Cada dia que passa, o remake de Silent Hill 2 parece estar mais próximo de receber sua data de lançamento. Há alguns dias, por exemplo, noticiamos que o jogo passou pelo órgão de classificação indicativa norte-americano e agora, de acordo com recentes informações divulgadas pelo jornalista Jeff Grubb, a Sony pode vir a realizar um novo showcase em maio, possivelmente focado no tão aguardado remake de Silent Hill 2! As informações são do Eurogamer PT.
No recente episódio do Bombcast, Grubb insinuou que a Sony tem planos para um evento PlayStation no próximo mês, referindo que a apresentação poderá ser um State of Play ou um PlayStation Showcase. Embora ainda seja vaga essa informação, as ideias de Grubb levaram à especulação quanto às surpresas que a Sony pode estar reservando.
Se espera que as atenções do evento recaiam sobre o remake de Silent Hill 2 e que seja anunciada, enfim, a sua possível data de lançamento e ainda elementos de gameplay mais concretos. Além disso, é possível alimentar a expetativa sobre a possível revelação da nova versão do PlayStation 5, o PlayStation 5 Pro, durante este suposto State of Play ou PlayStation Showcase. Tendo em conta os rumores e especulações sobre a nova máquina da Sony, a possibilidade de um anúncio oficial do PlayStation 5 Pro seria certamente um ponto marcante.
Um dos possiveis lançamentos para 2024 é Silent Hill 2 Remake que ainda se encontra em um mistério absoluto sobre sua chegada às lojas; muitos fãs especulam sobre o seu lançamento e a própria PlayStation deixa a entender que o jogo deve chegar em algum momento deste ano. Mesmo com tantos mistérios, Silent Hill 2 Remake está dando os seus passos para ser em breve disponibilizado, já que o conselho de classificação coreano avaliou o jogo recentemente, e agora também o órgão de classificação norte-americano, o ESRB, fez o mesmo.
Conforme observado pelo usuário Wario64 no X/Twitter (via VGC), o jogo recebeu uma classificação para adultos (“M” for Mature +17).
Silent Hill 2 remake ESRB description pic.twitter.com/KXgEmW23Dt
— Wario64 (@Wario64) March 31, 2024
A descrição descreve parte do conteúdo do jogo:
Este é um jogo de aventura e terror no qual os jogadores assumem o papel de um homem que retorna a uma cidade misteriosa enquanto é atormentado por seu passado.
De uma perspectiva de terceira pessoa, os jogadores exploram a cidade de Silent Hill, interagem com personagens e lutam contra humanos e criaturas (por exemplo, Pyramid Head, manequins, monstros).
Os jogadores usam pistolas, espingardas, rifles e facas para matar os inimigos.
O combate é destacado por tiros realistas, gritos de dor e efeitos de respingos de sangue.
Alguns ambientes apresentam grandes manchas de sangue e/ou intestinos/órgãos em paredes, pisos e corpos ao redor.
Cenas e ilustrações retratam outros casos de violência e/ou sangue e sangue coagulado: personagens empalados; um personagem morto sufocado com um travesseiro; inimigos com partes do corpo costuradas.
O jogo contém algum material sugestivo/sexual: personagens dançando no poste em ambientes de clubes de strip-tease; pôsteres de mulheres em trajes reveladores (por exemplo, sutiã e calcinha, decote profundo); diálogo alusivo à sexualidade e/ou abuso/má conduta sexual (ex.: “Lembra daquela vez no hotel? Você disse que levou tudo. Mas esqueceu aquele videoteipe que gravamos”; “Não me toque…Você só é depois de uma coisa…Ou você poderia simplesmente me forçar, como ele sempre fazia.”).
A palavra “merda” aparece no jogo.
Após um trailer recente do jogo ser divulgado, o presidente da desenvolvedora Bloober Team afirmou que ele não era uma representação precisa do jogo. Em uma entrevista ao canal de notícias para investidores polonês Inwestorzy.tv, o presidente da Bloober Team, Piotr Babieno, foi questionado sobre a reação ao trailer. Babieno respondeu que o trailer mais recente não representava o jogo em que a Bloober Team está trabalhando e que entendia os comentários negativos direcionados ao jogo com base no trailer.
“Eu mesmo escrevi esses comentários negativos”, brincou Babieno, dizendo: “Com toda a seriedade, não somos responsáveis pelo lado do marketing”.
