A série Resident Evil se consolidou como uma das maiores franquias de terror de todos os tempos. No entanto, houve um breve período na história em que a série de jogos se desviou do caminho e tentou se enraizar no reino dos jogos de tiro de ação e aventura. Resident Evil 5 e Resident Evil 6 foram lançados nesta época, apresentando cenários de ação emocionantes, um ritmo rápido e, talvez o elemento mais favorável, um sólido recurso cooperativo.
Embora a série tenha retornado às suas raízes a partir de Resident Evil 7, a série de remakes da desenvolvedora Capcom agora alcançou Resident Evil 5; os fãs e o mundo dos jogos em geral passou então a questionar como prováveis remakes de RE5 e RE6 implementarão sua jogabilidade cooperativa. Sem nenhum sistema cooperativo noa atuais remakes, o esforço necessário para fornecer esse recurso nos remakes de RE5 e RE6 pode ser algo interessante de se analisar.
A série principal “numerada” de Resident Evil está inaugurando uma nova era em primeira pessoa para a franquia, enquanto os atuais remakes reintroduzem os fãs ao que tornou os clássicos tão aclamados. O provável remake de Resident Evil 5 oferecerá, portanto, um cenário bastante desafiador, pois deverá manter o ímpeto da série de remakes enquanto captura a essência da era de ação e aventura da franquia. O modo cooperativo oferece uma oportunidade atraente, pois ainda não reapareceu nos títulos modernos de Resident Evil, e pode fornecer uma plataforma sólida a partir da qual os remakes de RE5 e RE6 poderiam se tornar ainda mais aterrorizantes. No entanto, isso dará muito trabalho para um recurso que só poderá ser usado nesses dois prováveis remakes.
A série de recentes remakes de Resident Evil reconstruiu algumas das melhores experiências de jogos de terror do zero, aproveitando ao máximo a RE Engine. No entanto, nenhum título ainda apresenta uma mecânica cooperativa, muito menos uma campanha cooperativa totalmente implementada. Com um remake de Resident Evil 5 aparentemente chegando, a desenvolvedora Capcom enfrenta o desafio monumental de criar um recurso cooperativo do zero e construir dois títulos completos em torno dele. O problema é que a continuação desses títulos já está “gravada em pedra”, e a história viu a série deixar o modo cooperativo para trás.
Criar uma mecânica cooperativa nos prováveis remakes de RE5 e RE6 é essencial para capturar as principais qualidades de Resident Evil 5 e Resident Evil 6 clássicos, mas oferece uma recompensa de curta duração. Além disso, corre-se o risco de prejudicar os esforços da Capcom para corrigir o tom e os elementos narrativos de ambos os títulos para melhor se alinharem com o tom da série de remakes e os novos pontos fortes. A Capcom pode usar este novo sistema cooperativo como inspiração para introduzir um modo ou desafio original para os remakes de RE5 e RE6, para ampliar a utilidade do recurso. Ainda assim, dada a forma como Resident Evil 7 e Resident Evil Village foram recebidos, seria improvável que Resident Evil 9 tivesse esse recurso cooperativo, o que significa que a Capcom teria que reconstruir um sistema cooperativo para apenas dois remakes.
Embora improvável, RE5 e RE6 Co-op podem significar grandes coisas para o futuro da série
Embora a utilidade de uma nova mecânica cooperativa provavelmente permaneça limitada na série de recentes remakes de Resident Evil, os esforços para criá-la podem dar origem a uma visão ousada para o futuro da série. O esforço monumental necessário para criar uma mecânica cooperativa moderna na RE Engine provavelmente seria um desperdício se fosse feita apenas nos prováveis dois próximos remakes de RE5 e RE6. Como tal, se os remakes de RE5 e RE6 apresentam modo cooperativo e são bem recebidos, é lógico que o recurso também poderá ser implementado em títulos futuros e numerados. Se isso se aplicaria a campanhas de títulos futuros ou a modos cooperativos renovados é um debate completamente diferente.
O remake de Resident Evil 5 é considerado um dos próximos grandes lançamentos da série, com apenas Resident Evil 9 possivelmente chegando antes (ou quem sabe a surpresa do remake de Resident Evil CODE: Veronica). Com a Capcom aparentemente no processo de projetar ou implementar o modo cooperativo para o provável próximo remake, é lógico que um elemento cooperativo também possa ser apresentado em RE9, pelo menos para capitalizar os esforços para criar um. Resta saber se os remakes de RE5 e RE6 contarão com modo cooperativo, com nenhum dos títulos tendo sido oficialmente confirmado como “em desenvolvimento”. No entanto, o recurso é essencial para recuperar os respectivos pontos fortes de cada título e, caso o modo cooperativo renovado seja apresentado, a recompensa pelos esforços da Capcom terá vida curta se o recurso não for aplicado em futuros títulos de Resident Evil.
Adaptado de GameRant
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.