O remake de Silent Hill 2, um dos jogos mais icônicos e consagrados do gênero survival horror, está sendo comandado pela equipe do Bloober Team, estúdio conhecido por criar jogos de terror psicológicos com maior foco em história.
LEIA TAMBÉM:
Silent Hill 2 Remake pode ser lançado no início de 2024!
Dia e mês de lançamento de Silent Hill 2 Remake podem ter sido revelados!
Silent Hill 2 Remake: tamanho do jogo é revelado, confira requisitos para rodar o jogo no PC
Silent Hill: Ascension recebe novo trailer e tem mais detalhes divulgados
Novos jogos de Silent Hill podem receber novos trailers em breve e serem lançados ainda em 2023!
Diretor de Silent Hill F está curioso sobre as teorias de fãs sobre o significado do “F”
Enredo, protagonistas e filmagens: novas informações oficiais sobre o filme Return to Silent Hill
Rumores indicam desenvolvimento de mais três jogos ainda não anunciados da franquia Silent Hill
Confira detalhes de todas as novidades anunciadas pela Konami para a franquia Silent Hill
As principais novidades sobre a franquia Silent Hill você confere no EvilHazard, basta clicar aqui!
Em entrevista para o site Engadget (via Kotaku), Piotr Babieno, co-fundador do estúdio, disse: “Este ano é como o fechamento da era de jogos de terror psicológico.” “Agora nós estamos entrando na Bloober 3.0, criando jogos ‘mass-market horror'”.
O termo usado por Piotr (“mass-market horror”, que em tradução livre seria algo como “horror das massas comerciais”, ou de uma forma mais simples, “horror mais comercial”) diz respeito a jogos de terror mais atrativos, sejam por seu estilo de câmera, ação, história, possibilidade de se defender e por ter mais “ação” dentro do jogo, proposta diferente de jogos como Layers of Fear por exemplo, onde o objetivo é contar uma história de uma forma mais controlada e “scriptada”.
Muito se fala sobre os jogos da Bloober serem descritos como “simuladores de caminhada”, já a grande maioria são focados em contar uma história, elementos de narrativa e ambiente que criam uma certa “vibe” já reconhecida de jogos como Layers of Fear, The Medium, Bruxa de Blair e outros. Ainda sim, Piotr diz que não irão abandonar o horror, só estão fazendo uma mudança de foco: “Nos focamos muito em história, no sentimento, na música e gráficos, mas nunca muito em mecânica. Não era nosso objetivo, mas percebemos que existia uma barreira que não poderíamos ultrapassar se não entregássemos algo novo.”
Os desenvolvedores querem que os jogadores tenham mais impacto e interação com o jogo, a fim de expandir mais o público do estúdio:
“Decidimos que nossos próximos jogos serão mais comerciais”, e continua Piotr: “Gostaríamos de alcançar mais pessoas, mostrar nossas ideias com nosso DNA, não por contar uma história ou pela ambientação, mas pela ação. Então muitos de nossos próximos jogos terão muitas mecânicas de gameplay. Eles serão maiores”.
Piotr Babieno entrou em contato com a Konami primeiramente em 2015, com a ideia de criar um spin off de Silent Hill, algo completamente novo nos moldes do estúdio. Esta conversa continuou pelos quatro anos seguintes, quando Piotr foi convidado a uma reunião com a Konami: “Quase toda a administração apareceu na reunião, eles queriam que preparássemos um pitch para Silent Hill 2 Remake. E nós [da Bloober], tínhamos medo de tocar nisso. Sabíamos desde o primeiro dia que metade do mundo iria nos amar e a outra metade nos odiar. Estávamos com algo sagrado nas mãos”.
Não é a primeira vez que a Bloober Team diz ter grandes planos para Silent Hill 2 Remake, ou querendo se assemelhar aos grandes jogos do gênero, porém desta vez a repercussão está sendo bem divisiva, desde comentários extremante negativos, confusos a outros bem positivos. Fato é que a Bloober Team fez seu nome no mercado através de todos esses jogos de terror psicológico, e estar por trás de um remake de um jogo já é uma tarefa difícil, especialmente se esse jogo for um dos jogos que ajudaram a definir o gênero como é hoje.
Apesar de todas as especulações e duvidas, só poderemos ter certeza quando o Silent Hill 2 Remake estiver disponível, algo que inclusive pode estar bem próximo. Então até lá torcemos que essa nova experiência possa ser espetacular como foi com o original!
Nascido em 2002, um escritor aterrorizado e apaixonado por histórias de terror!