O suposto remake de Resident Evil 4 em desenvolvimento na Capcom teve uma grande mudança de liderança devido a divergências sobre sua direção, de acordo com pessoas com conhecimento do projeto. O remake de Resident Evil 4 estaria em desenvolvimento desde 2018 liderado pelo estúdio M-Two, baseado em Osaka e fundado pelo ex-chefe da Platinum Games Tatsuya Minami.
Após colaborar com a M-Two em Resident Evil 3 Remake, a Capcom decidiu reduzir de forma significativa o controle deste estúdio externo no desenvolvimento de Resident Evil 4 Remake, segundo informações do site VGC, após ter sido informado de mudanças no projeto.
A Capcom passou o projeto para uma equipe interna, a Capcom Division 1, responsável pela série Resident Evil e Devil May Cry, que tratará agora do desenvolvimento do remake de Resident Evil 4.
O site VGC avança que a Capcom e a M-Two não concordaram com o tom do remake do clássico lançado originalmente no Nintendo GameCube em 2005, pois a Capcom pretende um jogo com mais mudanças se comparado ao original; já a M-Two queria um remake para RE4 mais fiel ao jogo original, ao contrário do remake de RE3, onde até foram cortadas algumas partes para se tornar mais frenético, e a Capcom discordou.
A equipe interna da Capcom prefere um remake que respeite ao original mas que seja diferente em diversos aspectos, algo que vai de encontro à proposta da M-Two, que estaria levando em conta a repercussão negativa por parte de muitos fãs a respeito de Resident Evil 3 Remake e desejaria, portanto, um remake de RE4 mais fiel ao clássico. Esse tipo de mudança de direção não é incomum na Capcom, disseram as pessoas, e tanto Resident Evil 2 quanto 3 passaram por revisões semelhantes durante seu desenvolvimento.
Perante isto, segundo o VGC, o desenvolvimento de Resident Evil 4 Remake foi reiniciado e chegará em 2023, ao invés do que estava planejado originalmente (2022) caso continuasse a ser desenvolvido pela M-Two.
O remake de Resident Evil 2 foi alvo de grande aclamação e conseguiu um bom equilíbrio entre novidade e fidelidade, algo que não se pode dizer do remake de Resident Evil 3, onde foram tomadas mais liberdades, surgindo consequentemente mais críticas por parte dos fãs.
Importante reforçarmos que a Capcom até o momento ainda não deu nenhuma declaração oficial sobre a existência de Resident Evil 4 Remake, portanto, todas as informações desta notícia devem ser consideradas como rumores apenas; as artes que compõem esta notícia são edições não-oficiais.
Resident Evil 4 de 2005 é o jogo mais popular entre os fãs de Resident Evil, especialmente no Japão, e suas vendas totalizam 10,4 milhões de cópias em várias plataformas. É considerado um dos jogos mais influentes dos anos 2000, com seu ponto de vista indireto, em particular, amplamente adotado por muitos jogos de tiro em terceira pessoa que se seguiram.
Caso você esteja cético sobre a existência de Resident Evil Remake 4, mesmo após o recente vazamento que revelou a data de lançamento do jogo no quarto trimestre do ano fiscal de 2022, vale lembrarmos que vazaram também recursos de cenário que comprovariam sua existência, vazamentos estes oriundos do ataque hacker que a Capcom sofreu semanas atrás. A grande verdade é que, a respeito de RE4 Remake, de fato existem rumores antigos e consistentes que garantem que o jogo já está em produção.
As suspeitas sobre a real existência de RE4 Remake foram intensificadas após a Capcom confirmar que, na história do novo Resident Evil 3, Nemesis foi criado através de um parasita Las Plagas produzido artificialmente nos laboratórios da Umbrella, um arco da história inédito até então e que comprovaria que a Capcom teria a intenção de “linkar” os recentes remakes de RE2 e RE3 ao futuro RE4 Remake. Rumores sobre a produção do jogo dizem que sua equipe de desenvolvimento será maior que a envolvida no novo Resident Evil 2, com o apoio de alguns dos desenvolvedores que trabalharam no novo RE2 e em Devil May Cry 5.
Especula-se também que tanto a história quanto a jogabilidade de Resident Evil 4 serão alteradas para o remake e que a história do jogo será expandida se comparado com o enredo do jogo original. O estúdio por trás do desenvolvimento de Resident Evil 4 Remake seria, como já foi dito nesta notícia, o M-Two, estúdio que serviu como auxílio para a produção do novo Resident Evil 3, e que já foi apontado que estaria realizando um novo Remake em grande escala para a Capcom.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.