Resident Evil, assim como qualquer outra franquia com uma grande longevidade, possui um elenco considerável de personagens icônicos e amados, a maioria dos quais já existe há quase 30 anos. A franquia estreou em 1996 com Resident Evil 1, que pode não ter tido a melhor escrita ou dublagem do mundo para alguns, mas ainda assim conseguiu entregar dois protagonistas icônicos e inesquecíveis na forma de Chris Redfield e Jill Valentine. Assim começou uma longa tendência de jogos da série Resident Evil, incluindo alguns dos personagens mais conhecidos de todos os jogos, muitos dos quais ainda são tão relevantes hoje quanto eram em sua primeira introdução.
Cada fã de Resident Evil tem seu próprio personagem icônico favorito, e eles podem variar muito, desde personagens “menores” como Barry Burton, até figuras grandiosas como Albert Wesker, mas quando se trata de fãs que cresceram no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, Leon S. Kennedy é a escolha mais provável para seu personagem favorito de Resident Evil, e há muito sobre o protagonista que mesmo os fãs mais obstinados podem não saber.
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Leon Kennedy sempre esteve destinado a participar de uma sequência de Resident Evil
Após o primeiro Resident Evil lançado em 1996, a Capcom começou a trabalhar em uma sequência quase imediatamente. Com lançamento previsto para março de 1997, a Capcom ficou cada vez mais insatisfeita com o estado desta sequência e tomou a difícil decisão de eliminar completamente essa versão do jogo e começar do zero. Apelidado de Resident Evil 1.5, pouco resta desta sequência de protótipo no produto final de Resident Evil 2, exceto Leon Kennedy, que esteve presente desde o início. Parecendo praticamente igual à sua iteração final, esta versão original de Leon Kennedy ainda era um recruta da R.P.D., mas um que estava lá durante o início do surto de Raccoon City.
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Leon Kennedy foi projetado para ser completamente diferente de Chris Redfield
Em uma postagem de 2009 na PlatinumGames intitulada “Saudações!”, o diretor de Resident Evil 2, Hideki Kamiya, deu uma pequena visão sobre o design de Leon Kennedy. De acordo com a postagem do blog, Kamiya queria tornar o protagonista de Resident Evil 2 completamente diferente do “cara durão” do primeiro jogo, Chris Redfield. Embora Kamiya tenha afirmado que adora esse arquétipo e seu uso no primeiro Resident Evil, ele queria algo diferente para a sequência, e foi aí que Leon Kennedy entrou na criação, projetado para ter pontos fracos, mas ainda assim estar “pronto para tudo”.
O design de Leon Kennedy pode ter influenciado o design de Dante, de Devil May Cry
Resident Evil 4 teve um ciclo de desenvolvimento incrivelmente difícil, passando por um total de quatro iterações diferentes antes de seu lançamento final. Uma dessas iterações foi um jogo de ação hack-and-slash em terceira pessoa que realmente não se encaixava nos mitos de Resident Evil, mas tinha algum potencial real. Esse jogo acabaria se tornando Devil May Cry, e embora Dante fosse originalmente Tony Redgrave na versão de Resident Evil 4, seu design visual compartilha um grande número de semelhanças com o design final de Resident Evil 4 de Leon Kennedy. Embora não tenha sido confirmado por Hideki Kamiya se Leon Kennedy foi inspiração quando se tratou de criar Dante, a semelhança certamente existe.
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Leon Kennedy não teve boa sorte em seus relacionamentos
De acordo com o manual original de Resident Evil 2, Leon Kennedy ainda está sofrendo com um rompimento muito ruim quando o jogo começa, sendo essa a razão pela qual ele decidiu se aventurar em Raccoon City em primeiro lugar. Esse rompimento pode ter salvado sua vida, porque em vez de ter uma boa noite de sono antes de seu primeiro turno na R.P.D., Leon decidiu ficar bêbado, o que o levou a se atrasar e, assim, perder os estágios iniciais do surto de Raccoon City.
Impressionante ver como foi o ciclo de criação deste personagem que é um dos mais icônicos de toda a franquia, tanto por seu design que realmente foi feito para tentar se afastar do que foi Chris Redfield no primeiro jogo, quanto por sua história de fundo e o início de sua carreira, que a princípio parece algo simples, mas que quando vemos como foi o desenrolar de Resident Evil 2, percebemos que um simples atraso mudaria tudo no final!
Adaptado de Gamerant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!