Considerado por muitos como uma das melhores séries da produtora Capcom, Mega Man X é um dos maiores sucessos da empresa, tendo vendido mais de 28 milhões de unidades. A série “X” se inicia vários anos depois da serie principal, abandonando assim o Mega Man de características mais infantis, e focando em um personagem mais maduro. Nos acompanhe na história, detalhes e curiosidades desse game que é sem duvida um clássico eterno!
Clique aqui e SAIBA MAIS sobre o universo dos jogos da Capcom em nosso CapcomSpace!
Plataformas: Super NES, MS-DOS, Windows, Mobiles
Ano de lançamento original: 1993 (17 de dezembro)
Desenvolvedora e Publicadora: Capcom & Nintendo
Gênero: Plataforma
Número de jogadores: 1
Mega Man X tem início no ano de 21XX. Um famoso arqueologista chamado Dr. Cain participava de uma escavação em busca de um fóssil de uma planta, quando acidentalmente encontrou o antigo laboratório de Thomas Light, e, consequentemente, achou em meio aos destroços um cápsula, que continha armezenada dentro dela um robô, chamado de Mega Man X (ou simplesmente “X”). Este robô possuía uma habilidade única, a de tomar decisões por si próprio. Sim, “X” possuía o dom do livre arbítrio. Intrigado, Dr. Cain resolveu começar um estudo em “X”, e, com o passar dos tempos, conseguiu desenvolver seus próprios robôs, que foram baseados no projeto original de “X”. Esses robôs foram chamados de Reploids. Os Reploids, assim como ”X”, possuíam o dom de tomar suas próprias decisões, mas lhe faltavam uma coisa que apenas “X” possuía: o dom de se preocupar e se sacrificar pelos outros. Esses Reploids eram usados para todo o tipo e trabalho, seja ele intelectual ou braçal, até porque, naquele ano, a robótica era peça presente em todos os aspectos da vida, o que tornava a vida de todos mais próspera e segura.
Passado algum tempo, vários Reploids criados por Cain começaram a se rebelar, e consequentemente começaram a atacar os humanos. Esses Reploids “defeituosos” foram chamados de Mavericks. Com isso, um grupo especial composto por Reploids foi criado. Eles eram os Mavericks Hunters, e seu objetivo era desativar os Reploids defeituosos. Os Mavericks Hunters eram comandados por Sigma, um Reploid com grandes habilidades de combate, e entre os Mavericks Hunters estava “X” que fazia parte da “Classe B”, e também estava “Zero” seu amigo da “Classe S”. Zero era um robô de grandes habilidades, criado pelo doutor Wily (principal inimigo de “X” na serie original “Mega Man”). Wily criou Zero a partir do Bassnium, energia que foi descoberta acidentalmente por ele e que foi utilizada para criar um outro robô: Bass. Zero foi feito para que fosse o mais poderoso dos robôs, tendo assim um único objetivo: destruir Mega Man, (mas fatos descritos em “Mega Man X4” fizeram com que Zero se transformasse em um robô pacifico). Ao contrário do que muitos achavam, Zero não era um Reploid, mas era, no entanto, como “X”, possuidor de habilidades únicas. Zero continha dentro se si um vírus criado pelo próprio Dr. Wily para que este pudesse controlar o robô, e consequentemente poder espalhá-lo, para assim poder contaminar todos os outros robôs.
Sigma agia normalmente caçando Mavericks, até que certo dia recebe um chamado de que haviam encurralado um Reploid vermelho que havia executado um pelotão inteiro. Sigma vai para o local e deseja enfrentar o Reploid sozinho. Ao entrar, Sigma se vê a frente de Zero, que estava descontrolado por conta de um vírus que contaminou todo o seu corpo. A batalha se inicia e Sigma começa a perder, mas por um momento de sorte ele golpeia o cristal de energia de Zero, desativando o Reploid. Ao sair, Sigma se apresentava de forma estranha, dando indícios que também estava contaminado pelo vírus.
“Mega Man X” começa depois desses eventos. Foi lançado pela Capcom em 1993, para Super Nintendo. Mega Man X (ou Rockman X no Japão) foi a primeira “continuação” da serie principal “Mega Man”.
Tendo sua jogabilidade similar ao game original, Mega Man X possui um estilo plataforma, ou seja, o personagem anda para frente e para trás. Neste jogo, X conta com uma habilidade nova, que convenhamos, ajuda bastante: “X” agora consegue escalar as paredes usando seus pés, pulando em uma parede seja na mesma direção ou em sentido contrário. A trilha sonora do game é muito boa e cumpre bem o seu papel. Cada música presente nos estágios combina perfeitamente com os mesmos. Entre elas, estão a Openig Stage, Spark Mandriller Stage e Storm Eagled Stage. Sons de guitarra estão presentes em boa parte das músicas. Os gráficos do game não ficam devendo em nada, sendo muito competentes e bastante variados, comprovando o poder do saudoso console de 16 bits da Nintendo. Os cenários são bastante coloridos, a composição dos chefes das fases é bem rica, e o jogo conta com uma variada palheta de cores. Mega Man X ainda conta com itens surpresa espalhados ao redor das fases, itens estes que podem ser cápsulas (que dão ao herói-robô peças da X Armor) ou até mesmo “heart-tanks”, que aumentam o “life” de X ao longo de sua aventura.
