Lembra quando publicamos o rumor sobre as versões para PS4 e Xbox One de Resident Evil Village que teriam sido descartadas no início do desenvolvimento? Parece que pode haver muito mais mudanças acontecendo nos bastidores do desenvolvimento do jogo (e também no tocante ao enredo, conforme também noticiamos dias atrás); podem não ser mudanças positivas se os relatos forem verdadeiros, mas também podem gerar algo muito pedido pelos fãs.
[ CLIQUE AQUI E SEJA UM APOIADOR DO EVILHAZARD! CONFIRA NOSSAS RECOMPENSAS! ]
Mais uma vez ele: o insider veterano e “vazador” da série Resident Evil com um histórico quase impecável, DuskGolem (também conhecido como AestheticGamer), recentemente postou em seu twitter uma série de atualizações sobre o desenvolvimento de Resident Evil Village, e não são exatamente boas notícias, porém, se tudo se confirmar, RE Village pode chegar também para a atual geração de consoles!
Dusk afirma que mesmo depois que as versões PS4 e Xbox One foram engavetadas para ajudar a otimizar e possivelmente acelerar o desenvolvimento do jogo, concentrando-se no hardware de geração atual (o que levou a alguns avanços e progressos em muitas áreas-chave do desenvolvimento), há uma versão, em particular, que está se mostrando difícil de trabalhar em paridade com as outras versões que estão sendo desenvolvidas.
Ele relata que a versão de PS5 do jogo está lutando para acompanhar várias atualizações e melhorias experimentais que eles tentaram implementar recentemente, mesmo quando esses recursos funcionaram perfeitamente nas versões Xbox Series X e PC do jogo.
Vale ressaltar, entretanto, que recentemente DuskGolem afirmou que alguns jogos (dentre eles RE Village) estariam tendo problemas de desempenho no PlayStation 5, e a informação foi desmentida pela Sony, o que fez a observação de Dusk repercutir como “fake news” em toda a imprensa gamer. Portanto ATENÇÃO: todo conteúdo trazido por DuskGolem deve ser encarado como “não-oficial”, ou seja, são apenas rumores e/ou especulações. A Capcom não se manifestou oficialmente até o momento sobre os elementos de RE Village trazidos pelo insider.
Abaixo confira a série de tweets publicados por DuskGolem:
(1/6) Okay, so I have a really complicated explanation. I've resisted talking about it, but with the new showing I think I can talk about this a bit more.
RE8 was playable from start to finish over a year ago, as I've shared before in 2019 there was another game that was RE8, but https://t.co/gzMo1i1reR— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
(2/6) that game was years off, & this game was received INSANELY well both internally & with testers, so this became RE8 again & got additional time for polish, to update the graphics, etc.
At the start of this year the game WAS 100% a cross-gen game, & aiming for a January 2021
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
(3/6) release date. Hell, I even know a number of the Ambassador tests they did, peeps were playing RE8 on a PS4 Pro.
But Capcom have been…Weird with RE8. Not even bad, but weird. How I best understand it is the loading speeds of next-gen consoles became desirable for the game
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
(4/6) because there was some ideas for reality warping & cool hallucination ideas they originally had to cut because last-gen loading didn't really make it work well, but with next-gen on the table with faster loading it was possible. So they focused their efforts on next-gen
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
(5/7) & also allowed them to do a lot more with shadows, graphical effects, higher character models, etc.
But I've heard more recently they've been second-guessing that a bit. They're debating that choice. And I know this won't make sense to everyone outside-in, but the PS5 ver.
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
(6/7) of RE8 is actually having a lot of problems. The next-gen improvements they're making work fine in the PC & Xbox X versions, but are really affecting the PS5 version. They're debating to step down on the affects & features, trying to figure out what's going on here, & with
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
(7/7) these hiccups & thinking of sales debating if they should go all-in on Next-Gen for the benefits it brings to the game, or cut back to make more widely available, they've even been giving some questionnaires to testers including asking about the next-gen or cross-gen focus.
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
Em tradução literal, ele disse o seguinte:
“Ok, então, eu tenho uma explicação muito complicada. Resisti em falar sobre isso, mas com a nova exibição acho que posso falar um pouco mais sobre isso. RE8 era jogável do início ao fim há mais de um ano, como eu disse antes em 2019; havia outro jogo que era RE8, mas esse jogo foi descartado anos atrás, e este novo jogo foi recebido INSANAMENTE bem tanto internamente quanto com testadores, então este tornou-se RE8 novamente e obteve tempo adicional para polir, atualizar os gráficos, etc. No início deste ano, o jogo ERA 100% um jogo de geração cruzada, com previsão de lançamento em janeiro de 2021. Caramba, eu até conheço uma série de testes de Embaixadores que eles fizeram, e estavam jogando RE8 em um PS4 Pro.
