O site GameRant comparou a dublagem de Leon do Resident Evil 4 original com a dublagem dele em Resident Evil 4 Remake, e este “estudo” revelou até mesmo mudanças na personalidade de Leon de um jogo pra outro!
LEIA TAMBÉM:
Acessório em Resident Evil 4 Remake traz um detalhe que ajuda os jogadores!
Descoberto easter-egg do RE4 clássico com Ashley em Resident Evil 4 Remake, porém diferente!
Com The Mercenaries, jogadores percebem melhorias em Resident Evil 4 Remake no PlayStation 5
Dubladora de Ada Wong em Resident Evil 4 Remake se manifesta sobre ataques que sofreu
Coisas em que o Resident Evil 4 original pode ser considerado melhor do que em sua versão Remake
Fala icônica quase foi cortada de Resident Evil 4 Remake!
Conheça truque para impedir alguns lobos de aparecerem em Resident Evil 4 Remake
Mini-jogo “Separate Ways” de Resident Evil 4 Remake pode chegar ainda em 2023
Cena de Resident Evil 4 Remake pode indicar produção de remake de Resident Evil 5
Novo mod de Resident Evil 4 Remake acaba com uma reclamação de vários jogadores
CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre Resident Evil 4 Remake em nosso site!
O remake de Resident Evil 4 de 2023 pode não parecer mudar tanto quanto os remakes do segundo e terceiro jogos, mas há dezenas de mudanças sutis no material de origem de 2005. Os ajustes de jogabilidade o tornam mais suave e a história é significativamente desenvolvida. Muitos personagens ganham muito mais tempo para brilhar sob os holofotes e recebem mais caracterização, incluindo Leon Kennedy. O Leon do jogo original é um personagem amado e há muito desse DNA na nova versão dele de RE4 Remake, mas ele mudou de maneiras interessantes e relevantes.
Felizmente, a maioria dessas mudanças é positiva e justifica o remake, pois atualiza o personagem para fazê-lo se sentir um protagonista moderno com o devido cuidado e atenção ao seu personagem. Confira abaixo alguns detalhes destas principais mudanças.
1- Dublador diferente
No Resident Evil 4 original, Leon Kennedy foi interpretado por Paul Mercier. Ele faz um trabalho perfeitamente bom e até reprisou o papel no jogo de 2009 The Darkside Chronicles para o Nintendo Wii. A dublagem em geral está muito acima da atuação cativante dos jogos de PS1. Resident Evil 4 de 2023 segue os passos do remake de Resident Evil 2 e usa o mesmo dublador de Leon: Nick Apostolides. Ele faz um ótimo trabalho ao transmitir as mudanças pelas quais Leon passou entre os dois jogos. Onde Leon se sente como uma pessoa diferente no Resident Evil 2 de PS1 e no Resident Evil 4 original, há uma conexão mais coerente entre as versões remakes de Leon.
2- Um Leon menos problemático
No Resident Evil 4 original, Leon segue muitos heróis de ação de filmes B das décadas de 1980 e 1990, incluindo atitudes às vezes problemáticas em relação às mulheres. O jogo original termina com ele dizendo a Hunnigan que ela é fofa sem os óculos e que eles deveriam ir a um encontro. Considerando que são colegas de trabalho, é bastante inapropriado. Esta e mais falas de Leon em relação a Hunnigan e Ashley desapareceram completamente em RE4 Remake. Algumas interações semelhantes que lembram momentos como esses foram alteradas para serem mais inocentes e menos assustadoras.
3- Leon um pouco mais traumatizado
A cena de abertura de ambos os jogos detalha os eventos entre Resident Evil 2 e RE4 e o que aconteceu com Leon depois de escapar de Raccoon City. O jogo original permanece bem simples e diz apenas que ele se tornou um agente especial do presidente. No remake, porém, ele deixa claro que a experiência em Raccoon City teve um impacto significativo sobre ele. Leon é claramente assombrado pelos eventos de Resident Evil 2 e é motivado por esse trauma para garantir o sucesso de sua missão. Pode-se até dar um passo adiante e dizer que suas piadas são um mecanismo de defesa para não deixar o trauma afetá-lo.
4- Seu relacionamento sobre Krauser
O remake de Resident Evil 4 tem a vantagem de pegar jogos lançados após o Resident Evil 4 original e usá-los para aprofundar a história deste jogo. Isso é usado de maneira mais eficaz com Jack Krauser e seu relacionamento com Leon Kennedy. Ele é um personagem legal no jogo de 2005, mas os jogadores não aprendem muito sobre ele. Ele se parece mais com a caracterização de Boba Fett no Star Wars original . Ele é legal e malicioso, mas misterioso. O remake mostra uma imagem mais clara e mostra que Krauser treinou Leon. O final de sua luta também é mais emocionante, com Leon enfiando uma faca diretamente no coração de Krauser.
5- Simpatia pelos outros
O Leon Kennedy original se sente constantemente indiferente, apesar de sua intensa habilidade de combate. Isso é mais evidente em suas interações com Ashley. A filha do presidente é uma jovem adulta que foi sequestrada e Leon não demonstra nenhuma simpatia por ela. Para ser justo, a própria Ashley no jogo original não é um retrato convincente de alguém fugindo de monstros horríveis. No remake, Leon parece ser mais compreensivo com a situação de Ashley e tenta confortá-la em várias cenas. Existe até uma cena em que Ashley está passando por um procedimento extremamente doloroso e ele agarra a mão dela enquanto ela se contorce de dor. É um toque sutil que mostra uma grande mudança em Leon entre as duas versões do jogo.
6 – Seu treinamento estava sob coação
Curiosamente, o remake de Resident Evil 4 implica que Leon não teve escolha quanto ao seu emprego atual. Parece que ele foi forçado a passar por esse treinamento e se tornar um agente do presidente. Isso levanta a questão: por que eles confiariam o destino da filha do presidente a alguém que foi forçado a trabalhar em primeiro lugar? Independentemente disso, a mudança está alinhada com os temas de desconfiança do governo que a ficção zumbi costuma explorar. Essa mudança também torna mais crível a perigosa missão na América do Sul que ele e Krauser realizaram. A equipe foi considerada dispensável e o governo não teve escrúpulos em encobrir o incidente.
O dublador de Leon em Resident Evil 4 Remake, Nick Apostolides, participou de uma brincadeira com a IGN, onde foi convidado a dublar novamente algumas frases icônicas do Resident Evil 4 original, além disso o mesmo comentou um pouco sobre elas, confira abaixo:
We got Resident Evil 4's Leon Kennedy (@Nik_apostolides) to dive back into the role and perform some of Leon's most iconic (and cheesy!) lines that were cut from the remake. pic.twitter.com/oNd09NQUAM
— IGN (@IGN) April 9, 2023
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.