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EvilSpecial | Curiosidades que talvez você não saiba sobre Leon Scott Kennedy

O personagem Leon S. Kennedy é, sem dúvidas, um dos protagonistas mais lembrados e conhecidos não só entre os fãs da franquia Resident Evil, mas como também em todo o mundo dos games. No entanto, ao longo de todos os anos que se passaram desde a data de sua criação, alguns detalhes sobre esse ícone dos jogos eletrônicos podem ter passado despercebidos até mesmo por seus maiores admiradores.

Que tal então relembrar conosco algumas curiosidades sobre Mr. Kennedy? Confira a seguir nossa seleção particular e relembre esses 11 fatos curiosos sobre nosso agente favorito junto ao EvilHazard!

1. O PROFISSIONAL:

Ao que tudo indica, durante a etapa criativa de Resident Evil 2 (1998), o nome “Leon” foi o escolhido pela equipe de produção para batizar o mais novo protagonista da franquia como uma forma de referenciar e homenagear o personagem de mesmo nome do clássico filme de ação “Leon: O Profissional”, lançado apenas 4 anos antes, em 1994. Esse filme fez grande sucesso entre a audiência japonesa, chegando a ser indicado ao prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro” pela Academia Japonesa de Cinema. Aparentemente, os diretores da Capcom na época também gostavam muito desse filme, já que as referências a ele não param por aqui!

Talvez não por acaso, a palavra “Profissional” foi usada pela primeira vez para nomear o modo de dificuldade mais alto de um título da franquia em Resident Evil 4 (2005), jogo que marca o retorno de Leon como protagonista. Já em sua versão reimaginada, lançada mundialmente em 2023, a “brincadeira” é levada ainda mais a sério. O termo “Profissional” é constantemente associado a Leon — e de forma bem direta —, chegando ao ponto em que até mesmo outros personagens (como Ashley e o Mercante) reconhecem a sua perícia, o chamando de “profissa” em diversas ocasiões.

Além disso, algumas armas e equipamentos dos dois se assemelham muito. E por falar em arma…

2. MATILDA:

Você se lembra da clássica pistola utilizada por Leon em Resident Evil 2? A pistola com tiros triplos em rajada chamada Matilda é a fiel companheira do policial desde, pelo menos, o seu primeiro dia de trabalho — sendo o equipamento que permaneceu mais tempo ao seu lado. Essa mesma arma também retorna como um item especial, possível de se desbloquear em Resident Evil 4, e não ficou de fora nem mesmo das versões remake desses dois jogos (sequer mudando de nome ou aparência, como ocorreu com outras armas nesse processo). Mas o que faz dessa uma arma tão especial? E por que, diferente das outras, ela possui esse nome próprio?

Essa pode se tratar de uma outra referência ao filme mencionado acima, “Leon: O Profissional”, onde Matilda (ou Mathilda, no idioma original do longa) também é o nome da garotinha que acompanha o protagonista Leon em todos os momentos. Parece que, assim como no filme que os inspirou, a pistola permanece sendo sua fiel companheira até os dias de hoje, possuindo uma conexão única de “dupla imbatível” com o agente desde os seus conceitos iniciais de criação.

3. JOHN CONNOR:

Não seria exagero dizer que o penteado de Leon se tornou um dos elementos mais marcantes na aparência e design geral do personagem, sendo lembrada não apenas por si só como também pela grande quantidade de memes e piadas sobre sua “franja emo” que existem no fandom desde sempre. O que muitas pessoas não sabem é que, antes de chegar em solo gamer e chamar a atenção de tantos jogadores, foi necessário que esse penteado marcasse o mundo do cinema.

Muitos elementos e referências que vemos dentro dos jogos hoje em dia tiveram suas origens nas grandes telas, com filmes que fizeram um enorme sucesso em suas épocas e são lembrados até hoje, e com o corte de cabelo de Leon não foi diferente! A clássica franja — replicada também uma outra vez dentro da franquia através do personagem Steve Burnside (especificamente em sua versão para Gamecube) — foi muito provavelmente inspirada na figura de John Connor, da franquia de filmes “O Exterminador do Futuro” ­­­­— um fenômeno mundial que atingiu o final dos anos 90, influenciando até mesmo a moda da época. Ao que parece, a moda foi tão grande que adentrou até o mundo dos games. Alguns fãs também apontam outras semelhanças entre Leon e John, como por exemplo algumas de suas roupas, poses e sua paixão compartilhada por motos.

4. JOHN WICK:

Além de Connor, um outro John muito conhecido por sua passagem pelos cinemas também é constantemente associado a Leon, agora na história mais recente da franquia: John Wick. O que começou apenas como uma simples comparação entre os dois personagens dentro do fandom e modificações não oficiais terminou com uma visível referência dentro de uma das cenas de Resident Evil 4 Remake.

