Para aqueles que tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo de hands-off de Resident Evil 4 Remake liberado pela Capcom nesta quinta-feira (2), certamente um pequeno detalhe que pode ser muito significativo deve ter passado despercebido, mas não por nós do EvilHazard.
Na imagem acima, a gameplay consiste em um trecho de Leon andando por um espécie de catacumba que possui diversas construções e símbolos remetendo ao Los Illuminados, provavelmente sendo um santuário, como o próprio Leon comenta. O que é interessante, de fato, é que existe gravado em uma mureta de pedra um símbolo bastante familiar.
LEIA TAMBÉM:
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
Capcom divulga novas imagens, novo gameplay e detalhes inéditos sobre Resident Evil 4 Remake
Especulando com base no que a gravura parece indicar, a Umbrella (ou algum de seus representantes) teve contato com o culto Los Illuminados e deixou sua marca na cultura deles. Sabe-se também que a origem do símbolo da Umbrella vem do vilarejo de Mãe Miranda na Romênia, no qual esse símbolo se encontrava como representação das quatro famílias soberanas da região: Casa Dimitrescu, Casa Heisenberg, Casa Moreau e Casa Beneviento.
Devido ao formato do símbolo com a parte escura voltada para cima (que aparece no novo gameplay), é possível determinar que esse símbolo é a versão da Umbrella e não a versão das quatro casas do vilarejo de RE Village, o que pode sugerir que talvez a Capcom altere a história de RE4 Remake para encaixar a dominação do vilarejo por parte do culto em um momento mais antigo que coincide com as viagens de Spencer, Marcus e Ashford pelo mundo para encontrar a arma biológica que poderia realizar o plano eugenista de Spencer; isso pode ter sido antes que eles tivessem encontrado o Vírus Progenitor na planta Sonnentrepe em Kijuju.
Não é de hoje que estamos comentando as hipóteses que sugerem que a Capcom estaria movimentando alterações significativas, ou mesmo promovendo um soft-reboot dentro do cânone de Resident Evil através dos remakes e dos jogos novos, especialmente quando foi confirmado em 2020 que o parasita Nemesis-Alpha de RE3 Remake era uma cópia sintética do Las Plagas! Tendo isso em mente, dá a entender que a Umbrella nunca conseguiu colocar as mãos efetivamente no parasita, e que o motivo para recriar o Las Plagas tem a ver com o fato de que Spencer ou seus colegas tiveram conhecimento do parasita (ou mesmo tiveram acesso aos fosseis nas minas do Castelo Salazar) na possível viagem ao vilarejo que especulamos acima e ficaram deslumbrados.
Com isso em mente, é possível especular que RE4 Remake provavelmente vai explorar uma maneira de se conectar com o passado de Ozwell Spencer e suas passagens por cultos bioterroristas em regiões ermas da Europa e do mundo, algo que parece casar perfeitamente com o que foi sugerido no fim de RE Vilage quando descobrimos que Spencer foi aluno de Mãe Miranda. Especulações sobre uma conexão entre RE4 Remake e RE Village, inclusive, já foram ventiladas no ano passado.
E você caro(a) Partner? O que achou da teoria? Acha que essa imagem pode indicar uma conexão significativa entre Spencer e Los Illuminados? Não esqueça de comentar e compartilhar!
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil