Uma das revelações mais surpreendentes do The Game Awards 2023 foi o anúncio da colaboração entre o autor de jogos Hideo Kojima e o diretor Jordan Peele no próximo título “OD”, que ao que tudo indica será um grande jogo de terror.
+ Trailer do novo jogo de Kojima, “OD”, aparentemente trouxe uma referência à Silent Hill
A revelação de OD finalmente confirma que este título será uma colaboração entre a Kojima Productions e a Xbox Game Studios que traz à vida uma nova experiência, um estilo de jogo completamente novo segundo o próprio Kojima. O breve trailer deste jogo foi incrivelmente enigmático, mas ainda mais misterioso foram as referências claras à demo P.T. durante esta apresentação, que podem acabar revelando mais sobre o jogo do que o que ao público foi mostrado inicialmente.
Muitos espectadores ficaram confusos com este estranho trailer que apresentava closes de atores que repetiam uma frase estranha, tornando-se cada vez mais desconfortáveis à medida que o trailer avançava, terminando com uma abertura de porta refletida nos olhos da personagem que a fez gritar no final do trailer.
Embora as imagens do trailer de OD tenham atraído comparações com P.T., o que solidificou a revelação como inspirada em P.T. foi como Kojima foi introduzido no palco. Em vez de simplesmente fazê-lo subir ao palco, Kojima surgiu por trás de uma porta que tinha uma semelhança impressionante com a porta mostrada no começo da demo P.T., levando muitos fãs a questionar o propósito dessas referências em relação ao novo jogo OD.
+ EvilSpecial – Silent Hills (P.T.): Passados anos de seu cancelamento, entenda seu legado!
P.T., ou “Playable Teaser”, foi uma demo lançada em 2014 para um novo jogo da série Silent Hill (Silent Hills) que estava sendo desenvolvido por Kojima na Konami antes de ser cancelado em 2015 e ter a demo removida da PlayStation Store, em meio à demissão do próprio Kojima da Konami. Apesar de nunca ter sido um jogo totalmente lançado, P.T. teve uma enorme influência no gênero de jogos de terror, pois introduziu um estilo único de jogabilidade em looping, onde os jogadores caminhavam por um corredor e por uma porta, revelando novos horrores a cada loop. Muitos jogos tentaram replicar a sensação de P.T. nos anos desde que foi lançado, mas OD pode finalmente ser o verdadeiro sucessor que os jogadores estavam esperando.
É claro que Kojima criou algo especial com P.T., então é uma pena que o jogo completo nunca tenha visto a luz do dia. No entanto, alguns dos elementos que deveriam ser usados para a jogabilidade de P.T. podem ter sido reutilizados ou retrabalhados para se encaixar na visão de Kojima para OD. Se este for o caso, faz sentido que ele queira utilizar as imagens familiares de P.T. para provocar os fãs da demo e criar empolgação em torno do potencial que OD tem para continuar o legado de P.T..
A probabilidade de OD ser o sucessor de P.T. parece bastante alta neste momento, dada a referência óbvia feita durante esta apresentação no The Game Awards 2023. Até mesmo o nome “OD” é composto por duas letras simples, o que lembra “P.T.”, então há aparentemente uma linha clara entre esses dois projetos. No entanto, essa conexão não significa necessariamente que OD acabará como uma cópia individual de P.T. ou do cancelado Silent Hills para o qual deveria ser uma demonstração.
Já se passou quase uma década desde que P.T. foi lançado, e nesse tempo muitos outros títulos de terror se construíram sobre a base que ele estabeleceu para o gênero. Como tal, OD precisará trazer algo novo para a mesa se realmente for o novo estilo de experiência de terror que Kojima afirma que será. Embora o gênero de terror tenha se tornado saturado de jogos do tipo P.T. na última década, a Kojima Productions tem os recursos de desenvolvimento de jogos necessários para criar uma experiência totalmente nova usando P.T. como base de uma maneira que nenhum desenvolvedor fez antes, e é possível que essas referências no The Game Awards tenham sido feitas para simbolizar a evolução de OD fora de P.T.. É esperar pra ver!
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.