Nessa cena, que se passa no final do capítulo 13, Leon dá aquele confere em seu equipamento, manejando a pistola que levava desde o início do jogo exatamente da mesma forma que Wick faz em seus filmes. Apesar de esse não ser um uso totalmente exclusivo e autoral dele, o movimento se tornou uma característica marcante desse personagem e é mais famoso por sua utilização aqui do que em qualquer outro lugar, fazendo com que os fãs de RE não demorassem a perceber e apontar a sutil referência.

5. PIRATAS:

Agora dentro da própria franquia, uma outra associação que ocorre frequentemente com relação a Leon é a utilização da figura de piratas em suas roupas e cenários exclusivos. Isso ocorre pela primeira vez no modo de jogo Mercenários de Resident Evil 6, onde a skin alternativa do personagem é justamente uma fantasia de capitão pirata. Algo bem inesperado, não é mesmo?

Já mais recentemente, com o lançamento da versão remake de Resident Evil 4, ocorre algo semelhante. A temática de piratas retorna de forma mais sutil para suas roupas através da skin “casual”, disponibilizada para a versão Deluxe do game. Na parte traseira de sua jaqueta de couro azul (que se assemelha um pouco à roupa usada por ele no início de Resident Evil 2 Remake, podendo se tratar de uma escolha proposital) é possível vislumbrar uma estampa descolada de um pirata esquelético, que veste o mesmo chapéu da sua skin em Resident Evil 6. Já dentro do próprio modo história, o estande de tiro — que foi inteiramente modificado em relação à sua versão clássica — assume uma temática totalmente voltada para uma tripulação pirata. Será que podemos assumir que tudo isso se deve ao fato de que Resident Evil 4 (2005) foi o campeão em cópias falsificadas em sua era de ouro no PlayStation 2? Vale lembrar que uma das roupas alternativas de Leon no Resident Evil 2 original de 1998 também era bastante semelhante à outfit do remake de RE4.

6. OPERAÇÃO JAVIER:

Em Resident Evil 4 (2005) somos apresentados pela primeira vez a Jack Krauser, um antigo conhecido de Leon que se mostra um adversário poderoso. Quem nunca se perguntou qual seria o passado desses dois personagens e como eles se conheceram, após um desfecho tão emblemático e marcante? E quanto ao que aconteceu com Leon entre os acontecimentos finais de Resident Evil 2 e sua missão na Espanha, o treinamento pelo qual passou e como se tornou um agente do governo?

Em 2009, após o apelo de tantos jogadores, Resident Evil: The Darkside Chronicles veio para sanar todas essas dúvidas! Nesse jogo (lançado inicialmente para Nintendo Wii) assumimos mais uma vez o controle de Leon, sendo transportados junto a ele para um período inédito em suas memórias, que promete preencher as lacunas pendentes e mostrar em primeira mão todo o contato que teve com Krauser em seu passado.

Ao longo de seus capítulos e intervalos — divididos em três cenários e a narração dos personagens — o jogador é conduzido pela história da “Operação Javier”, que nos revela muito sobre os acontecimentos que levaram o policial novato a se tornar um agente pessoal de confiança do presidente, e ainda nos traz uma relação inesperada de confiança e companheirismo mútuo com Krauser. Entre muitos detalhes e sutilezas, essa experiência se torna uma rara oportunidade de adentrar aos pensamentos mais profundos de Leon sobre tudo aquilo que o cerca e a bagunça que foi feita da vida comum que conhecia.

7. ORIGENS DIFERENTES:

Ao longo de toda a história da franquia e suas timelines distintas e confusas, já nos foram apresentadas pelo menos três versões alternativas para a história de origem desse personagem. Duas delas — embora que divulgadas em datas relativamente próximas — possuem diferenças gritantes entre si, tomando quase que direções totalmente opostas.

No remake de Resident Evil 2, lançado em janeiro de 2019, existem diversos files e diálogos que descrevem as motivações pessoais de Leon, que o levaram até Raccoon City. Em documentos oficiais da própria R.P.D. (Raccoon Police Department), o novato é detalhado como sendo um recruta dedicado e extremamente talentoso. Segundo a sua Carta de Admissão (disponível para consulta no inventário do personagem após o início de sua campanha no game), que foi redigida pelo próprio chefe de polícia Brian Irons, as notas e desempenho de Leon na Academia foram impecáveis e louváveis. Nessa versão da sua história, seu desempenho exemplar o permitiria direito de escolha sobre para onde ir, mas o personagem se sentiu atraído especificamente para servir em Raccoon City, devido à alta taxa de criminalidade e às movimentações suspeitas na região. A propósito, ele sequer teria se atrasado de fato para o primeiro dia de trabalho, como ocorre em Resident Evil 2 Clássico. Ao invés disso, essa decisão partiu de seus superiores após o início do surto viral na cidade, que o deram instruções explícitas e diretas sobre adiar sua vinda pelo período de uma semana. E, na data combinada, ele de fato vai até a cidade, dando início ao terror. Vale a pena ressaltar ainda que o próprio fato de ele ter se tornado um policial em primeiro lugar partiu do seu desejo de proteger aos mais vulneráveis e manter a ordem, para que as pessoas vivam em um mundo realmente melhor.

