Resident Evil 1 de 1996 é um verdadeiro clássico do survival horror, o jogo que basicamente criou o gênero e estabeleceu uma franquia que continua fazendo sucesso mesmo quase 30 anos depois de seu lançamento, assim como continua sendo um dos melhores de toda série e a indicação de muitos fãs.
Esses mesmos fãs continuam criando e mantendo diversos mods e conteúdos para Resident Evil 1 ainda hoje, e um grande lançamento recente foi o mod de texturas “Seamless”, um pacote de texturas completo que utiliza de inteligência artificial e “machine learning” para melhorar as texturas, imagens e modelos, possibilitando inclusive que o jogo rode em altas resoluções!
Confira o trailer do projeto abaixo:
O “Seamless” significa algo como “sem costura”, ou seja, diferente de outros mods de textura, aqui as texturas se juntam de forma natural deixando tudo mais liso e fluido. Já que para criar um pacote de texturas assim geralmente texturas iguais são “coladas” várias vezes para preencher o espaço disponível, e nesse processo podem gerar as chamadas “costuras”; segue um exemplo:
O que a equipe do RESHDP (Resident Evil Seamless HD Project), com a ajuda de “machine learning” criou, foi uma forma de deixar as texturas mais lisas nessa junção, veja:
Além das texturas, a abertura clássica também recebeu uma melhora, assim como outras cutscenes durante o jogo.
O pacote de texturas está disponível gratuitamente no site oficial do projeto, junto com um vídeo explicando detalhadamente como instalar e aplicar. Lembrando que esse mesmo projeto já fez texturas Seamless para Resident Evil 2 e Resident Evil 3, e vale a pena conferi-los também!
Aproveitando que estamos falando de Resident Evil 1, se já jogou o game conta aí pra gente qual seu momento favorito do jogo e caso não tenha jogado ainda, jogue e conte pra gente! Até a próxima!
Nascido em 2002, um escritor aterrorizado e apaixonado por histórias de terror!