O capitão Mikhail Victor era membro do Umbrella Biohazard Countermeasure Service (U.B.C.S.), que acompanhou Carlos Oliveira e Nikolai Ginovaef a Raccoon City em 1998 para lidar com o surto de T-virus. Originalmente de Leningrado, na União Soviética, Mikhail se tornou um soldado do exército soviético, onde alcançou o posto de capitão. Ele foi forçado a renunciar após o colapso da União Soviética e o exército se dividir entre as fronteiras regionais.
Nome: Mikhail Victor
Nascimento: 1953
Tipo Sanguíneo: A
Altura: 1,78m
Peso: 98Kg
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil 3 Nemesis (1999)
Após o rompimento, Mikhail ingressou em uma organização guerrilheira destinada a alcançar a independência de uma minoria étnica que estava sendo perseguida pela nova Federação Russa. Quando a organização guerrilheira se transformou em um mero grupo terrorista, Mikhail foi encontrado e preso pelas forças do governo russo. A Umbrella Corporation soube de suas excelentes qualidades de liderança e formação militar e ofereceu anistia a seus homens se ele se juntasse à força paramilitar da empresa. Como o ex-coronel do exército soviético Sergei Vladimir, Mikhail foi autorizado a manter seu posto militar dentro dos EUA.
Durante o surto biológico de 1998 em Raccoon City, o capitão Mikhail foi enviado à cidade em 26 de setembro, juntamente com o restante do pelotão Delta. Ao contrário de Nikolai, Mikhail não estava ciente do verdadeiro objetivo do U.B.C.S. e assumiu que o objetivo na cidade (assim como Carlos acreditava) era a evacuação de civis.
Nos dias que se seguiram, o U.B.C.S. sofreria pesadas perdas devido à inesperada superioridade dos zumbis de números incontroláveis em Raccoon City. Capitão Mikhail, Nicholai Zinoviev e Carlos Oliveira conseguiram escapar da horda de zumbis e guarnecer-se em um bonde abandonado. Mikhail, ferido, seria deixado no bonde para se recuperar, enquanto os outros dois começaram a procurar um meio de escapar com o uso do bonde.
Seus ferimentos não o deixaram um fardo, no entanto. Em um ponto, ele saiu para se defender de uma horda de zumbis que se aproximava, apesar dos ferimentos mencionados acima. Depois de ser criticado por Jill Valentine por assumir riscos desnecessários, ele replicou que nenhum dos eventos em Raccoon City foi causado pelo U.B.C.S.. Como líder de pelotão, sentiu remorso por não poder salvar seus homens e por não poder lutar ao lado dos outros devido a seus ferimentos.
Depois que Jill e Carlos finalmente recuperaram os componentes certos necessários para colocar o bonde em movimento novamente, os três (menos Nikolai, que presumivelmente faleceu) foram para a Torre do Relógio de St. Michael, em Raccoon City. Antes de chegar, porém, o teleférico foi atacado por Nemesis, que conseguiu entrar no carro traseiro. Jill voltou ao carro para investigar um barulho estranho e viu a B.O.W.. Mikhail, ainda gravemente ferido, exigiu que ela deixasse o carro enquanto ele continuava atirando em Nemesis com sua carabina M4.
Depois de ficar sem munição e ser brutalmente espancado pelo Nemesis, Mikhail tirou uma granada do colete e puxou o alfinete em uma tentativa de sacrifício para matar Nemesis e salvar Jill e Carlos. Apesar de seu esforço, Nemesis sobreviveu à explosão e continuou caçando Jill. No entanto, seu sacrifício não foi inteiramente em vão, pois a explosão lançou Nemesis do carro, deixando Jill e Carlos a salvo, mesmo que por um breve momento.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.