O próximo jogo da série de remakes da Capcom será de fato Resident Evil 4, segundo inúmeros rumores! O jogo estaria, inclusive, passando por algumas mudanças em relação ao original.
As supostas novas informações e detalhes sobre Resident Evil 4 Remake foram trazidas nesta quinta-feira (10) pelo site FanByte. Ainda nesta semana, os rumores sobre RE4 Remake foram reforçados graças ao anúncio de Chrono Cross Remastered, jogo que havia surgido primeiro na lista vazada da NVIDIA no ano passado, lista esta onde também consta o nome de Resident Evil 4 Remake e de Resident Evil Outbreak como futuros lançamentos da Capcom. O jogo estaria planejado para chegar às lojas em novembro de 2022.
É importante ressaltar que o jogo em si ainda não foi confirmado ou anunciado. Todas as informações aqui nesta notícia foram fornecidas pelas fontes do site Fanbyte. Como sempre, algo pode mudar no meio do desenvolvimento e as informações podem estar desatualizadas para diferentes pessoas, mas o relatório apresentado agora pelo site FanByte é o mais recente e traz novas informações sobre o jogo que supostamente são reais. Isso inclui várias verificações, mas nenhuma sanção oficial da Capcom.
Apesar de ainda não ter sido confirmado, um remake de Resident Evil 4 – considerado por alguns como um dos melhores games de todos os tempos – está circulando nos círculos de rumores há algum tempo. A história conta que a Capcom, encorajada pelos marcos promissores de Resident Evil 2 Remake durante seu desenvolvimento, começou a trabalhar em um remake correspondente de Resident Evil 4 quando o projeto começou seu desfecho, que teria mais de 15 anos no momento de seu lançamento. Esse boato é verdadeiro de acordo com as fontes do site FanByte. O jogo está em desenvolvimento e deve ser revelado este ano, se tudo correr conforme o planejado.
O título estava sendo originalmente desenvolvido pela M-Two, um estúdio de ex-Capcom e principalmente ex-desenvolvedores da Platinum Games que também estavam trabalhando em Resident Evil 3 Remake. A Capcom aparentemente esperava, ao dar luz verde ao projeto, que eles pudessem atrair Shinji Mikami, o diretor original do jogo agora na Tango Gameworks, para trabalhar no título ao lado do velho amigo Tatsuya Minami; isso foi realmente parte do raciocínio por trás do próprio nome “M-Two”. Mikami teria ficado intrigado com a oferta, mas sentiu que o Tango iria desmoronar sem ele e acabou recusando. Depois de uma resposta mista a Resident Evil 3 Remake, a Capcom mudou o projeto internamente e colocou os líderes do projeto de Resident Evil 2 Remake nele. O M-Two mudou para um estúdio de suporte para o título, embora seu trabalho original ainda esteja sendo usado.
Segundo o FanByte, a partir dessa base, a Capcom não está mais procurando um remake estrito cena a cena de Resident Evil 4, por mais elogiado que seja. Enquanto o título original começou com o policial novato que virou agente do serviço secreto Leon S. Kennedy chegando a uma vila europeia durante o dia e lentamente abrindo caminho pelos bandidos ao longo de 24 horas, o remake ajusta essa linha do tempo. Em Resident Evil 4 Remake, o famoso cenário de introdução da vila ocorre à noite. Assim como uma boa parte do resto do jogo.
A razão para essa mudança de horário não é arbitrária. A Capcom quer ajustar o tom do remake para algo mais assustador, inspirando-se diretamente nas demos descartadas de Resident Evil 4. Essa filmagem, que foi usada nos primeiros rolos de visualização do GameCube, mostrava Leon vagando por um castelo solitário, sendo possuído por fumaça preta e lutando contra bonecas vivas, bem como outras manifestações fantasmagóricas. Algumas dessas coisas chegaram ao jogo original de outras maneiras. A maior parte, no entanto, foi deixada de lado e comparações diretas estão sendo feitas durante o desenvolvimento do remake.
