ANUNCIE AQUI!

Pesquisa encomendada pela BGS revela o perfil e a preferência dos jogadores brasileiros

Segundo a pesquisa BGS/Datafolha quatro em cada dez brasileiros com doze anos ou mais têm o hábito de jogar videogame! O estudo foi encomendado pela maior feira de jogos eletrônicos da América Latina ao Datafolha e no primeiro trimestre de 2020 ouviu 2.446 pessoas de 145 municípios do país.

O levantamento traça o perfil, comportamento e hábitos de consumo dos gamers brasileiros e traz informações referentes às variáveis: gênero, faixa-etária, classe social, região, preferências de jogos, entre outras.

A pesquisa mostra que entre os cerca de 40% da população que jogam (67 milhões de brasileiros), 35,5 milhões (53%) são homens e 31,5 milhões (47%) são mulheres; além disso foi observado pela pesquisa que a maioria dos gamers está localizada no Sudeste (44%) e Nordeste (28%), seguidos por Sul (13%), Norte (8%) e Centro Oeste (7%).

Preferências

Além do perfil socioeconômico, a Pesquisa BGS/Datafolha também busca entender as preferências dos gamers, como as principais motivações para jogar e seus gêneros favoritos.

Entre os entrevistados, cerca de 80% disseram que os jogos são uma opção de entretenimento, diversão e passatempo. Na mesma pergunta, que podia ter mais de uma resposta, 22% disseram que jogam porque gostam; 11% para descansar e relaxar; 3% para exercitar a mente e a memória, e 2% para interagir com amigos e parentes.

Em relação aos estilos preferidos, lideram a lista: ação e aventura (39%), esportes (26%), estratégia (23%) e corrida (21%), sendo que a maior parte dos entrevistados possui o hábito de jogar dois tipos de jogos. Outro dado importante mostrado pelo levantamento é a relevância dos e-sports, um dos segmentos que mais cresce na indústria. Cerca de 40% dos gamers afirmaram que acompanham os eSports, especialmente os jovens, com idade de até 24 anos.

Para Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show, o objetivo da pesquisa é fazer um raio-X cada vez mais fiel e aprimorado do mercado brasileiro, identificando seus potenciais e oportunidades. Segundo o que foi dito por Marcelo Tavares:

“Sempre foi um desafio encontrar dados que refletissem a realidade do mercado brasileiro de games, e o trabalho feito em parceria com o Datafolha muda totalmente este cenário. Há mais de uma década estamos em contato direto com os jogadores e as principais empresas do setor, e queremos aproveitar essa expertise para produzir e oferecer conteúdos e informações relevantes a todos aqueles que, no Brasil e no exterior, se interessam pelo nosso mercado”.

Marcelo também comenta que a pandemia de covid-19 deve mexer com os hábitos dos gamers:

“Com as pessoas passando mais tempo em casa, é natural que os games se tornem ainda mais uma excelente opção de lazer, entretenimento e interação com amigos. No início do ano, por exemplo, um terço dos gamers diziam jogar todos os dias e o consumo semanal médio era de 11 horas e meia. Quando revelarmos a próxima edição da pesquisa, certamente veremos o impacto desse momento que vivemos”.

A Pesquisa BGS/Datafolha foi realizada no primeiro trimestre de 2020 e com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Assim como Marcelo Tavares comentou nós também acreditamos que por conta da pandemia de covid-19 o o consumo games tenha aumentado drasticamente.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us