Referindo-se à Konami, acrescentou: “Isso é inteiramente responsabilidade do nosso parceiro. Certamente, este trailer não reflete o espírito do jogo.”
“Não é o espírito do que costumava ser ou do que estamos criando agora. Estamos tentando refletir plenamente essa visão romântica sobre o jogo, que estreou há 22 anos.”
“Achamos que quando os jogadores virem a jogabilidade real, o jogo real, eles irão julgá-lo de uma forma completamente diferente.”
Podemos concluir que, ou a Konami está aguardando um momento muito muito especifico para anunciar uma data de lançamento, ou eles não estão se importando com o marketing do remake e podem até pensar lançá-lo como um “Shadow Drop”, uma prática que temos visto muito nas conferências da Microsoft. No geral, esperamos que o remake não seja tratado com descaso e receba todo o carinho que ele merece, vale lembrar que anteriormente tínhamos noticiado que uma loja mexicana tinha listado o remake para o dia 30 de maio, então quem sabe não temos algo agora em abril?
A cada dia, o entusiasmo entre os amantes de jogos de terror vem crescendo, já que o lançamento de Silent Hill 2 Remake parece estar cada vez mais próximo segundo alguns rumores. Mesmo que a Konami ainda não tenha feito nenhum pronunciamento oficial ou anunciado uma data de lançamento, diversos rumores e vazamentos dão a entender isso, e agora uma recente atualização na página do jogo na Steam sugere que seu lançamento pode estar de fato se aproximando.
A plataforma SteamDB, que é conhecida por registar as alterações nas páginas da Steam, registou várias atualizações ao remake de Silent Hill 2 nos últimos dias. Em particular, a última atualização incluiu a adição de idiomas para as conquistas em uma grande variedade de idiomas, incluindo o Português do Brasil. Estas atualizações frequentes do backend indicam muitas vezes que estão sendo feitos preparativos para um lançamento iminente.
Mais recentemente, publicamos uma notícia sobre um revendedor mexicano que listou o jogo para ser lançado no dia 30 de maio, porém algum tempo depois a loja ocultou a data. Com isso, não se sabe se esta mudança foi motivada por um pedido da Konami ou simplesmente por um erro administrativo.
Embora a Konami ainda não tenha vindo a público confirmar essas noticias ou ao menos começar a campanha de marketing para o remake, a Bloober Team, que é responsável pelo desenvolvimento, já deu a entender que haverá anúncios em breve!
O remake de Silent Hill 2 é um dos jogos mais esperados para esse ano de 2024! Mesmo sem possuir uma data concreta para a sua chegada, muitos indícios apontam para o seu lançamento em 2024, mas agora, após alguns rumores na comunidade sobre o jogo já estar pronto, o mesmo aparentemente foi listado em uma loja mexicana, e ela afirma que o remake estaria chegando em breve!
Silent Hill 2 Remake já vinha sendo mostrado até pela própria PlayStation, e que chegaria ainda nesse ano de 2024; muitos fãs acreditavam que veríamos uma data de lançamento durante o trailer exibido no PlayStation Showcase, algo que não aconteceu, o que deixou muitos fãs irritados com a Konami, juntamente com o fato do gameplay não estar muito atrativo para alguns.
Recentemente, porém, um insider chamado Silknigth deixou escapar em sua publicação sobre The Last of Us Parte 2 para PC que o remake de Silent Hill 2 já estaria pronto, e a Bloober Team somente estaria esperando a Konami liberar as vendas nas lojas, e agora, depois da postagem do insider, foi descoberto que uma loja mexicana listou e já iniciou a pré-venda de Silent Hill 2 Remake, para chegar no dia 30 de maio de 2024!
https://twitter.com/RinoTheBouncer/status/1767952597778866391
O usuário do Twitter/X Rino resumiu o rumor atual:
https://twitter.com/ResiEvilCentral/status/1768044091231649817
Estas informações, caso sejam verdadeiras, serão uma grata surpresa, visto que Silent Hill 2 Remake é um dos jogos mais esperados para esse ano e levando em conta que os fãs estavam animados para ver o jogo logo. Agora que a informação “vazou”, devemos esperar que a Konami a confirme e posteriormente libere mais informações oficiais, talvez até em um trailer divulgado no Youtube ou talvez em algum Showcase próprio (ou de alguma empresa terceira).