Algumas mudanças na história, como dar aos personagens secundários papéis maiores e mais tempo de tela, também estão planejadas. A Capcom planeja detalhar outros aspectos do jogo também. Um foco é o Assignment: Ada, que foi uma curta campanha estrelada pela rival/às vezes amante e espiã extraordinária de Leon, Ada Wong. A versão GameCube desta mini-campanha não apresentou muito em termos de história, mas permitiu que os jogadores passassem pelas áreas do jogo como Ada enquanto coletavam amostras de Las Plagas para o arqui-vilão Albert Wesker. Tem sido amplamente considerado um bônus não canônico que não faz muito sentido com a linha do tempo do jogo. Para o PlayStation 2 e todas as versões subsequentes (exceto Resident Evil 4 VR), uma campanha intitulada Separate Ways foi adicionada. Isso tinha muito mais enredo e mostrava o que Ada realmente estava fazendo ao longo do jogo. Embora fosse bom, faltou muito do brio e polimento que o jogo principal tinha.
Para Resident Evil 4 Remake, a M-Two está especificamente procurando expandir Assignment: Ada e Separate Ways, combinando cada um em um pacote: uma peça complementar mais fluida e polida. Nem todas as fontes com as quais o site FanByte conversou puderam confirmar se isso estava no jogo principal ou planejado como DLC, mas a maioria disse que parecia ser uma expansão bastante carnuda para o material de origem.
Outro ponto que o FanByte ressalta é sobre o vazamento anterior que pretendia mostrar o redesenho de Wesker para Resident Evil 4 Remake, segundo o site, o vazamento não era preciso. Este era de outro projeto Resident Evil, agora aparentemente cancelado.
A Capcom espera anunciar Resident Evil 4 Remake ainda no início deste ano de 2022, embora a empresa esteja passando por um período histórico de silêncio no ano passado, com muitos anúncios planejados com atrasos por motivos de desenvolvimento e marketing. Esse prazo pode ser adiado, especialmente porque a empresa teve sucesso justo com ciclos mais curtos de anúncio a lançamento com a série Resident Evil ultimamente. Como sempre, o desenvolvimento de jogos é fluido, então nada deve ser considerado bloqueado ou garantido até o lançamento do jogo.
Afinal, o que dizem os rumores sobre Resident Evil 4 Remake?
Além do rumor trazido pelo site FanByte, das suspeitas levantadas pelo anúncio de Chrono Cross Remastered, da especulação sobre a data de lançamento do título, do rumor surgido pelo suposto vazamento da NVIDIA e ainda a agitação causada pelo comercial da PlayStation, já faz algum tempo que a internet vem recebendo rumores e especulações acerca de Resident Evil 4 Remake, o que vem deixando toda a comunidade de fãs da franquia de horror da Capcom bastante entusiasmada! Um dos principais surgiu no final de 2020, dando conta que a Capcom teria assumido produção de RE4 Remake após discordâncias com estúdio M-Two, com o jogo podendo chegar somente em 2023!
Em maio de 2021, um usuário do Twitter @iloryre publicou alguns tweets em seu Perfil com supostas novas informações sobre Resident Evil 4 Remake que teriam surgido no Reddit. Ele começa dizendo que o jogo será tanto em primeira quanto em terceira pessoa, diz que teremos Claire no jogo, afirma que teremos no game uma campanha exclusiva para Ada Wong (que poderia ser semelhante a Separate Ways, do RE4 original), afirma que Leon terá barba e que os personagens Leon e Claire serão dublados pelos mesmos atores que os interpretaram em Resident Evil 2 Remake. O usuário ainda afirma que o jogo será lançado somente para a atual geração de consoles, podendo ser um exclusivo temporário do PlayStation 5. O usuário @iloryre publicou também o suposto logo conceitual do jogo (veja abaixo), e seguiu divulgando mais informações: disse que RE4 Remake vai explorar mais o Mercador e o inimigo da serra elétrica, será maior que o jogo original e em um mundo “semi-aberto”, terá várias conexões com Resident Evil Village e com os remakes de RE2 e RE3, e será lançado em 2023.