Já no filme em live action “Resident Evil: Bem-Vindo à Raccoon City”, lançado nos cinemas em dezembro de 2021, Leon é tratado de forma bem diferente. Nessa versão alternativa dos acontecimentos da trilogia clássica dos jogos, o policial novato demonstra uma verdadeira falta de habilidades táticas e motoras, formando um contraponto à sua versão original. Aqui, ele sequer possui algum contentamento pessoal por atuar na carreira militar, e somente seguiu essa profissão graças ao seu pai (nunca mencionado antes nos jogos), que aparentemente se trata de um figurão influente nesse ramo. O motivo que o levou até Raccoon City também se distancia bastante do mencionado acima. No filme, esse se trata de uma ação punitiva administrada por seus superiores, que o realocaram para Raccoon (descrita como uma cidade problemática próxima ao fim do mundo) involuntariamente após um acidente grave causado por ele. Leon teria atirado em seu colega de trabalho e é tratado durante todo o restante do filme como um fardo, que somente não foi dispensado de uma vez devido à influência e poder de seu pai — e não por qualquer tipo de mérito próprio.

8. INFECTADO:

Em algum momento, já foi cogitado pela Capcom que Leon deveria ser infectado gravemente com o vírus Progenitor e, posteriormente, ter o seu fim definitivo. Isso ocorreria em uma versão descartada de Resident Evil 4, e a ideia passou por várias versões e etapas de testes com pequenas diferenças entre si até ser, por fim, recusada. Em uma dessas versões, a infecção ocorreria no porão do castelo do Lorde Ozwell E. Spencer — um dos três fundadores da Umbrella Corporation — após uma criatura de aspecto semelhante ao Uroboros (visto mais tarde em Resident Evil 5) atingir o seu braço esquerdo. Quanto ao que viria depois, em algumas dessas versões a infecção concederia ao braço de Leon poderes semelhantes aos de Jack Krauser, presente no jogo final. Já em outras, que se aproximam um pouco mais do produto final, o principal sintoma proveniente do contágio seria a constante intervenção de alucinações, que transformariam todo o cenário ao redor do protagonista em uma armadilha mortífera e lúdica.

Acredita-se que esses seriam alguns dos poucos (se não os únicos) elementos a serem implementados e preservados até a versão final do jogo. Alguns fãs defendem ainda a hipótese de que esse seria o motivo primordial por traz da criação de Krauser, para início de conversa, e que todo o resto de seu desenvolvimento enquanto personagem partiria disso: um novo receptáculo para o fim triste que o próprio Leon teria a princípio. Toda a história pensada inicialmente para o próprio protagonista teria sido projetada em um novo personagem do qual o público sentiria menos falta e que, outrora, teria sido um companheiro valioso para o próprio Leon. Tudo não passa de pura especulação, mas os fatos comprovados pela empresa e a presença do mesmo recurso de narrativa em um outro jogo da franquia fortificam muito a possibilidade de isso ser real. Em Resident Evil 6, lançado cerca de 10 anos depois, Piers Nivans teria sido o receptáculo do mesmo fim que inicialmente estava sendo planejado para Chris.

9. O OUTRO LEON:

Se nas versões beta de Resident Evil 4 Leon passou bem perto da morte, em Resident Evil Gaiden (2001) isso se estabelece e ocorre de fato. Corre pela internet o boato de que no final desse jogo Leon teria sido infectado com o vírus responsável por assolar o cruzeiro Starlight (principal cenário presente no jogo) através de um corte com fluidos verdes. Acrescenta-se ainda, em algumas versões do mesmo boato, que essa seria uma ponta para o seu retorno em Resident Evil 3.5 — termo adotado pela comunidade para nomear a versão descartada de Resident Evil 4 mencionada acima — e que essa seria uma explicação plausível para suas habilidades sobre-humanas e feitos que viriam depois. De fato, analisando apenas a imagem divulgada junto ao boato, sem adicionarmos nenhum contexto, a ideia parece fazer sentido. No entanto, a situação é bem mais crítica do que aparenta a princípio, e isso não tem nada a ver com Resident Evil 3.5.

