Nos últimos dias, a Capcom tem feito publicações no Twitter oficial de Resident Evil no intuito de aumentar o hype para o Resident Evil Showcase, que está agendado para a próxima quinta-feira, 21 de janeiro, às 19hrs (horário de Brasília). O foco principal da apresentação será Resident Evil Village, onde eles revelarão um novo trailer do título, bem como uma amostra de seu gameplay, e possivelmente a data de lançamento do jogo.
[ CLIQUE AQUI E SEJA UM APOIADOR DO EVILHAZARD! CONFIRA NOSSAS RECOMPENSAS! ]
A Capcom destacou em seu vídeo teaser para a transmissão que a mesma também destacará “mais conteúdo relacionado à franquia Resident Evil”. Sabe-se que o showcase também pode nos apresentar algo relacionado a um jogo multiplayer de Resident Evil recém-anunciado, que estaria ligado à RE Village, e que terá disponibilizada uma versão beta apenas para convidados poucos dias após a transmissão.
Ocorre que a conta oficial de Resident Evil no Twitter tem tweetado alguns vídeos clássicos de Resident Evil mostrando a antiga interface da trilogia do PlayStation 1, fazendo uma espécie de “contagem regressiva” para o showcase do próximo dia 21. Até agora, obtivemos clipes de todos os três jogos originais e, com base nos dias restantes até a transmissão em si, espera-se que haja clipes de Resident Evil 4, RE5, RE6 e RE7. Parecia um esquema óbvio e inofensivo, até alguns fãs mais atentos observarem que a resolução destes pequenos vídeos parecia um pouco melhor do que deveria em certos elementos da interface, o que foi o suficiente para levantar suspeitas de que a Capcom pode estar preparando o anúncio de uma coletânea de jogos clássicos de Resident Evil, para lançamento na geração antiga de consoles e também na atual!
https://twitter.com/RE_Games/status/1349867014098219008
O lançamento desta coletânea, inclusive, é algo que há bastante tempo é muito pedido pelos fãs de Resident Evil (especialmente os de longa data), e é um lançamento que se encaixaria perfeitamente na proposta de comemoração dos 25 Anos da franquia, que se completam em março deste ano.
https://twitter.com/RE_Games/status/1350201158426648581
A equipe do site Rely On Horror fez uma comparação direta lado a lado de vídeos dos jogos antigos e dos vídeos que o Twitter de Resident Evil têm divulgado nos últimos dias e concluiu que os clipes não foram extraídos dos jogos de PlayStation 1, podendo então ser clipes remasterizados. Todos os três vídeos mostram mudanças na interface e na qualidade visual desses jogos, desde mudanças pequenas e quase insignificantes até mudanças gritantes.
We’re crafting a first look at gameplay and combat in Resident Evil Village in the #REShowcase, just for you.
5 days left until the event: ⭐ https://t.co/e4wOPFi45Z pic.twitter.com/NSvFIBobXp
— Resident Evil (@RE_Games) January 16, 2021
O Rely On Horror tirou algumas imagens dos jogos originais de 1996, 1998 e 1999 e as comparou diretamente com os vídeos postados no Twitter de Resident Evil, e as diferenças são chocantes. Eles começaram com Resident Evil 1, de 1996, Veja a imagem abaixo:
Note que o modelo de Ink Ribbon parece um pouco mais nítido do que o normal no vídeo tweetado pela Capcom dias atrás. Colocando as duas imagens lado a lado é difícil dizer, mas isso não significa que essas duas interfaces não sejam muito diferentes uma da outra. Embora o estilo de arte em si não tenha mudado em nada, vários elementos foram movidos. O ECG e o ícone da arma equipada foram espalhados, e o retrato da personagem Jill está totalmente ausente, e os guias MAP/FILES/RADIO/EXIT que ficam acima do inventário não mais se sobressaem, sobrepondo-se ao inventário. Na verdade, a janela de inventário em si parece ter sido comprimida contra a lateral da janela do item de verificação, enquanto antes havia uma pequena lacuna entre os dois elementos. Ainda, na frase “Will you take the INK RIBBON?” o texto foi deslocado ligeiramente, agora repousando inteiramente abaixo da janela do item de verificação, ao invés da opção Yes/No estar abaixo do inventário.
Em seguida, temos o inventário de Resident Evil 2:
Há literalmente menos para ver aqui, mas ainda há uma série de alterações feitas – apenas muito mais sutis. O texto da Precint Key foi alterado para lermos “Club Key” assim que pegamos o item, sem antes checá-lo (em Resident Evil 2, você deve verificar as chaves para revelar qual é o seu nome exato). A cor do ícone do item principal foi iluminada, assim como a cor verde da janela. A janela também foi condensada em uma caixa, ao contrário da janela muito mais ampla mostrada no original.
Já no tocante ao inventário de Resident Evil 3: Nemesis, é o que chama mais atenção! Confira:
Ao contrário das pequenas mudanças em Resident Evil 1 de 1996, e das ainda menores em Resident Evil 2 de 1998, as mudanças aqui são surpreendentes, e muitas! A arma equipada e as janelas de ECG se foram, o retrato da personagem Jill também se foi. O inventário em si agora tem 14 slots em vez do espaço do jogo original de 10 no máximo, os menus USE/COMBINE/CHECK ficaram muito menores e a janela em que a arte do item fica ficou muito maior e quadrada, ao contrário do retângulo do original. O tipo de aparência “desdobrável” articulada dos menus USE/COMBINE/CHECK também foi totalmente removido. O texto do item também foi alterado de ‘Gun Powder B’ para simplesmente ‘Gun Powder’ e mover o cursor para baixo e para a esquerda da Ferramenta de Recarga para o Gun Powder é muito mais suave, deslizando pelos ladrilhos em vez de pular de um para o outro o outro instantaneamente. Além de tudo isso, a área onde normalmente lemos FILE/MAP/EXIT ficou menor, mais achatada, e as duas opções principais foram feitas no plural – FILES/MAPS. A fonte exibida na interface de RE3 no clipe postado pela Capcom no Twitter também parece ter sido alterada, e aqui nota-se algo que o mod “Seamless HD Project” para a versão emulada Dolphin de Resident Evil 3: Nemesis também adicionou, embora seja uma pequena conexão entre os dois. Esse mod também mudou o texto do jogo para uma fonte mais limpa, mas não tinha as demais alterações feitas na interface.
Talvez seja uma teoria que não faz sentido e pode ser que a Capcom não está com intenção alguma de lançar uma coletânea dos jogos clássicos de Resident Evil, mas não faz sentido para a Capcom colocar tanto esforço em alterar o layout desses menus ou reconstruí-los do zero apenas por causa de alguns vídeos para o Twitter que apenas uma fração da base de fãs verá e esquecerá totalmente um dia depois. Estes vídeos, portanto, podem ser provocações da empresa para um futuro anúncio de uma coleção da trilogia Resident Evil, lançada para o 25º aniversário da série. Vale ressaltar também que a Capcom já lançou várias coletâneas de jogos clássicos, como da franquia Mega Man ou Street Fighter, todas elas com suporte a troféus/conquistas, gráficos melhorados e com galeria de imagens e trilhas sonoras, coletâneas estas com lançamento em mídia física inclusive.
Nos vídeos postados no Twitter, o logotipo do 25º aniversário da franquia aparece com destaque, embora, obviamente, isso possa ser descartado como mais uma campanha publicitária para a showcase do dia 21. Fica o mistério no ar, e esperamos que a Capcom torne realidade algo que os fãs desejam há bastante tempo!
Adaptado de Rely On Horror
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.