O famoso insider Dusk Golem também comentou sobre as supostas novas informações acerca de Resident Evil 4 Remake. Dusk afirmou, dentre outras coisas, que o codinome de RE4 Remake é “Chainsaw”, e disse não acreditar que o jogo contará com troca de perspectiva de câmera. Disse ainda que RE4 Remake pode ganhar uma versão compatível com a realidade virtual, assim como ocorreu com o jogo original.
Vale ressaltar que a Capcom até o momento ainda não deu nenhuma declaração oficial sobre a existência de Resident Evil 4 Remake, portanto, todas as informações sobre RE4 Remake deste artigo devem ser consideradas como rumores apenas; as artes que compõem esta notícia são edições não-oficiais.
Outros rumores dão conta que o suposto remake de Resident Evil 4 em desenvolvimento na Capcom teve uma grande mudança de liderança devido a divergências sobre sua direção, de acordo com pessoas com conhecimento do projeto. O remake de Resident Evil 4 estaria em desenvolvimento desde 2018 liderado pelo estúdio M-Two, baseado em Osaka e fundado pelo ex-chefe da Platinum Games Tatsuya Minami. Após colaborar com a M-Two em Resident Evil 3 Remake, a Capcom decidiu reduzir de forma significativa o controle deste estúdio externo no desenvolvimento de Resident Evil 4 Remake, segundo informações do site VGC, após ter sido informado de mudanças no projeto. A Capcom passou o projeto para uma equipe interna, a Capcom Division 1, responsável pela série Resident Evil e Devil May Cry, que tratará agora do desenvolvimento do remake de Resident Evil 4.
Resident Evil 4 de 2005 é o jogo mais popular entre os fãs de Resident Evil, especialmente no Japão, e suas vendas totalizam mais de 10 milhões de cópias em várias plataformas. É considerado um dos jogos mais influentes dos anos 2000, com seu ponto de vista indireto, em particular, amplamente adotado por muitos jogos de tiro em terceira pessoa que se seguiram.
Caso você esteja cético sobre a existência de Resident Evil Remake 4, mesmo após o vazamento que revelou a data de lançamento do jogo no quarto trimestre do ano fiscal de 2022, vale lembrarmos que vazaram também recursos de cenário que comprovariam sua existência, vazamentos estes oriundos do ataque hacker que a Capcom sofreu em 2020. A grande verdade é que, a respeito de RE4 Remake, de fato existem rumores antigos e consistentes que garantem que o jogo já está em produção.
As suspeitas sobre a real existência de RE4 Remake foram intensificadas após a Capcom confirmar que, na história do novo Resident Evil 3, Nemesis foi criado através de um parasita Las Plagas produzido artificialmente nos laboratórios da Umbrella, um arco da história inédito até então e que comprovaria que a Capcom teria a intenção de “linkar” os recentes remakes de RE2 e RE3 ao futuro RE4 Remake. Rumores sobre a produção do jogo dizem que sua equipe de desenvolvimento será maior que a envolvida no novo Resident Evil 2, com o apoio de alguns dos desenvolvedores que trabalharam no novo RE2 e em Devil May Cry 5.
Especula-se também que tanto a história quanto a jogabilidade de Resident Evil 4 serão alteradas para o remake e que a história do jogo será expandida se comparado com o enredo do jogo original. O estúdio por trás do desenvolvimento de Resident Evil 4 Remake seria, como já foi dito nesta notícia, o M-Two, estúdio que serviu como auxílio para a produção do novo Resident Evil 3, e que já foi apontado que estaria realizando um novo Remake em grande escala para a Capcom.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.