O Pyramid Head é um dos inimigos mais icônicos da série de jogos Silent Hill. A criatura foi criada por Masahiro Ito, que recentemente compartilhou uma arte conceitual inicial do inimigo central de Silent Hill 2. O Pyramid Head se tornou tão emblemático para a série que foi incluído em vários títulos subsequentes de Silent Hill, bem como na série de filmes e em outros jogos licenciados pela Konami.
Ito se juntou à Konami em 1997 e se tornou parte do Team Silent, onde trabalhou como designer de criação e plano de fundo em Silent Hill, diretor de arte e designer de criatura em Silent Hill 2, e diretor de arte, designer de criatura e plano de fundo em Silent Hill 3.
Silent Hill 2 ainda é conhecido hoje por sua narrativa incrível, atmosfera agourenta e design de personagem que é tão celebrado, que o remake de Silent Hill 2 não adicionará nenhum inimigo de maior destaque, com Pyramid Head sendo apontado como um inimigo ícone no jogo.
Com o recente tweet de Ito, os fãs podem ver como era a versão inicial daquele que se tornaria o monstro icônico da série. Ito, que frequentemente publica designs conceituais no Twitter, bem como tweets raivosos sobre Pyramid Head, compartilhou uma imagem de Pyramid Head em um estágio inicial de desenvolvimento. A pintura, intitulada “3310”, foi feita depois que Ito terminou o trabalho no primeiro Silent Hill.
A intenção parece ser que o protagonista de Silent Hill 2 encontre o “objeto” na água. Não está claro até que ponto o desenvolvimento de Silent Hill 2 estava na época deste projeto, mas os fãs saberão que a água, na forma do Lago Toluca, se tornaria uma parte fundamental da história.
"3310", a painting that I did after finishing making the 1st Silent Hill in 1999. I was thinking the object of in the middle of this pic as a character that the protagonist encountered in water from an story-idea for the SH2. This figure became Pyramid Head eventually. pic.twitter.com/eJgDUgrhZe
— 伊藤暢達/Masahiro Ito (@adsk4) January 23, 2023
“”3310”, uma pintura que fiz depois de terminar de fazer o 1º Silent Hill em 1999. Eu estava pensando no objeto no meio dessa foto como um personagem que o protagonista encontrou na água a partir de uma ideia de história para o SH2. Esta figura tornou-se Pyramid Head eventualmente.”
O tweet termina com a declaração: “Esta figura se tornou Pyramid Head eventualmente”, confirmando que o design não era simplesmente semelhante ao monstro icônico. Ito registrou que Pyramid Head deveria ser vinculado especificamente ao protagonista de Silent Hill 2, James Sunderland, chegando a dizer que Dead by Daylight usa o Pyramid Head errado. O monstro pretendia ser uma manifestação da culpa de James, e não um inimigo típico.
Assim como o Pyramid Head, podemos reparar que as enfermeiras de Silent Hill 2 também se relacionam diretamente com a narrativa de James, porém foram reutilizadas na franquia de filmes. E mesmo sendo uma das enfermeiras mais assustadoras dos filmes de terror, podemos argumentar que uma das razões pelas quais Silent Hill 2 alcançou seu status de clássico do terror psicológico é a maneira como os designs das criaturas de Ito se relacionam tão perfeitamente para a psique do protagonista problemático.
Lembrando que diversos projetos de Silent Hill estão atualmente em desenvolvimento, dentre eles o remake de Silent Hill 2.
Fonte: Gamerant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!