Recentemente por conta do atentado ocorrido em uma escola na cidade de Suzano, foi levantada uma questão há muito tempo esquecida pela mídia televisiva: “os jogos de vídeo-games influenciam jovens mentes“.. pois bem, agora no último dia 01 de abril de 2019, o dia conhecido como o dia da mentira, foi divulgada essa questão de uma maneira diferente, por meio de um novo projeto de lei encabeçado pelo deputado do PSL Junior Bozella.
O projeto que recebeu o nome de PL-1577/2019 ou Projeto Anti-Games, visa, de acordo com seus termos, “criminalizar o desenvolvimento, a distribuição e a comercialização de aplicativos ou jogos eletrônicos que contenham conteúdos que incitem a violência“, portanto o projeto tornaria inviável todo e qualquer tipo de produção que possua categoria indicativa acima de 16 anos, assim sendo jogos como o novo Resident Evil 2 ou Devil May Cry 5 ficariam fora de circulação no Brasil.
Além disso foi divulgado no último dia 05 de abril de 2019 que o projeto de lei de Bozella avançou na Câmara por meio de uma nova manobra: o projeto de lei de Bozella acabou sendo vinculado a uma antiga proposta de lei engavetada, a PL-6042/2009, que tem como base delimitar a divulgação de conteúdos violentos de forma geral no país.
Tal ato foi realizado na Câmara de forma a não alarmar a população, pois ficou evidente que o projeto original de Bozella não iria avançar, pelo fato de ter recebido 99% de desaprovação. Logo, essa manobra seria uma forma de ajudar no avanço do Projeto Anti-Games através de uma outra lei relacionada e sem precisar do consentimento da população, ou seja, a lei poderia ser aprovada a portas fechadas pela própria Câmara.
Assim como dissemos anteriormente em um texto nosso que fala sobre o porque jogos de vídeo game não são responsáveis por atos de violência, nós do Evilhazard acreditamos que esse projeto de lei não passa de mais uma tentativa de responsabilizarem os jogos por atos dos quais o governo e outros não possuem capacidade ou não desejam controlar, pois para muitos gamers como nós o video game é uma maneira de você relaxar, esquecer seus problemas e divertir sozinho ou junto de seus amigos.
Por hora só nos resta esperar para vermos mais novidades e torcer para que nossa diversão não seja retirada de nós, por conta de erros ou incompetência de outros!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!