Quando a Capcom apresentou Resident Evil 7 pela primeira vez na E3 2016, 99% dos jogadores ficaram chocados, afinal, o jogo foi apresentado com um gameplay em primeira pessoa, sem nenhum protagonista famoso, e com notáveis semelhanças a outros games famosos como Outlast e até mesmo o project teaser do cancelado Silent Hills.
As demos do jogo foram lançadas, o jogo chegou às lojas este ano, e foi possível perceber que a intenção da Capcom com o título era resgatar o clima survival horror do primeiro jogo da franquia, abandonando de vez toda a ação presente nos Residents modernos. Confira abaixo uma gameplay do jogo (gravada originalmente em um PlayStation 4):
O quão surpreso você leitor ficaria se soubesse que “voltar ao survival horror” não era a primeira intenção da Capcom?
Em um vídeo publicado pela gigante japonesa semanas atrás, mostrando os bastidores da produção do jogo, a equipe responsável por Resident Evil 7 conta que, no começo de seu desenvolvimento, a ideia era não eliminar a ação e fazer com que o game fosse semelhante ao controverso Resident Evil 6!
O produtor do game, Masachika Kawata, revelou o seguinte:
“Em 2013 eu estava envolvido no planejamento de uma versão inicial de Resident Evil 7. Isto foi antes do produtor executivo Jun Takeuchi estabelecer o conceito atual do projeto. Nós ainda estávamos desenvolvendo o conceito com o mesmo tipo de pensamento que tínhamos após Resident Evil 6.”
Ou seja, foi o produtor executivo Jun Takeuchi o responsável por efetuar a mudança que levou Resident Evil 7 ao game que conhecemos hoje. Segundo ele, Resident Evil 6 era muito popular, mas havia chegado a hora de agradar os jogadores que estavam sentindo falta de um Resident Evil com a pegada “survival horror” dos jogos originais:
“Resident Evil 6 foi um grande jogo contendo personagens heroicos e ouvimos de muitos fãs o quão divertido era e o quão feliz os deixou, mas também havia aqueles no mercado que queriam jogar um survival horror novamente. Além do mais, a equipe de desenvolvimento sentiu-se pronta para voltar ao survival horror”, disse Takeuchi.
Já Koshi Nakanishi, diretor de RE7 (escolhido por Takeuchi), revelou que a ideia no jogo era fazer com que o terror voltasse a ser destaque e, para isso, usaram de inspiração o filme Evil Dead (Uma Noite Alucinante). Assim ele definiu:
“Se você viu este filme, você sabe que ele tem uma atmosfera muito íntima, definida em um local com uma cabana remota e existem apenas seis ou mais personagens para a coisa toda. A ideia era fazer um Resident Evil de terror tão ‘compacto mas profundo’ quanto isso.”
O resultado está aí: apesar de ainda dividir opiniões entre os fãs mais radicais, Resident Evil 7 agradou grande parte dos jogadores com sua volta ao survival horror, mesmo com um gameplay em primeira pessoa. Confira abaixo o vídeo com as declarações da equipe de Resident Evil 7:
Com informações do GameHall.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.