Quando lançado em 2019 para PlayStation 4, Days Gone recebeu críticas pesadas por ter sido lançado com um número grande de bugs e, seguindo os críticos, uma história não muito “empolgante”. Alguns desenvolvedores da Bend Studios, responsável pelo game, reclamaram sobre a nota que o game havia recebido, 7.1 no Metacritic. Após o lançamento do game para a plataforma PC, o game recebeu uma nota um pouco melhor, chegando a 7.6 no Metacritic e foi elogiado pelos jogadores da plataforma, e novamente alguns desenvolvedores do game chegaram a dizer que o jogo, possivelmente, não terá uma continuação por causa da sua nota injusta, segundo eles.
A novela não acabou por ai: o ex-funcionário e diretor do game, John Garvin, em seu Twitter culpou o fracasso do jogo por ter recebido injustamente notas baixas. Um usuário da plataforma questionou sobre o motivo do jogo não ter recebido grandes elogios na época. John Garvin listou 3 motivos, que segundo ele, foram cruciais.
Phatom McGill: “Eu nunca vou entender como este jogo não recebeu elogios universais da crítica. Uma das poucas vezes em que fiquei totalmente impressionado porque esperava uma experiência mediana com base nos comentários.”
John Garvin: “Três razões:
1. Teve problemas técnicos como bugs, de streaming e de frame rate;
2. Teve críticos que não tiveram a preocupação de realmente jogar o jogo;
3. Teve críticos “woke” que não conseguiam lidar com um motoqueiro branco e grosseiro olhando para a bunda de sua namorada.”
O tweet em questão foi apagado, mas como dizem na internet: “pode apagar, mas o print é eterno”. John Garvin acabou privando sua conta no Twitter posteriormente, impedindo que qualquer um acesse seus posts na plataforma, apenas aqueles que solicitam segui-lo.
Após toda essa repercussão que John causou, o estúdio responsável por Days Gone, Bend Studios, soltou uma nota em seu Twitter:
— Bend Studio (@BendStudio) December 8, 2022
“Estamos cientes dos comentários feitos por nosso antigo diretor criativo em Days Gone, com as visões pessoais dele sobre a recepção ao nosso jogo. O Bend Studio não compartilha este sentimento, e isso não reflete a visão do nosso time. Nosso estúdio tem imenso orgulho de Days Gone, e somos gratos a cada desenvolvedor que se dedicou ao máximo ao projeto.”
O game Days Gone, mesmo recebendo criticas das mídias, foi um sucesso de vendas no PlayStation 4 e PC. Mesmo assim, segundo John, o que importa para a Sony é a nota que o game recebe no Metacritic.
Days Gone foi lançado dia 26 de Abril/2019 para PlayStation 4 e no dia 18 de Maio/2021 para PC.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.