Após exatamente um ano de espera, finalmente a Capcom fez a revelação oficial da DLC de Resident Evi Village em seu último Showcase, algo que sem dúvida trouxe um alívio para a comunidade de fãs, afinal, o conteúdo adicional de fato existia.
Com certeza, além dos conteúdos adicionais para o modo Mercenaries, modo em terceira pessoa para o jogo base e a promessa de enfim colocar no ar o modo online RE: Verse, a proposta da DLC (com Rose) deve ter pego toda a comunidade de surpresa pois não era nenhuma das opções mais cotadas, como por exemplo uma DLC com a campanha de Chris Redfield, o passado do Castelo Dimitrescu, um cenário com Ada ou mesmo um ”What If?” se Ethan Winters aceitasse a proposta de Heisenberg próximo ao ato final do jogo.
A expansão Shadows of Rose, como o nome sugere, será um conteúdo adicional de história focado na filha de Ethan, Rosemary Winters, e nesse artigo, deixaremos você caro(a) leitor(a) por dentro das principais novidades reveladas no trailer, além de algumas especulações e ideias do que pode transcorrer durante essa nova jornada.
Foi confirmado que Shadows of Rose se passa 16 anos depois dos eventos de Resident Evil Village, provavelmente em um curto espaço de tempo após o pós créditos que mostrava Rose visitando o túmulo de Ethan. A perspectiva será em terceira pessoa e controlaremos Rose em uma jornada até a consciência do deus negro, que seria o megamiceto, para tentar se livrar dos seus poderes, cujos quais a fazem se sentir amaldiçoada; para quem jogou Resident Evil 7 e RE Village, já deve ter entendido que o mofo cataloga todas as consciências e memórias das pessoas que foram infectadas, isso talvez possa sugerir que nessa nova história, poderemos ver um pouco mais de informações sobre Lady Dimitrescu, Donna, Moreau, Heisenberg e Miranda, além da história sobre o passado da vila, visto que todas essas consciências vieram a fazer parte do megamiceto. O próprio Duque já apareceu no trailer em uma versão mais sombria, usando uma máscara e invocando criaturas do mofo.
O que o trailer não explica no entanto, é como parte do megamiceto foi preservado, visto que a raíz fúngica do leste europeu foi destruída junto com a Mãe Miranda, porém isso pode abrir um precedente para algo interessante: e se essa amostra do fungo foi retirada dos laboratórios da Conexões? Talvez Chris tenha conseguido finalmente desmantelar o sindicato criminal após os eventos de RE Village, e isso possibilitou que a BSAA obtivesse amostras da raíz fúngica, já que foi confirmado dentro do jogo que Mãe Miranda enviou amostras do mofo do leste europeu para que a Conexões desenvolvesse as B.O.Ws de linha A, B, C e E, acreditando que eles pudessem trazer sua filha de Eva de volta.
Falando agora sobre a passagem de Rose nesse mundo onírico distorcido do Megamiceto, o trailer mostra que uma consciência presa no megamiceto estará guiando a garota nessa jornada, um menino misterioso e não visto chamado Michael. Essa consciência se manifesta no trailer escrevendo mensagens nas paredes do Castelo Dimitrescu, pedindo para que Rose saia. É difícil tentar descobrir quem poderia ser essa entidade pois muitos homens foram mortos nas masmorras do castelo, entretanto em uma teoria levantada na live do canal Resident Evil Database, foi levantada a hipótese de que ele seria um garoto presente em um arquivo que mostra os hóspedes do castelo:
”Livro de Hóspedes
5 de janeiro
Rednic – Parto* de um menino, três meninas.
28 de janeiro
Mãe Miranda – Reunião com Srta. Dimitrescu.
1º de fevereiro
Duque – Discussões de negócios.”
*Talvez tenha havido erro de tradução, já que no inglês a palavra usada foi “delivery”, que pode significar “parto” ou “entrega”.
