Resident Evil 4 Remake se tornou realidade após o sucesso dos remakes anteriores da franquia Resident Evil, mesmo após o desempenho mediano de Resident Evil 3 Remake que recebeu criticas negativas, principalmente de fãs.
RE4 Remake é aguardado com bastante entusiasmo pela comunidade, já que o quarto jogo da franquia foi um sucesso gigantesco em seu lançamento em 2005, sendo considerado o divisor de águas da franquia que mudou a forma de gameplay do jogo, mas mantendo a essência vista nos anteriores e principalmente atraindo uma legião gigante de fãs novos para a série.
A Capcom, portanto, tem tudo mas mãos para nos oferecer um ótimo jogo, entre grandes acertos como em RE2 Remake, e evitando erros cometidos em RE3 Remake, para fazer de Resident Evil 4 Remake o melhor ou até mesmo o maior remake da franquia.
Em RE4 Remake, podemos esperar que se repitam elementos já vistos nos anteriores remakes da franquia, coisas que deram bastante certo. RE2 Remake por exemplo trouxe um ar mais sombrio comparado ao original, e este fator é algo que, a julgar pelos trailers de gameplay apresentados pela Capcom de Resident Evil 4 Remake, busca-se trazer neste jogo, essa atmosfera mais sombria, tensa, algo semelhante ao Resident Evil 4 que havia sido descartado (Resident Evil 3.5), que trazia essa atmosfera totalmente diferente a que conhecemos.
Outro elemento bastante importante, que agradou bastante os jogadores de Resident Evil 2 Remake, foi o fator replay, algo que se a Capcom explorar com sabedoria em RE4 Remake pode mantê-lo por mais tempo ativo na comunidade; a Capcom pode conseguir isto incluindo desafios, lugares novos e até mesmo novos confrontos com chefes.
A Capcom tem também novos recursos, diferente de anos atrás, até mesmo a possibilidade de abrir espaço para os fãs acrescentarem mods no game, fazendo assim a comunidade criar novas ideias dentro do jogo, algo que a maioria dos games na plataforma PC permite.
Como no Resident Evil 4 original temos vários momentos em que os cenários se passam em vilas, a possibilidade de explorar novas áreas, com casas e caminhos diferentes, deve acontecer, caminhos que inclusive podem ajudar o jogador e evitar certos confrontos, assim o fazendo ter uma estratégia onde pode confrontar ou simplesmente desviar dos inimigos.
Em um dos trailers por exemplo, temos a primeira casa que Leon entra para buscar informação sobre a Ashley, e notamos que a Capcom trabalhou bastante dando ã casa uma dimensão maior, como um “porão”, algo que não havia no original, ou seja, iremos rever casas/mansões porém com um trabalho maior. Com isso, o fator “equilibro de recursos” apresentado em Resident Evil 2 Remake é algo que deve se repetir no remake de RE4, pois a Capcom soube administrar muito bem quando e aonde colocar recursos para os jogadores no remake de 2019, tanto em munição, ervas, sprays e demais itens. Isto também pode ajudar dependendo muito da dificuldade em que o jogador irá iniciar RE4 Remake, inclusive em lutas contra os chefes.
Resident Evil 4 Remake será lançado dia 24 de Março/2023 para PlayStation 5 e PS4, Xbox Series S|X e PC.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.