Durante o Capcom Spotlight da última quinta (09) as atenções estavam totalmente voltadas para o remake de Resident Evil 4 e a liberação da demo que enfim aconteceu para o júbilo dos fãs. Entretanto, antes mesmo da revelação da demo, novas informações foram divulgadas acerca da animação Resident Evil: Death Island, o novo filme que será a sequência de Resident Evil Vendetta e que contará com Chris Redfield, Leon Scott Kennedy e Jill Valentine como protagonistas!
LEIA TAMBÉM:
EvilSpecial | Análise do primeiro teaser trailer da animação Resident Evil: Death Island
Naturalmente, é muito empolgante ver que Jill e Leon finalmente vão se encontrar em uma história de Resident Evil, entretanto, como de costume, os perfis oficias de Resident Evil no Twitter passaram a divulgar algumas informações além do que foi mostrado no Capcom Spotlight, provavelmente para economizar tempo de transmissão para RE4 Remake brilhar.
Resident Evil: Death Island
Character Overview 3◤Jill Valentine◢
Fought against bio-terrorist attacks in S.T.A.R.S. alongside Chris. Her T-Virus infection has slowed her aging but left some psychological scars. She rejoins her team after rehabilitation.#d_island #REBHFun pic.twitter.com/1SdItkoa2p
— 【公式】バイオハザード / RESIDENT EVIL PORTAL Official (@REBHPortal) March 10, 2023
O que mais chama a atenção é que informações novas, que podem ter um grande impacto na história central de Resident Evil, foram reveladas sobre Jill Valentine! Aparentemente a nossa heroína adquiriu um fator de envelhecimento desacelerado após ser infectada pelo T-Vírus e curada durante os eventos de Resident Evil 3. A informação rapidamente passou a se disseminar entre os fãs, que passaram a questionar não só a natureza súbita da explicação para a aparência de Jill, como também o fato de suas roupas ainda serem as mesmas de RE3 Remake, dando uma impressão de que essa nova alteração na história não é mais do que uma desculpa para não trazer um design diferente para a personagem.
Outra questão problemática envolvendo essa alteração é a tradução de um material oficial da Capcom feita pelo renomado autor e conhecedor de Resident Evil, Alex Aniel:
TRANSLATION OF SUMMARY
One of the founding members of the BSAA and a former member of the Raccoon City S.T.A.R.S. unit. Jill fought against bioterrorism alongside with Chris on many occasions. (1/4) pic.twitter.com/veQEaUuopi
— Alex Aniel (@cvxfreak) March 10, 2023
A tradução feita no Twitter de um material que está originalmente em japonês parece sugerir que Jill foi submetida ao T-Vírus e a um controle mental ao ser capturada por Wesker após o confronto dela e Chris com o vilão, na propriedade de Spencer na Europa.
Se essa tradução estiver 100% correta (o que é bem possível, visto que Alex Aniel reside no Japão e já teve contato com muito material nativo para produzir seu livro de Resident Evil), isso implica um grave erro divulgado pela Capcom em um material oficial, visto que Jill foi infectada pelo T-vírus durante sua luta com Nemesis em Resident Evil 3; a única coisa que Wesker fez foi infectá-la com o P-90 para controlar sua mente e extrair seus anticorpos para a produção do Vírus Uroboros.
O pior de tudo isso é que é um erro desnecessário, ele não serve para anular a explicação do não-envelhecimento de Jill, pois isso até tem precedente na franquia (uma vez que Sherry também possui um envelhecimento mais lento por conta de sua infecção do G-Vírus). O problema real desse erro é evidenciar a falta de cuidado da Capcom em recontar um fato básico da história de Resident Evil que está presente em um remake que foi lançado há menos de 3 anos.
Ao mesmo tempo que é bom ver Leon finalmente encontrando Jill, fica a impressão de que a história dos jogos vai ficando cada vez mais deixada de lado pela empresa, não só por esse erro, mas também envolvendo diversos outros episódios em que a Capcom, dentro ou fora dos jogos, demonstrou uma falta de cuidado com o cânone de Resident Evil. Vamos torcer para que a Capcom se pronuncie novamente sobre este fato e corrija aquilo que for necessário.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil