Alguns jogadores têm notado que as versões de consoles da Demo Chainsaw de Resident Evil 4 Remake estão com suas qualidades muito inferiores à versão de PC.
LEIA TAMBÉM:
Surge possível detalhe que pode indicar duração de Resident Evil 4 Remake [SPOILER]
EvilFiles | Resident Evil 4 Remake – Chainsaw Demo (Análise)
Saiba como desbloquear a “dificuldade extrema” na demo de Resident Evil 4 Remake!
Descubra como acessar uma área secreta na Demo de Resident Evil 4 Remake
Demo de Resident Evil 4 Remake tem problemas nos PCs, mas recepção bem positiva no geral
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
A intenção desta análise não é comparar o PlayStation 5 com um PC de R$ 40,000 por exemplo, mas analisar a qualidade do jogo atual com a qualidade que o PlayStation 5 realmente pode entregar.
Resident Evil 4 Remake chega ao mercado trazendo as mais novas e atualizadas tecnologias da indústria gamer, como: gráficos de última geração que utilizam da tecnologia de fotogrametria, novas tecnologias de renderização, física aprimorada, inteligência artificial aprimorada, Ray Tracing, áudio 3D e etc. O desempenho da Chainsaw Demo no PlayStation 5, porém, infelizmente deixa um pouco a desejar, isso quando comparado à um PC que entrega performance similar a dele. Nessa análise, usamos como comparação um PC com a placa de vídeo AMD RX 6600XT e com configurações próximas as do PS5.
Resident Evil 4 Remake está indiscutivelmente bonito, mas alguns detalhes durante a gameplay da demo no PS5 puderam ser notados por quem tem os olhos mais treinados, talvez por problemas de otimização no console da Sony. Algumas texturas borradas, problemas de iluminação e renderização de objetos em baixa qualidade, problemas com o “ambient occlusion” e principalmente com o personagem principal, Leon, são observados, onde durante a gameplay seu rosto aparece mal renderizado e seu cabelo apresenta problemas de iluminação quando no modo de melhor qualidade. Detalhes que não atrapalham mas causam estranheza, principalmente quando em cenários tão detalhados e realistas como os criados pela Capcom com tanto carinho para este remake.
Assim como no PC, o PS5 apresenta uma opção gráfica que melhora a física do cabelo do Leon, de outros personagens e animais, porém essa opção parece estar mal otimizada nos consoles, revelando problemas de integração com a iluminação em algumas áreas da demo, apresentando um aspecto não natural e plastificado ao cabelo de Leon.
No modo de resolução, o PlayStation 5 dá conta do recado e traz gráficos em 2160p/~60fps e com Ray Tracing ativado por padrão (pode ser desabilitado nas configurações), Durante as gameplays mais intensas da demo, esse modo apresenta poucas quedas de ~fps, mantendo-se na casa dos ~55/~60fps.
O modo desempenho roda à 2160p dinâmico/60fps também e traz poucas diferenças ao modo resolução, mantendo quase sempre o FPS na casa dos 55/60. No geral, o PlayStation 5 roda a uma média de 1872p no modo de desempenho e usa técnica de reconstrução temporal para resolução, utilizando dados dos quadros renderizados anteriormente para reconstruir a imagem, garantindo assim a criação de uma melhor e mais coerente reconstrução da imagem para uma de maior resolução.
A demo no PlayStation 5 suporta VRR, recurso responsável por fazer a sincronia entre a taxa de atualização do display com a taxa de quadros gerada pelo console, embora não ultrapasse os ~60fps em nenhum modo.
Em suma, são alguns detalhes que não interferem na experiência final, mas ao se tratar de um console “premium”, parece que a qualidade gráfica entregue pela Capcom não condiz com a qualidade que o console pode entregar, e nos faz acreditar que a versão demo de Resident Evil 4 Remake parece estar mal otimizada nas versões de console. Vale lembrarmos que nos consoles da Sony, RE4 Remake já recebeu patch de correção e outros podem ainda ser disponibilizados já no Dia 1 do jogo ao ser lançado. Lembramos que essa análise foi feita utilizando como base a versão de PS5 e PC da Demo Chainsaw, e acreditamos que a versão final do jogo vai trazer as correções necessárias para entregar a melhor experiência para os donos de console.
Brasilense, produtor musical, estudante de jogos digitais. Apaixonado por música, séries, cinema, principalmente por games e hambúrguers.