A Gamer Informer divulgou um vídeo de doze minutos com trechos exclusivos de gameplay do Capítulo 5 do aguardado Remake de Resident Evil 4!
Confira na íntegra abaixo:
Nesse gameplay podemos ver trechos da igreja, a vila durante a noite e ainda a gameplay na cabana, além de novos elementos na maleta, bem como as sidequests do Mercador. Vale lembrar que o gameplay foi editado pela Capcom e comentado pela equipe da Revista Game Informer, então existem cortes e os apresentadores deixam claro que existem outros caminhos a serem seguidos além dos mostrados no gameplay.
No primeiro trecho podemos ver a fuga de Leon e Ashley da igreja e o caminho deles para voltar para a vila. Aqui vemos as novas interações da Ashley com o cenário e mais do modo stealth presente no jogo, algo que não existia no game original.
É possível vermos também um pouco mais da nova interface do Mercador e suas missões secundárias que geram recompensas, nesse caso duas Spinels. Missões secundárias também não existiam no RE4 original. Ainda temos uma passada rápida pela casa do Bitores Mendez.
Na volta pela vila durante a noite encontramos um lobo infectado pelas Plagas. Vale lembrar que a Capcom informou que esse lobo não é o mesmo que o Leon pode salvar no original. Ainda não sabemos se essa parte (do Leon salvando o animal) vai estar disponível no Remake. Um pouco a frente do vídeo podemos ver a clássica missão dos medalhões azuis, mas aqui aparecem apenas como 5, e o apresentador diz que questionou a Capcom sobre, que respondeu que essa missão aparece várias vezes durante o jogo.
No fim do vídeo vemos mais uma vez a gameplay da cabana, divulgada anteriormente, agora mostrando um pouco mais de um desentendimento entre os personagens principais; os apresentadores apontaram que essa não é a primeira vez que o jogador encontra o “cabeça de boi”, e que ele pode ser encontrado antes desse momento.
Na porção do gameplay na cabana, podemos ver a volta das tábuas de madeira para barricadas, já conhecidas de RE2 Remake, elas complementam os objetos que barram as entradas da cabana, mas ainda é possível ver estantes fazendo o mesmo papel.
Podemos ver também um pouco da IA de Luis e a interação dele com Leon e Ashley, assim como as falas que trocam. A piada dos “mísseis” feira no jogo original aparentemente foi removida. O trecho da ênfase em mostrar uma gameplay com armas diversas e a mecânica de defesa, e também há a aparição das Plagas. Os itens deixados por inimigos ainda existem e com um indicador bem mais simples que no original e um pouco mais elaborado que o dos outros títulos atuais da série. Basicamente, a essência do gameplay na cabana parece a mesma do jogo original: um espaço pequeno com vários inimigos e a colaboração do Luis. Não se sabe se será possível atirar em Luis com Leon, como no jogo original.
E para fechar o vídeo de gameplay, são mostradas novidades na maleta e ainda alguns tesouros; a forma de colocar jóias em tesouros é um pouco diferente e talvez seja possível combinar tipos diferentes de jóias para aumentar o preço, como no jogo original. Também é mostrado que existem maletas diferentes e elas dão bônus diferentes, assim como os chaveiros. Vale destacar que um tipo de item box aparece também.
Abaixo, confira uma galeria com novas screenshots retiradas da gameplay:
Quem está acompanhando a avalanche de novidades de Resident Evil 4 Remake certamente recebeu com agradável surpresa o novo inimigo do jogo! O homem touro ou “Cabeça de Boi” é um novo tipo de Ganado que irá infernizar a vida de Leon no remake de Resident Evil 4; apesar de já ter sido observado que seu design é oriundo de uma inimigo descartado do jogo original, graças a uma entrevista da Game Informer com o diretor de arte Hirofumi Nakaoka, temos a oportunidade de conhecer as inspirações e como foi idealizado seu funcionamento enquanto inimigo.
Nakaoka falou também sobre as inspirações para a criação do inimigo da serra elétrica já visto nos trailers e agora também na nova gameplay divulgada.
LEIA TAMBÉM – Por que a Capcom decidiu mudar Ashley em Resident Evil 4 Remake?
Iremos incluir abaixo um resumo cuidadosamente preparado das falas do diretor na entrevista que concedeu à Game Informer, para que o(a) caro(a) leitor(a) e Partner possa alimentar seu hype!
Confira então o que Nakaoka tem a dizer sobre o design do “Cabeça de Boi”:
”Uma das coisas que melhor define Resident Evil 4 são seus personagens. Você tem Leon, Ashley e muitas outras caras marcantes e isso é um importante aspecto do jogo. Diferente de outros jogos de Resident Evil até então, RE4 tem uma porção de situações em diferentes ambientes. Temos uma vila, um castelo, dentre outros, e com isso o jogo ganha grande variação. O objetivo no remake era preservar isto para imprimir fidelidade ao jogo original”.
