O excelente remake de Dead Space não só conseguiu provar que o clássico título de terror de sobrevivência espacial ainda se mantém vivo, mas que se destaca em muitas áreas, e uma de suas inspirações foi outro remake de sucesso: Resident Evil 2 Remake. Embora as duas franquias sejam notavelmente diferentes, especialmente em termos de cenário e no tom abordado, há muito que o próximo jogo numerado de Resident Evil poderia aprender com o remake de Dead Space de 2023!
Embora possa não ter sido uma entrada totalmente nova no cânone de Dead Space, o remake de Dead Space 1 conseguiu trazer a amada franquia de volta à consciência do público, apresentando-a a novos jogadores e lembrando aos antigos fãs por que foi um sucesso tão grande em primeiro lugar. Os elementos-chave do jogo original estão todos lá, mas o remake também instituiu várias mudanças importantes. Ajustes óbvios, como a grande revisão visual, certamente proporcionam uma experiência diferente, mas mais ajustes nos bastidores, como o muito elogiado Diretor de Intensidade, também servem para tornar o jogo novo e inovador, ao mesmo tempo que é familiar.
No que diz respeito a Resident Evil 9, a Capcom faria bem em aprender com as melhorias modernas de Dead Space Remake, bem como com os seus principais pontos fortes. Nenhuma das franquias é inerentemente melhor que a outra, mas é difícil argumentar que Resident Evil é tão assustador quanto os dois primeiros jogos Dead Space. Isaac, de Dead Space, não é um agente altamente treinado em uma cidade invadida por monstros, ele é um engenheiro preso em uma nave espacial abandonada, com apenas um punhado de aliados. Não há como escapar e nenhuma autoridade vem em seu socorro. Resident Evil 9 não precisa ir tão longe a ponto de ser ambientado no espaço, mas certamente poderia adaptar alguns dos aspectos tonais sombrios e perturbadores de Dead Space, especialmente se aprender com algumas das novas adições do remake, como o uso esmagador das trevas e a implementação de Isaac.
Isaac Clarke é um protagonista fantástico para um jogo de terror, emprestando mais da filosofia narrativa de Silent Hill do que de Resident Evil; ele não é uma força imparável e armada em punho. Em vez disso, ele é um homem desesperado, aterrorizado e atormentado por problemas psicológicos que são agravados pela influência do artefato “The Marker”. Esses aspectos de seu personagem são elevados no remake, principalmente através da adição de dublagem, o que faz Isaac se sentir mais tangível e verossímil.
Resident Evil se envolveu nesse tipo de narrativa mais íntima com Ethan Winters em Resident Evil 7 e Resident Evil Village e funcionou bem, permitindo que os jogadores se conectassem com sua missão de salvar sua esposa e, posteriormente, sua filha – objetivos muito mais identificáveis do que sabotar um laboratório secreto ou salvar a filha do presidente dos EUA. Ao mesmo tempo, RE7 e RE Village provavelmente não foram fundo o suficiente, mal arranhando a superfície da psique de Ethan ou explorando seu lado negro. Aprendendo com Dead Space e seu remake, Resident Evil 9 poderia se aprofundar ainda mais em temas narrativos como negação, trauma e culpa!
Uma tendência que Resident Evil poderia eliminar é a chocante mudança de cenário no terceiro ato. Os jogos de Resident Evil geralmente apresentam aos jogadores locais únicos cheios de mistérios para descobrir, mas acabarão por levar os jogadores a algum tipo de laboratório perto do final, prejudicando o senso de coesão. A nave USG Ishimura de Dead Space, por outro lado, é consistente o tempo todo, forçando os jogadores a aprender o layout da nave e obter uma compreensão íntima do espaço, uma compreensão que é alegremente arrancada graças ao Intensity Director do remake, que faz com que o retrocesso pareça tenso e envolvente.
Basear-se no design de níveis, nos elementos de terror e nas escolhas narrativas ousadas do Dead Space original poderia elevar Resident Evil 9 de várias maneiras valiosas. E se RE9 puder aprender com as modernizações e melhorias que vieram com o remake de Dead Space de 2023 , então seria ainda melhor!
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.