Lembrando que, no dia 21 de março, teremos o evento PAX East, que promete trazer muitos conteúdos sobre tecnologia e jogos, um evento no qual a Konami poderia muito bem revelar novidades oficiais sobre esse grande lançamento de 2024.
Foi descoberto através do perfil de Andrew Marmo no Twitter/X que Silent Hill 2 Remake foi classificado na Coréia! O jogo ainda não teve uma data de lançamento ou janela de lançamento confirmadas, o que pode indicar que seu lançamento pode se dar mais cedo do que pensamos! O usuário do Twitter/X ainda acompanhou os prazos de outros lançamentos da Konami desde a classificação na Coreia do Sul até o lançamento; o intervalo de datas é de 18 de abril a 23 de maio.
Silent Hill 2 has been rated in Korea. The game has yet not gotten a release date or a release window this could indicate it could be sooner than we think. pic.twitter.com/ZJCgKyK1jI
— Andrew Marmo (@the_marmolade) March 8, 2024
O remake de Silent Hill 2 é um dos jogos mais aguardados para esse ano e, em sua recente apresentação no State of Play de janeiro, o estado do jogo deixou alguns fãs preocupados e até irritados.
Em seu novo trailer, Silent Hill 2 Remake se mostra como um jogo que ainda precisaria de mais algum tempo de polimento, mas agora o produtor da Konami, Motoi Okamoto, veio a público confirmar que o remake está em fase final de desenvolvimento.
Em conversa sobre Silent Hill: The Short Message com o site da conceituada revista japonesa Famitsu (via PlayStationLifeStyle), Okamoto, que lidera a equipe por trás do renascimento de Silent Hill, foi questionado sobre como estava o desenvolvimento do remake de Silent Hill 2 e, embora ele não tenha se aprofundado muito, ele comentou:
“Estamos na fase final de desenvolvimento. Infelizmente, há pouco que posso dizer neste momento. Como jogo, você pode imaginar que Silent Hill 2 é igual ao que todos imaginam, e é fácil de jogar nos tempos modernos, podendo ser apreciado com belos visuais que parecem uma forma direta de correção de memória”.
A descrição de como o remake de Silent Hill 2 será reproduzido apoia comentários anteriores da Bloober Team de que estava sendo “seguro” com o jogo.
“Conforme mencionado, adotamos uma abordagem muito segura para quaisquer alterações. Permanecemos fiéis ao título original. No entanto, estamos realizando ajustes em determinadas áreas onde as coisas precisam ser modernizadas devido à passagem do tempo.”
O recente trailer de combate foi a primeira grande revelação que os fãs tiveram de Silent Hill 2 desde o seu anúncio em 2022 e isso acaba por preocupar mais ainda, já que o trailer não foi muito bem recebido, porém esperamos que esse aguardadíssimo remake dê a volta por cima e consiga suprir as expectativas dos fãs.
Vale lembrar que o jogo está em desenvolvimento há mais de quatro anos e parece que deve estar perto de terminar neste momento, mas sua data de lançamento ainda não foi revelada, se espera que o jogo saia ainda em 2024 segundo alguns indícios.
Um novo trailer de Silent Hill 2 Remake revelado durante o primeiro State of Play da Sony de 2024 nos trouxe um olhar em vários inimigos, incluindo os monstros icônicos conhecidos como Manequins. Embora as novas imagens tenham revelado muitos locais e monstros no jogo, a data de lançamento de Silent Hill 2 Remake permanece um mistério. No entanto, o vídeo compartilha muito sobre a qualidade e o progresso alcançado, e o que os fãs da série devem esperar do novo motor. Estes detalhes e informações sobre os monstros do título foram trazidos em artigo original do GameRant.
Os monstros de Silent Hill já eram aterrorizantes mesmo com os motores mais antigos. Alguns fãs argumentariam que Silent Hill 2 tinha os melhores e mais estranhos designs de inimigos que já existiram na série. As formações grotescas de muitas criaturas humanas são algumas das matérias de que são feitos os pesadelos. Se as formas um tanto em blocos e as texturas borradas do PS2 já deixavam esses monstros esquisitos, o próximo Silent Hill 2 Remake parece ter aumentado ainda mais o nível.