Uma das primeiras coisas que o diretor de arte pensou foi em se certificar de que cada personagem fosse único. O diretor gosta mais de Leon e disse ter jogado o RE4 original quando era estudante. Ele amou o jogo e o personagem Leon, e curtiu o apelo dele como protagonista.
Sobre os inimigos, disse ter gostado do Dr. Salvador, então quando soube que o personagem voltaria no remake (inimigo da serra elétrica), foi dada a ele bastante atenção, atenção ao seu design, e várias coisas foram tentadas neste processo, como fazer dele um inimigo com grande porte e muito alto. Algumas ideias não estavam dando certo, então eles jogaram o RE4 original novamente para dar ao inimigo outra direção, e perceberam que seria melhor retratá-lo como um cara “normal”: “Ele parece normal, mas tem um saco na cabeça e segura uma serra elétrica”, enfatiza Nakaoka.
“Ficou assustador, e é daí que nasce o horror”, defende o diretor. “Se ele fosse musculoso e ‘não -humano’ ele seria só mais um monstro, o que não assusta tanto. Se temos então alguém que era pra ter alguma inteligência e ser normal, mas ele está com um saco na cabeça e segurando uma serra elétrica entretanto, isso sim é assustador”, diz Nakaoka. A equipe do jogo decide então ir nessa direção com o personagem. “Do pescoço pra baixo ele não é diferente de outro Ganado qualquer, as diferenças maiores estão no saco na cabeça e na serra, e acabou ficando com um aspecto semelhante ao inimigo do jogo original, porém desta vez usando e abusando da tecnologia e dos avanços gráficos, com detalhes em suas roupas, nos olhos”, e o diretor espera que os fãs se deleitem com estes detalhes.
O diretor fala também do novo inimigo presente em RE4 Remake, que aparentemente tem uma cabeça de boi ou touro, com corpo de ser humano. Ele explica que a ideia de criar o novo inimigo não foi somente para acrescentar um personagem novo, e que ele foi crido já nos estágios finais de desenvolvimento de RE4 Remake. “Quando a equipe jogou o jogo que já estava quase completo, sentiu que em algumas partes do game gostariam de ver um inimigo diferente, um inimigo forte, difícil de abater, e talvez segurando um martelo. Pensou-se então em que parte do gameplay ele se encaixaria melhor, e foi aí que ele nasceu”, diz Nakaoka.
Como o jogo já tinha muitos inimigos “humanos”, como os Ganados, a equipe sentiu necessidade de acrescentar algum inimigo mais inspirado na religião e cultura dos Los Illuminados, e este inimigo com cabeça de boi seria o personagem ideal para representar isso, segundo o diretor.
A new re:4 enemy from the game informer coverage, and a concept art for the original bio4 for different animal masks.
Capcom loves going back to early designs with these remakes. #residentevil4 pic.twitter.com/GP7KaSrcU4— Nóra, the somniloquist (@misssnugglebutt) January 31, 2023
Ele explica que a franquia Resident Evil já exibiu em alguns jogos cabeças de cabra ou vaca penduradas como decorações em alguns ambientes, e por isso decidiram que este novo inimigo teria uma cabeça semelhante.
O diretor ainda diz que, na maioria dos jogos, um inimigo com esta natureza seria como um minotauro, mas o inimigo de RE4 Remake tem na verdade a cabeça de um boi morto no lugar de sua própria cabeça, com corpo de ser humano, sendo que esta cabeça animal pode ter sido posta ali, forçadamente.
Nakaoka então explica:
“Por conta disso, quando você joga, a cabeça do boi não olha diretamente para o jogador; por ser uma cabeça de animal “morta”, seus olhos não olham para lugar nenhum. Se o inimigo fosse um minotauro de fato, RE4 Remake iria cair numa esfera mais fantasiosa que não combina com sua proposta, mas uma cabeça morta de animal colocada no lugar de uma cabeça humana já faria mais sentido, fazendo dele um aldeão bastante louco, fortalecido pelo Las Plagas, e usando esta cabeça de boi”.
Vale comentar também que ”Ganado” significa literalmente ”gado” traduzindo do espanhol, isso representa o nível de alienação causado pelos chefes dos Los Illuminados para com a população do vilarejo, obrigando-os a matar e se mutilarem pelo culto. Com isso em mente, e como foi citado pelo diretor, é ainda mais assustadora a concepção desse novo inimigo, como uma representação suprema da insanidade e ao mesmo tempo a aparência ser tão grotesca que torna absurdo conceber que é um ser humano por baixo daquela cabeça e não um monstro mítico.
Esse é o grande terror dos monstros de Resident Evil, a maior parte eram apenas pessoas normais que foram brutalmente desfiguradas por manipulação, armas biológicas e lavagem cerebral ao ponto de beirar o surreal e o inumano.
Resident Evil 4 Remake chega às lojas totalmente localizado e dublado em Português do Brasil em 24 de março de 2023, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e PC.
Nascido em 2002, um escritor aterrorizado e apaixonado por histórias de terror!