Mas a Capcom tem sido… estranha com RE8. Nem mesmo ruim, mas estranho. A melhor forma de entender isso é que as velocidades de carregamento dos consoles de próxima geração tornaram-se desejáveis para o jogo porque havia algumas ideias para distorção da realidade e ideias de alucinação legais que originalmente tiveram [a Capcom] que cortar porque o carregamento da última geração realmente não funcionava bem, mas com a próxima geração na mesa com carregamento mais rápido foi possível. Então, eles concentraram seus esforços na próxima geração e também lhes permitiram fazer muito mais com sombras, efeitos gráficos, modelos de personagens superiores, etc.
Mas eu ouvi mais recentemente que eles têm questionado isso um pouco. Eles estão debatendo essa escolha. E eu sei que isso não fará sentido para todos, mas para a versão PS5 de RE8, que está tendo muitos problemas. As melhorias de última geração que estão fazendo funcionam bem nas versões para PC e Xbox Series X, mas estão realmente afetando a versão PS5. Eles estão debatendo para diminuir os efeitos e recursos, tentando descobrir o que está acontecendo aqui, e pensando em vendas debatendo se deveriam ir ‘all-in’ no Next-Gen pelos benefícios que isso traz para o jogo, ou reduzir para torná-lo mais amplamente disponível; eles têm até dado alguns questionários aos testadores, incluindo perguntas sobre o foco da próxima geração ou da geração cruzada”.
Resumindo: Dusk também havia afirmado anteriormente que a Capcom já havia encontrado alguns problemas com o desenvolvimento do PS5 no início do ciclo, relacionados ao hardware do PS5 frequentemente lutando para atingir visuais 4K verdadeiros, que é um recurso que eles queriam se concentrar em alcançar com este título. Parece que esse revés em fazer o jogo rodar de forma satisfatória em todas as plataformas também pode fazer com que o jogo seja muito mais atrasado em relação à data original, que foi originalmente relatada como janeiro de 2021, já que eles também têm um acordo de marketing pago com a Sony para o jogo e, portanto, uma data de lançamento escalonada para o PS5 está provavelmente fora de questão.
Ele afirma também o mais interessante para os fãs: em meio a esses problemas, a Capcom ainda não teria descartado completamente, segundo o insider, a possibilidade de continuar o desenvolvimento de RE Village nas versões PS4 e Xbox One e tem enviado questionários aos seus testadores para saber sua opinião sobre o desempenho entre as versões e se eles acham que ainda vale a pena perseguir as versões de geração atual para atingir um público mais amplo ao custo de um possível impacto na qualidade da experiência.
DuskGolem reiterou que isso não era alimento para uma “guerra de consoles”, mas sim relatórios reais e preocupações que ele tem recebido de seus contatos na Capcom.
I get that, but the thing THIS IS NOT FUCKING CONSOLE WARRIOR BULLSHIT, it's literally the situation with RE8. I'm just gonna' lay it straight: the PS5 of RE8 is struggling & causing issues in development.
It's an actual hurdle at the moment. https://t.co/hOL2yL1JOX
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 17, 2020
Como sempre, esse tipo de boato deve ser tomado com cautela, mas pode significar algumas mudanças futuras para RE Village, incluindo possíveis atrasos e descarte ou rebaixamento de algumas ideias de seus objetivos de design originais com o jogo. A Capcom não comentou sobre nenhum desses rumores ou fez qualquer anúncio sobre essas preocupações, então teremos que esperar para ver se isso chegará ao público.
Fica o questionamento: a Sony apontou muito para baixo em suas especificações de hardware para seu console de próxima geração, se os desenvolvedores já estão relatando gargalos no desempenho em comparação com seus pares? Ou a Capcom está sendo ambiciosa demais com este projeto? Só o tempo dirá as respostas a essas perguntas. Podemos obter mais algumas respostas nos próximos meses, conforme o desenvolvimento continua, portanto, fique atento para mais atualizações sobre isso!
Ressaltamos que todo conteúdo trazido por DuskGolem deve ser encarado como “não-oficial”, ou seja, são apenas rumores e/ou especulações. A Capcom não se manifestou oficialmente até o momento sobre os elementos de RE Village trazidos pelo insider.
Resident Evil Village ainda está definido para uma janela de lançamento geral em “2021”, mas podemos descobrir mais alguns detalhes ou atualizações no final deste mês na Tokyo Game Show, uma vez que a Capcom já declarou que o jogo também aparecerá lá.
Fonte: Rely on Horror
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!