Ada Wong é uma das personagens mais enigmáticas de toda a série Resident Evil. Sua nacionalidade e sua etnia nunca foram confirmadas, assim como sua data e local de nascimento. Até mesmo seu nome pode não ser verdadeiro.
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
A vida de Ada antes de 1998 é um completo mistério. O que sabemos é que Ada era uma espiã corporativa que trabalhava para uma empresa farmacêutica concorrente (e sem nome) da Umbrella, que pretendia adquirir todos os tipos de armas e espécimes biológicas. Ela também é uma assassina treinada, que proficiente em vários tipos de armas e técnicas de luta. Presumivelmente, Ada entrou para a Organização por razões pessoais fora dos interesses da empresa, embora ainda não tenha sido revelado quais são.
Enviada para se infiltrar no Laboratório Arklay, escondido no subsolo da Mansão Spencer, Ada se envolve romanticamente com o novo pesquisador-chefe, John Clemens, como um meio de roubar informações para sua empresa. John foi muito bem enganado e levava muito a sério seu relacionamento com Ada, chegando até ao ponto de usar o nome da amada como a senha de sua conta de computador.
John perdeu a vida durante a epidemia do t-Virus causada por James Marcus, mas antes de morrer escreve uma carta de despedida para Ada, na qual a instrui a obter evidências dos experimentos da Umbrella e expô-los ao público. Ela nunca chegou a ler a carta porque não estava em Raccoon City na época.
Em algum momento, ela chegou a trabalhar para Derek C. Simmons, que também se apaixonou perdidamente por ela. Depois da decisão de Derek de destruir Raccoon City como resultado do surto de t-Virus, Ada deixa a ele e o trabalho. Simmons, que já havia adquirido fortes sentimentos por Ada, acaba usando a jovem Carla Radames em um experimento para clonar Ada para si mesmo.
Vários meses após o incidente da Mansão Spencer, Ada recebe outra missão de seus empregadores. Sua nova tarefa era entrar em Raccoon City e roubar uma amostra do G-virus. Durante sua preparação para a missão de espionagem, ela estava procurando informações adicionais sobre Ben Bertolucci, que havia ido à cidade para investigar as conseqüências do incidente na Mansão. Quando o t-Virus devastou Raccoon City, Ada chegou à Delegacia de Polícia de Raccoon na terça-feira, 29 de setembro, para obter suas informações com Ben pessoalmente. Ela se junta a um policial novato, Leon Scott Kennedy, e eles encontraram Ben trancado em uma cela. Ela consegue receber informações críticas dele, mas ele acaba morrendo na mão de um monstro que estava rondando na área.
Deixando a delegacia ao lado de Leon, eles entram nos esgotos abaixo de Raccoon City com Ada decidida a encontrar os laboratórios da Umbrella. Os dois se encontram com a Dra. Annette Birkin, e Leon é atingido em uma tentativa de proteger Ada dos tiros disparados por Annette e cai inconsciente. Ada vai atrás dela, mas termina ferida após cair em um compartimento de lixo. Leon mais tarde consegue ajuda-la e eles viajam juntos para o NEST, centro de pesquisas e laboratórios da Umbrella.
Com Ada ainda se recuperando de seus ferimentos, eles se separam para explorar o complexo. Mais tarde Ada alcança Leon, mas como os eventos rapidamente se desdobraram com o sistema de autodestruição do laboratório sendo ativado, ela sofre vários ferimentos e cai para as profundezas do laboratório em chamas, e é considerada morta por Leon. Ela, no entanto, consegue sobreviver de alguma forma misteriosa, e quando vê a luta do jovem policial contra o Super Tyrant, lança uma RPG antitanque para ajuda-lo.
Seis anos após a destruição de Raccoon City, Ada foi recrutada por Albert Wesker para “A 3ª Organização” (The 3rd Organization), e enviada a uma aldeia na Espanha que havia sido tomada por Osmund Saddler, líder do culto religioso “Los Iluminados”, após ter infectado os aldeões com um novo vírus chamado Las Plagas. Sua missão era roubar uma amostra das Plaga desenvolvida por Saddler. Durante sua busca, ela se encontrou novamente com Leon, que estava em uma missão para salvar a filha do presidente, Ashley Graham, que havia sido sequestrada pelo mesmo culto. Durante a missão, Ada contou com a ajuda de um pesquisador chamado Luis Sera, que sabe tudo sobre a amostra e está disposto a ajudar Ada a recuperá-la.
Wesker havia enviado outro agente leal a ele, Jack Krauser, para trabalhar ao lado de Ada nesta missão. No entanto, Ada e Krauser tinham dificuldade em trabalhar juntos, com Krauser desconfiando de Ada e acreditando que ela era uma ameaça para Wesker (com Krauser alegando que Wesker também não confiava em Ada). Apesar de que Ada havia trabalhado com Wesker por mais tempo do que ele, Krauser ainda mantinha os olhos nela e prometia matá-la se ela tentasse alguma traição. Ada ficou contrariada com o desejo de Wesker de assassinar Leon e estava relutante caso recebesse uma ordem para que ela mesma o matasse. Mais tarde, ela ficou ainda mais irritada quando Wesker decidiu deixar Leon para Krauser. Ela então decidiu não completar sua tarefa exatamente como Wesker queria e viria salvar Leon quando Krauser chegou perto de matá-lo.
