A Capcom reverteu uma atualização recente do jogo Resident Evil Revelations, de 11 anos, que adicionou um DRM chamado Enigma Protector. As informações são do EuroGamer.
O DRM foi notado depois que os jogadores do Steam começaram a relatar erros ao lançar RE Revelations na semana passada, incluindo uma taxa de quadros reduzida e instável, bem como mods quebrados.
Os usuários do Steam analisaram e bombardearam o jogo com reclamações sobre o Enigma, o que levou a Capcom a reverter o jogo em 9 de janeiro (o que pode ser visto em seu histótico via SteamDB).
“Devido a um problema observado com a última atualização lançada”, afirmou a Capcom no Steam, “revertemos a atualização correspondente”. A empresa disse que assim que o problema for “resolvido”, planeja relançar a atualização. Não especificou se o Enigma é o culpado pelos problemas recentemente introduzidos que os jogadores têm enfrentado com RE Revelations, nem se o Enigma será adicionado novamente em uma atualização futura.
Esta não é a primeira vez que a Capcom adiciona Enigma Protector aos seus jogos mais antigos. Depois de remover Denuvo da Mega Man Battle Network Legacy Collection no ano passado, a empresa adicionou Enigma ao jogo. A remasterização de Ghost Trick: Phantom Detective também recebeu o mesmo tratamento.
Wake up babe, new Mega Man Battle Network Legacy Collection update just dropped.
This one adds, uh… (checks notes) ah, new DRM.
The same DRM was recently added to Mega Man Zero/ZX Legacy Collection: https://t.co/erjhZZPP02 pic.twitter.com/EH8bsFu0jb
— Prof. 9 (@Prof9) October 30, 2023
Os movimentos recentes da Capcom para incluir o Enigma Protector em seus jogos estão provavelmente ligados à sua recente apresentação que equiparou todos os mods a cheats e alertou sobre “danos à reputação” por “mods que são ofensivos à ordem pública e à moral”.
Alguns usuários acessaram o fórum da Enigma para mencionar o impacto que se acredita que o Enigma Protector teve no desempenho de Resident Evil Revelations, ao que um administrador respondeu: “Curioso, que ação você precisa de nós? E por que você nos culpa por alguém usar nosso software? Alguém usa, nós não pressionamos para usá-lo. Qual é a nossa culpa, você acha? E por que você tem tanta certeza de que tudo o que relatou pertence ao nosso software? Talvez você esteja tão irritado porque não pode mais usar os cheats?”
A resposta da Enigma não foi bem recebida e o tópico foi excluído desde então. Não parece haver muita informação disponível publicamente sobre a empresa por trás do Enigma Protector, e o software não apareceu muito antes no que diz respeito às medidas anti-adulteração em videogames.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.