O trailer de combate revelado no State of Play mostrou o primeiro vislumbre detalhado dos inimigos estranhos de Silent Hill 2 Remake, com o protagonista James Sunderland se segurando ao enfrentar as monstruosidades. Alguns dos inimigos apresentados foram a Bubble Head Nurse, os Flesh Lips e os icônicos Manequins – que alguns fãs chamam casualmente de monstros de pernas.
De acordo com a tradição de Silent Hill 2, esses inimigos são baseados na psique do protagonista, embora com um design vago devido ao personagem tentar esquecer certos detalhes de seu passado. Embora a Enfermeira Cabeça de Bolha pareça assustadora porque é mais humanóide, os Manequins tendem a ser mais icônicos por natureza por causa de seu design de pernas sobre pernas. Sem falar que uma certa cena em que Pyramid Head interage com os Manequins tem lugar na memória de muitos fãs.
Falando em Pyramid Head de Silent Hill, o trailer parece dar um vislumbre do monstro mais conhecido da franquia. Infelizmente, a filmagem é cortada abruptamente antes de mostrar uma visão mais detalhada da criatura. Os fãs também podem estar ansiosos para ver como todas essas criaturas preencherão o mundo de Silent Hill quando o jogo for lançado. Os micro-detalhes da aparência de cada inimigo podem dar mais fundo aos seus designs assustadores neste novo ambiente HD.
Várias cenas do trailer parecem implicar alguns dos principais momentos e locais encontrados no jogo, mas muitos fãs estão se perguntando o quão fiel deve ser o remake de Silent Hill 2. Com a escassez de detalhes, esperançosamente, o trailer do jogo é apenas o começo de muitas atualizações futuras em relação ao título, que deve ter uma data de lançamento prevista no futuro.
Segundo informações do DualShockers, o trailer não foi muito bem recebido pelos fãs, com alguns dizendo que as animações estão muito travadas, enquanto outros acreditam que o jogo como um todo está muito “cru” ainda.
O remake de Silent Hill 2 de Bloober Team foi anunciado pela primeira vez durante um showcase especial da Konami dedicado inteiramente a Silent Hill em outubro de 2022. Agora, bem mais de um ano depois, Konami e Bloober lançaram um novo trailer focado em combate durante o mais recente State of Play do PlayStation. Juntamente com o breve trailer de 1 minuto e 34 segundos, um novo jogo gratuito de Silent Hill intitulado ‘The Short Message’ também foi lançado na PlayStation Store durante o evento.
Silent Hill 2 Remake está chegando exclusivamente para PlayStation 5 e PC, mas o remake atualmente não tem data de lançamento definida, e os fãs acham que há uma boa razão para isso. Pouco depois da revelação do novo trailer de combate, os fãs acessaram o Twitter/X, o Reddit e o YouTube para expressar algumas de suas preocupações. O mais notável deles gira em torno das animações rígidas do jogo, do combate desajeitado e dos visuais ruins.
Andy Kelly, funcionário de relações públicas da Devolver Digital, acredita que o remake “parece muito limpo”. Quando comparado lado a lado, fica claro que o próximo remake não tem o mesmo efeito sujo que o Silent Hill 2 original teve. Havia sujeira no chão, sangue escorrendo pelas paredes, mofo crescendo em todos os cantos de todos os cômodos. Era uma estética que deixava você desconfortável, o que aumentava a imersão no jogo, ou seja, um ponto positivo.
That remake looks too clean. The original had this palpable layer of grime that you could almost SMELL. You felt like it was going to start oozing out of your TV. Just incredible texture work. pic.twitter.com/hQC7b0GPwy
— Andy Kelly (@ultrabrilliant) February 1, 2024
Outros, como o analista de videogames MauroNL, esperam que o remake ainda demore pelo menos 6 meses, devido ao trailer mais recente parecer “meio estranho”. Para ser mais específico, Mauro diz que as animações de Silent Hill 2 Remake parecem rígidas, enquanto que ao design de som “falta força”. Ele, assim como muitos outros, também acreditam que o combate é desajeitado.
Silent Hill 2 Remake looks kinda rough, I hope its still at least 6 months out.
Animations look stiff, sound design lacks punch and the combat looks clunky. And whats with the weird wall text?
Feels like it misses what makes a proper psychological horror Silent Hill game. pic.twitter.com/6m0GEd8VTH
— MauroNL (@MauroNL3) February 1, 2024
“Silent Hill 2 Remake parece meio duro, espero que ainda faltem pelo menos 6 meses. As animações parecem rígidas, o design de som carece de força e o combate parece desajeitado. E o que há com o texto estranho na parede? Parece que falta o que constitui um jogo Silent Hill de terror psicológico adequado”.