Analisando todo o contexto e história presente em Gaiden, é possível chegar a uma outra conclusão para o ocorrido, que explica do que de fato se trata a famosa imagem de Leon. Ocorre que, no enredo de Resident Evil Gaiden, somos introduzidos a uma nova espécie de inimigos: os Transmorfos (também chamados de Amebas ou Amoebas). Como o nome sugere, se trata de um tipo de inimigo gelatinoso que pode desintegrar e rearranjar sua forma física, garantindo a ele ainda a capacidade de assumir a forma que quiser, incluindo a aparência física de outras criaturas ou pessoas. Essa se torna uma dor de cabeça enorme para os personagens ao longo da trama, chegando a um ponto crítico onde o único recurso que possibilita diferenciar a pessoa real de sua imitação é a ferindo e verificando a coloração de seu sangue: pessoas reais possuem o sangue vermelho enquanto as Amebas exibem o fluido verde de sua forma base. A imagem em questão se trata da cena final do jogo, onde após a “resolução” de tudo, os personagens deixam o local levando consigo a versão falsificada de Leon, enquanto o verdadeiro ficou para trás ou, pior, foi morto por seu usurpador.

10. PARCEIRO DE JILL:

Nas etapas primordiais de sua criação, foi pensado inicialmente que Leon seria um antigo parceiro da querida Jill Valentine, e que viria a falecer em algum momento — provavelmente durante uma missão em que ambos estariam atuando juntos, se tornando um fato marcante para ela. Atualmente, não se sabe muito sobre isso, mas essa versão de background é constantemente atribuída à aparência do que acreditamos ser a sua primeira arte conceitual, onde o policial aparece vestindo roupas simples e luvas pretas, com um aspecto e expressão que indicam muito mais experiência e maturidade.

Vale a pena mencionar a possível inspiração para esse design. A Capcom assumidamente já se baseou em aspectos e personagens do filme francês “La Femme Nikita” outras vezes, como por exemplo para formar algumas das principais características base e equipamentos da amada espiã Ada Wong. Nesse mesmo filme, em uma parte pontual do enredo, Nikita recebe um novo parceiro para a ajudar em uma missão em específico, que sem dúvidas se assemelha muito ao que vemos na arte conceitual. Além disso, esse personagem possui um desfecho e funções iguais ao que aparentemente se pretendia para Leon.

As datas de criação das artes e do lançamento do filme tornam esse um cenário bem possível. Vale mencionar ainda que o ator Jean Reno — que deu vida ao personagem Leon mencionado no início desse artigo — tem um papel de destaque nesse segmento do filme, o que fortifica ainda mais essa teoria exclusiva do EvilHazard.

Obs: A qualidade da imagem da esquerda foi aprimorada com o uso de inteligência artificial, por se tratar de um filme antigo (La Femme Nikita, minuto 1:33:01). No entanto, nenhum detalhe estético foi modificado.

11. DESCENDÊNCIA ITALIANA:

Voltando às artes conceituais de Leon e ao filme “O Profissional”, uma teoria antiga e um tanto esquecida pelo fandom é a descendência italiana do protagonista. Além de seu sobrenome “Kennedy” ser um tanto comum na Itália e a sua possível origem na máfia italiana ser retratada em algumas artes conceituais para Resident Evil 2, todo o cenário se assemelha e muito à história do personagem que deu origem ao seu nome. No entanto, o indício mais forte que contribui para essa teoria é desconhecido por muitos.

Um livro chamado Capcom Design Works, publicado em meados de 2001, apresenta diversas artes conceituais de algumas das franquias da empresa, contendo ainda linhas descritivas sobre as inspirações e referências por trás dos desenhos que foram utilizados por cada um dos artistas. Esse livro possui um capítulo inteiro dedicado à Resident Evil, dentro do qual está presente a seguinte página (26), totalmente dedicada somente a Leon. Observando o texto presente no canto inferior direito e fazendo uso de um tradutor online, é possível obter algo parecido com a seguinte frase: “Na minha opinião (do artista encarregado), Leon é um americano imigrante italiano e seu cachorro é um cão de caça. O rosto da pessoa na ilustração de baixo parece estranho. Eu quero redesenhar isso”. Embora essa seja a declaração do provável criador do personagem, não se pode dizer que é uma informação totalmente oficial e aprovada pela empresa.

Você não sabia de alguma dessas curiosidades? Nos conte nos comentários abaixo e, se for compartilhar alguma dessas informações, lembre-se de dar os devidos créditos!

Aviso: Algumas das teorias presentes neste artigo são inéditas e não podem ser encontradas em nenhum outro lugar até o presente momento. Elas foram desenvolvidas pela redatora da EvilHazard conhecida como Kei Kitty. Além disso, todas as informações usadas como base foram meticulosamente reunidas e apuradas antes da divulgação deste e, logo, são totalmente confiáveis e embasadas. Obrigada por ler! <3    

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