Falando nos chefes, assim que você os derrota, ao longo do jogo, você ganha suas habilidades, e pegando a parte dos braços da X Armor você leva a tal habilidade ao nível máximo, tornando-a bem mais poderosa. À medida que os chefes eram derrotados, outras fases se alteravam. Por exemplo: ao terminar a fase de Chill Penguin, a fase de Flame Mammoth, que deveria ter rios de lava, esta completamente congelada, sendo assim você poderá caminhar tranqüilamente no chão congelado sem temer ser atingido pelos compressores ao longo da fase (o que também permitira pegar o sub tanque contido no final da mesma). Ao completar a fase batalha contra Storm Eagle, a nave que lhe serve de arena é danificada e cai em cima da base de Spark Mandrill, desligando o sistema de eletricidade que passava rasteiro no chão e também desabilita o ataque de raios do sub chefe da fase. Após completar a fase de Lauch Octopus, uma parte subterrânea da fase de Sting Chameleon fica inundada, podendo alcançar o heart tank da fase mais facilmente.
Mega Man X deu origem a outros sete capítulos principais e vários spin-offs. Dois dos títulos mais notáveis oriundos do jogo clássico foi “Mega Man Maverick Hunter X” (lançado em 2005 para o PSP, sendo um remake do original e contendo um pequeno OVA de apresentação contando fatos ocorridos antes do começo de série; há também a possibilidade de jogar com o vilão Vile após terminar o game com “X”) e “Mega Man X: Legacy Collection”, lançado em 2018 para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, contendo os oito capítulos numerados da franquia.
Ao longo do jogo, 4 cápsulas (ou eram 5…) se encontravam escondidas entre as 8 fases. Essas cápsulas continham a X Armor, armadura que proporcionava a Mega Man mais força, agilidade, e, é claro, era dela que vinha o nome “X” dado ao personagem no game. A armadura se dividia em quatro partes (obs: as peças da X Armor variam de localização da versão de Mega Man X de Super Nintendo e a do PSP).
Abaixo você confere sua localização no game original de Super Nintendo:
Perna: A cápsula é encontrada na fase do Chill Penguin. Você ganha um Dash Rasteiro, o Super Salto e a capacidade de quebrar blocos com chutes.
Braços: A capsula é encontrada na fase do Flame Mammoth. O X-Buster é elevado à força máxima. (a primeira fase de Sigma Palace é possível ganhar o X-Buster de Zero, mas não em uma cápsula. Ao derrotar Vile, Mega Man X se depara com Zero todo destruído e, como um último presente, Zero lhe dá seu Buster. Na verdade o Buster de Zero é o mesmo que você encontra na fase de Flame Mammoth, porém ele só será entregue caso você não o tenha pegado).
Peito: A cápsula é encontrada depois que você derrota um sub-chefe da fase do Sting Chameleon. A resistência a danos aumenta em 50%.
Capacete: A cápsula é encontrada na fase do Storm Eagle: Com ele, você ganha a capacidade de quebrar blocos com cabeçadas.
Existe uma cápsula em especial que lhe dava uma habilidade de liberar Hadoukens. Isso mesmo, o famoso golpe desferido pelos personagens Ken e Ryu (entre outros) da serie “Street Fighter” estava presente no game, mas apenas na Light Armor. Essa habilidade lhe permitia destruir qualquer inimigo (com exceção dos chefes) com apenas um golpe.
O game também continha 8 heart tanks, que eram um Extra Life, escondidos nas 8 fases principais, além de 4 Sub Tanques que eram bem úteis nas batalhas contra os chefes.
Os chefes principais eram:
Vile. Você o enfrenta na primeira fase e também no primeiro estagio de Sigma Palace.
Launch Octopus. Dava-lhe a habilidade: Homing Torpedo.
Fraqueza: Rolling Shield
Chill Penguin. Dava-lhe a habilidade: Shotgun Ice.
Fraqueza: Fire Wave
Spark Mandrill. Dava-lhe a habilidade: Electric Spark.
Fraqueza::Shotgun IceFlame
Mammoth. Dava-lhe a habilidade: Fire Wave.
Fraqueza: Storm Tornado
Storm Eagle. Dava-lhe a habilidade: Storm Tornado.
Fraqueza: Chameleon Sting
Sting Chameleon. Dava-lhe a habilidade: Chameleon Sting.
Fraqueza: Boomerang Cutter
Boomerang Kuwanger. Dava-lhe a habilidade: Boomerang Cutte.
Fraqueza: Homing Torpedo
Armored Armadillo. Dava-lhe a habilidade: Rolling Shield.
Fraqueza: Electric Spark
Sigma. Chefe final do game.
Fraqueza: X-Buster no maximo.
Sem sombra de dúvida, Mega Man X é um grande clássico da Capcom, que merece boas horas de jogo e, é claro, todo o nosso respeito! Você ainda tem um Super Nintendo? Descole então um cartucho do game e corra para frente da TV, ou então jogue desfrutando de toda a modernidade dos consoles da antiga geração!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.