Alguns fãs até tiraram fotos dos quick-time events desnecessários mostrados no trailer. O usuário do Twitter/X TotallyPointless zombou da decisão de incluir QTEs, dizendo: “Eu já disse isso há anos, a ÚNICA COISA que em Silent Hill 2 estava faltando, a ÚNICA COISA que o impedia de ser uma obra-prima, PORRA DE QUICK TIME EVENTS.”
Uma das principais conclusões do trailer, entretanto, foram as preocupações dos fãs de que a Bloober Team esteja perdendo completamente o objetivo de Silent Hill 2 Remake ao lançar um trailer dedicado ao combate. O criador de conteúdo, Shirrako, recorreu ao Twitter/X para expressar suas preocupações, dizendo que “Silent Hill nunca foi sobre combate, e o combate sempre foi algo que os jogadores pretendiam evitar”.
Uma coisa que vale a pena lembrar é que, alguns meses atrás, muitos fãs estavam preocupados com o remake, já que não tínhamos nenhuma novidade desde o seu showcase inicial em 2022; e agora com esse novo trailer, podemos ter certeza dessa preocupação, já que o material mostrado não agradou uma boa parcela de fãs e mostra que o jogo está longe da perfeição. Mesmo assim, preferimos tecer críticas mais contundentes quando o jogo for de fato lançado, afinal, é meio complicado e talvez até mesmo precipitado cravar críticas pesadas a um jogo mediante exibição de uma amostra de um trailer de um título ainda em desenvolvimento e sem data de lançamento definida.
Esperamos que a Bloober Team note todas as críticas já existentes e corra atrás do prejuízo, chegando ao ponto até de prolongar mais o seu desenvolvimento, já que o jogo ainda não possui uma data de lançamento.
A Konami pode ainda estar “potencialmente portando” a série Silent Hill para consoles contemporâneos! O possível fato está de acordo com um dos cinco pequenos documentários que a Konami publicou no YouTube na noite em que lançou Silent Hill: The Short Message.
No quarto vídeo, uma designer de níveis que trabalhou no tão aguardado (e há muito comentado) novo jogo revelou que a Konami havia originalmente entrado em contato com a equipe da Hexadrive – um estúdio que trabalhou principalmente na portabilidade de jogos mais antigos até ajudar uma equipe interna da Konami a desenvolver The Short Message – “sobre a potencial portabilidade da série Silent Hill”.
Rika Miyatani, diretora de design de níveis da Hexadrive, disse que seu estúdio inicialmente se envolveu com a Konami depois que ela se propôs, sem sucesso, para liderar Silent Hill 2 Remake.
Como sabemos agora, a Konami rejeitou essa proposta em favor do estúdio desenvolvedor polonês Bloober Team, mas Miyatani diz que apenas seis meses depois, a Konami voltou a entrar em contato para discutir sobre Silent Hill: The Short Message.
“Todos (inclusive eu) que fizeram parte dessa discussão eram grandes fãs de Silent Hill, então, internamente, as pessoas começaram a conversar, e dissemos que os ports também seriam legais, mas o que realmente gostaríamos de ver é um Silent Hill refeito para consoles da geração atual”, disse Miyatani, conforme transcrito pelo Eurogamer.
Não houve nenhuma outra menção de portar os títulos originais de Silent Hill para sistemas de geração atual, nem qualquer indicação de quais jogos, especificamente, a Konami estava procurando portar. Mas as palavras de Miyatani chegaram à série de documentários sancionada pela Konami.
Se for verdade, não será a primeira vez que a Konami tentará reviver os jogos originais. Em 2012 – durante o auto-criado “Summer of Silent Hill” da Konami – a editora trabalhou com a Hijinx Studios para trazer Silent Hill 2 e Silent Hill 3 para PS3 e Xbox 360. No entanto, a falta do código-fonte e a decisão de gravar novos trabalhos de voz – tudo erroneamente atribuído ao então sitiado produtor de Silent Hill, Tomm Hulett – resultou em uma exibição surpreendentemente pobre em que os personagens tinham dentes onde deveriam estar os olhos (não, não intencionalmente) e a taxa de quadros às vezes caía para a velocidade de uma apresentação em Powerpoint.
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!