falava que o jogo teria inimigos ”folclóricos” como Wendigos e o Goatman, o homem bode, que são criaturas populares do folclore Estadunidense, o primeiro sendo um lenda das tribos da região dos grandes lagos e o segundo tendo uma raiz mais baseada no folclore europeu relacionado ao demônio.

O precedente estabelecido pelos rumores de Resident Evil Village indica que não se pode duvidar totalmente dessas possibilidades. Para efeito de comparação, além das criaturas inspiradas pelo folclore, o nono título também irá se passar em um local isolado e remoto, dessa vez dos EUA. Os primeiros vazamentos indicavam ainda que o jogo traria o quarteto clássico de volta, Leon, Chris, Jill e Claire com um novo sistema melhorado de parceria, inimigos que imitariam aliados e poderiam atacar de surpresa em uma vasta localidade florestal de mundo semi aberto com uma estética inspirada pelo livro ”o ritual’. O jogo também retornaria à terceira pessoa tal como os recentes remakes e a vindoura reimaginação de RE4; mais cedo, em junho de 2021, o notório insider Dusk Golem veio em seu Twitter sugerir que RE9 está há pelo menos 6 ou 7 anos em desenvolvimento, sendo o jogo há mais tempo em preparação.

Para resumir rapidamente o que esses novos vazamentos apontam, eles basicamente reforçam o que já havia sido dito antes e adicionam mais detalhamento como nomes personagens e inimigos baseados também no folclore britânico, germânico e irlandês. Foi adicionada também a possibilidade de Rose Winters ser a protagonista de verdade do jogo e que isso seria sugerido no final da vindoura DLC de Village, Shadows of Rose. Você poderá ler mais sobre os vazamentos em nossa notícia publicada recentemente com o tema.

Feita toda essa recapitulação, é notório que fica difícil descartar os rumores dado ao histórico recente da Capcom e é muito interessante que a empresa esteja tentando explorar diferentes tipos de ameaças do terror e estética, contanto que não saia do eixo Bioterrorismo, Survival horror e bons personagens. Se a Capcom quer trabalhar nessa linha, é preciso fazer melhor do que foi feito em Resident Evil Village ao explicar as questões da biologia e mutação das criaturas, como era feito nos jogos clássicos de Resident Evil.

As questões apresentadas no começo deste artigo se ligam de forma muito interessante, nitidamente a Capcom quer atrair novos públicos e manter a franquia relevante com tendências do gênero, o que não é novidade alguma, visto que nos anos 90 os zumbis faziam parte da memória recente de toda uma geração aterrorizada pelas obras de Romero e os filmes de body horror. Assim sendo, a tendência é que isso continue, porém a empresa deve ter o cuidado de manter a franquia interessante para os fãs antigos de Resident Evil, que com certeza estranham esses rumores, e o melhor jeito de fazer isso é dando atenção à história, boa gameplay e situações de horror e dificuldade que remetam aos jogos antigos.

Em se tratando de história, as pontas soltas deixadas pela capcom nos últimos anos poderiam resultar em uma leva de diferentes trilogias e spin-offs; não sabemos o que aconteceu com Natalia Korda que está com a consciência de Alex Wesker, o destino da BSAA como uma corporação corrupta e arruinada permanece em aberto após o final de Village e ainda por cima tem o retorno da Umbrella que segue sendo pouco comentado.

Steam Community :: Screenshot :: Hell no Alex Wesker and she is Overseer.

Não é interessante seguir para histórias como essa suposta trama de Resident Evil 9 e tangenciar completamente esses pontas soltas majoritárias da franquia que por si só poderiam render histórias incríveis. A Capcom deveria achar novas maneiras de conciliar sua empreitada no terror experimental com a ideia contar histórias que os fãs queiram saber e que estão sendo deixadas de fundo nos jogos principais da franquia, um exemplo claro disso é como as teorias dos fãs sobre a logo da Umbrella em Village foram muito melhores do que a explicação do jogo em si.

A franquia Resident Evil está crescendo e a Capcom quer contar novas histórias e explorar conceitos diferentes, porém é preciso manter-se firme na base do que a franquia fez no passado em termos de bons personagens, boas histórias e momentos assustadores. É necessário respeitar, continuar e concluir as histórias dos personagens que tanto amamos antes de partir para as outras. Se Rose for a protagonista do novo jogo como apontam os rumores, qual será o destino de Jill ou Claire por exemplo? Ter suas histórias concluídas em Spin-offs? Certamente não é esse o ideal para personagens tão amadas e a Capcom não pode cometer o erro de transformar Rose em um novo Jake Muller ou Alice dos filmes, personagens rejeitados pelos fãs.

Só o tempo dirá se estes rumores são mesmo reais e qual será o caminho que a franquia Resident Evil tomará, no final do arco de história dos Winters. Até lá, só nos resta esperar, e especular!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us