(Todos os créditos da tradução e anotação acima vão para Monique Alves do Resident Evil Database).
Apesar das especulações, a identidade de Michael e suas intenções permanecem uma incógnita, assim como outra presença misteriosa que surgiu em uma cena do trailer: uma garota em vestes em negras.
Essa garota tem uma semelhança enorme com Rose, e a principal especulação é que seja uma contraparte sombria da garota, assim como foi visto com Natalia Korda na dlc Little Miss de REvelations 2! Nessa DLC Natalia tinha visões de uma garota enquanto sonhava durante o sono induzido por Alex Wesker, esta garota era ao mesmo tempo Natalia e também uma representação de Alex tomando sua mente.
Nesse caso talvez, essa visão possa ser uma representação do lado obscuro de Rose e também uma parte da consciência da Mãe Miranda, ou essa garota pode ser Eva, a filha que Miranda tentou reviver no corpo de Rose durante os eventos de Village. Isso adicionaria mais uma dimensão à personagem de Rose, o quanto sua mente e sua vida foram fraturadas, divididas, invadidas e reconstituídas pelo poder do megamiceto, fazendo-a não só a versão definitiva ”Eveline” como também sendo conectada à Eva e Miranda pela consciência compartilhada da raíz fúngica.
Os mistérios de Michael e da menina de preto intrigam tanto quanto a real natureza dos poderes de Rose. Ainda não foi explicado o que Rose pode fazer; assim como Sherry Birkin, Rose foi dotada de capacidades sobrehumanas devido ao contato de seus pais com uma arma biológica. No caso de Sherry, ela ganhou capacidades regenerativas excepcionais e envelhece de forma mais lenta como sequela por ter sido infectada pelo G-vírus e curada pela vacina graças aos esforços de Leon Scott Kennedy e Claire Redfield.
Contudo, é possível que Rose seja um pouco mais excepcional por algumas razões: além do fato dela ter nascido dessa forma por conta dos pais terem sido infectados pelo mutamiceto, ela também foi despedaçada, cristalizada e revivida por Miranda usando a raíz fúngica do deus negro, o que pode ter conferido a ela alguns poderes que não conhecemos, o que, caso seja verdade, não será um fator para facilitar a gameplay, visto que a Capcom já revelou que Shadows of Rose será mais difícil e terá itens mais limitados.
Ainda acerca dos poderes de Rose, é bem possível que, se ela for mesmo a versão definitiva de Eveline, ela tenha poderes formidáveis de controle mental e seja capaz de subjugar massas de seres humanos, como sugeriu Miranda. Talvez ela possa fazer mais, visto que na cena pós créditos de Village ela chega a ameaçar o funcionário da BSAA que a chama de Eveline dizendo poder fazer coisas que ”nem Chris faz ideia” sugerindo que o veterano está cuidando e protegendo Rose assim como Ethan pediu.
Apesar de Chris Redfield não ter aparecido no trailer de Shadows of Rose, sabemos que o herói ainda está ativo e que tornou-se mentor e professor de Rosemary. O que certamente preocupa os fãs mais antigos de Resident Evil nessa altura é que todos os personagens principais já estão ficando idosos; na época que se passa a DLC, Chris já está com 64 anos, Leon com 59, Jil está na idade de 62 e Claire com 57 anos.
É bem possível que vejamos Chris mais uma vez na DLC; veremos nosso herói mais velho e cansado porém ainda lutando por um mundo sem medo, não importa se no campo de batalha ou ajudando novos soldados. Shadows of Rose talvez explique pelo menos por alto o que aconteceu com a BSAA após a instituição ter se tornado corrupta e estar fazendo uso de B.O.Ws, além das implicações do retorno da Umbrella e como essas duas histórias estariam relacionadas.
Estamos com boas esperanças que a DLC Shadows of Rose trará adições muito interessantes para a história de RE Village, e você caro(a) leitor(a)? O que espera ver nessa DLC? Não esqueça de comentar e compartilhar!
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil