[ATUALIZAÇÃO em 24/12/2022 às 15:39hrs]
Os fãs desenvolvedores dos remakes falaram um pouco mais sobre o que aconteceu no cancelamento pela Capcom de seus projetos:
https://twitter.com/BioDeclassified/status/1606695056223735808
“Há muito mal entendido sobre o cancelamento, vou dizer o que aconteceu e as razões para o cancelamento, 2 representantes oficiais da Capcom entraram em contato conosco, o primeiro de forma bem gentil nos fez algumas perguntas que apontavam para o mesmo: modelos e animações em 3D. Eles queriam saber informações de onde a gente conseguiu os modelos e animações [dos personagens dos remakes], após alguns emails enviados perguntando sobre este assunto, eles decidiram nos cancelar, de forma gentil, até aí sem maiores problemas; então recebemos outro email de outro departamento da Capcom, demandando que cancelássemos o projeto (novamente) e que nós imediatamente deletássemos o website, neste novo email eles não estavam mais tão gentis e começaram a citar as leis dos Estados Unidos (como se nós nos importássemos) e em resumo disseram que não poderíamos usar mais o nome Resident Evil por questões de copyright [direitos autorais] e que usar os modelos e animações da companhia a colocava em risco e etc. P.S.: parece que não há nenhum [remake] de CODE: Veronica em andamento, desculpe, e dessa vez não houve convite a nós do estúdio [para integrar o projeto de um remake oficial do jogo, como aconteceu com o Invader Studios à época da produção de RE2 Remake]. E nós já começamos a trabalhar em nossos próprios jogos! Nós aprendemos muito, muito com estes remakes, e nós iremos criar nossos próprios caminhos”
[NOTÍCIA ORIGINAL ABAIXO]
Parece que a Capcom pediu à equipe de fãs responsável pelos remakes de Resident Evil Remake e Resident Evil CODE: Veronica que cancelassem os projetos; eles estavam recebendo doações em dinheiro por meio de uma IP que não é deles. A informação foi trazida primeiro pelo Biohazard Declassified, e vale lembrarmos que da última vez que a Capcom tomou esta atitude anos atrás, nasceu Resident Evil 2 Remake.
https://twitter.com/BioDeclassified/status/1606533146211766272
A saga Resident Evil tem passado por uma espécie de “renascimento” ao longo dos últimos anos, com muitos remakes e novos jogos a serem um grande sucesso com a comunidade gaming. Um dos remakes mais pedidos à Capcom é o de Resident Evil CODE: Veronica mas, até agora, o estúdio não pareceu muito interessado em produzi-lo. Para compensar essa falta, um grupos de fãs decidiu botar mãos à obra e trabalhar nele, assim como em um remake de Resident Evil Remake, este lançado em 2002.
Infelizmente, agora temos que os remakes foram cancelados pela própria Capcom.
“Infelizmente, a Capcom contactou-nos e cancelou os nossos projetos”, pode ler-se num breve comunicado compartilhado via Discord (via Eurogamer). “Lamentamos muito informar que eles cancelaram por pura maldade, já que não há sinais de que um CODE Veronica oficial esteja a ser produzido por eles.”
Assim sendo, os motivos para este cancelamento foram o uso de personagens da Capcom e da marca registada “Resident Evil”, bem como o recebimento de doações em dinheiro através de uma IP que não é de propriedade dos fãs; nada indica que o estúdio esteja a trabalhar em CODE Veronica ou em RE Remake Remake mas, quem sabe, um anúncio oficial é feito no futuro.
O próprio site oficial do projeto apenas tem uma breve frase na sua página principal: “A Capcom decidiu cancelar o projeto.”
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.