Ada foi responsável (direta e indiretamente) por uma série de coisas que Leon encontrou durante sua missão, como quebra-cabeças e armadilhas e assim por diante. Embora sua missão fosse recuperar uma amostra da espécie dominante Plaga, o objetivo principal de Ada era ficar em uma boa posição com a misteriosa organização para a qual trabalha como agente duplo, ao mesmo tempo em que estava conspirando contra a 3ª Organização e Wesker. Indiscutivelmente, se não fosse pelo papel de Ada nos bastidores, a missão de Leon teria sido um fracasso. Ela também ajudou Leon na batalha e até salvou-o da influência das Plagas durante a missão.
Usando Ada como isca para prender Leon, Saddler fica chocado ao perceber que a Plaga de Leon havia sido destruída quando Leon consegue libertar Ada do cativeiro. Ada e Leon lutam contra Saddler e quando Leon enfrenta o monstruoso líder do culto, Ada enfrenta uma corrida contra o tempo para encontrar e entregar a Leon uma arma poderosa para usar contra no combate contra Saddler. Apressando-se através de hordas de Los Ganados, Ada encontra um lançador de foguetes e joga-o para Leon no momento crítico da batalha.
Após o confronto, Ada consegue de roubar uma amostra de Plaga de espécie dominante da base da ilha de Saddler. Depois que ela obtém a amostra, ela dá a Leon e Ashley um meio de fuga e faz o seu próprio em um helicóptero da 3ª Organização, para quem ela era uma agente dupla. Enquanto ela foge, Ada é banhada pela luz quente do nascer do sol no horizonte. No entanto, ela não pode deixar de pensar que, enquanto esta missão termina, a batalha está apenas começando.
No início de 2011, Ada viaja em uma missão para a República Eslava Oriental, que estava passando por uma guerra civil. Infiltrada como uma oficial das Nações Unidas e representante da BSAA, ela forneceu à Presidente Svetlana Belikova e ao seu Chefe de Estado-Maior informações sobre o uso de Armas Biológicas (B.O.W.s.) pelos rebeldes. Após a reunião, Ada se encontrou com Leon, que também estava investigando a guerra civil em nome dos Estados Unidos, e avisou-o do plano do governo de bombardear a cidade pela manhã. No dia seguinte, em uma segunda reunião com a presidente Belikova, ela foi acusada de ser uma espiã russa, tendo sido rastreada após a descoberta de sua associação à BSAA. As duas começaram a lutar em combate corpo-a-corpo após a recusa de Ada em responder às perguntas da presidente. Ada encontra Leon novamente em um depósito para amostras modificadas da Plaga, onde fica claro para os agentes que a presidente Belikova estava vendendo armas biológicas aos rebeldes para legitimar ataques mais agressivos. Ada consegue escapar das instalações quando as forças de Belikova chegaram, evitando um confronto mortal entre as forças da Presidente e os Lickers controlados pelo líder rebelde, Alexander Kozachenko, e apenas ajudando Leon, operando um controle de elevador.
Depois de ter roubado uma amostra de Plaga Dominante na infiltração, ela oferece a amostra para venda a Derek C. Simmons, que é, na verdade, o Conselheiro de Segurança Nacional Americano do Presidente Adam Benford.
Em 2013, Ada é contatada por Carla Radames, sob o disfarce de seu antigo parceiro, Derek C. Simmons. Neste contato, Ada obtém a informação de que um ataque bioterrorista em cadeia está prestes a acontecer em todo o mundo, iniciando pelos EUA e China. Estas informações levam Ada até a Catedral da cidade de Tall Oaks, onde encontra Leon e sua então parceira, Helena Harper. Ada entrega a Leon um anel pertecente a Simmons, como uma dica do envolvimento do Conselheiro de Segurança Nacional nos acontecimentos que culminara com a morte do Presidente norte-americano.
Depois de Helena ter confessado que ajudou Simmons a atacar o presidente, Ada comentou que soava exatamente como o homem que ela conhecia. Ela avisa Leon e Helena que eles estavam enfrentando as pessoas que realmente comandavam os EUA pelas sombras. Quando Carla entrou em contato com ela novamente, Ada é instruída por Carla a encontrar um laboratório. Ao alcançá-lo, Ada assiste a um vídeo retratando o “nascimento” de seu doppelgänger, uma espécie de clone, e percebe então porquê Leon estava confuso. Vendo o anel de Simmons no final da fita, Ada descobre que não era Simmons que a contatou, mas Carla. Simmons havia usado Carla como cobaia para clonar Ada após seu fracassado relacionamento com a espiã. Após a descoberta, Ada então liga para Simmons e diz que Carla estava se preparando para destruir o mundo, em vingança por toda a dor e sofrimento que passou durante anos nas mãos de Simmons. Por fim, Ada deixa uma bomba que destrói todo o laboratório e as pesquisas de Simmons.
Mais tarde, em Lanshiang, Ada descobriu que a BSAA estava perseguindo Carla até o porto, onde seu cargueiro estava localizado. Seguindo seu doppelgänger, Ada confronta Carla, que afirma que foi o seu ódio por Simmons que a levou a derrubar o que ele criou. Ada revela que se Carla houvesse buscado sua vingança apenas contra Simmons e não contra o mundo todo, ela a teria ajudado. Após um longo e dramático confronto, Ada finalmente derrota Carla, que tem seu corpo congelado e destruído em pedaços.
Depois de ajudar Leon a derrotar Simmons, Ada segue seu próprio caminho e vai para o laboratório de Carla, onde assiste a um vídeo do “maior trabalho de Carla”. No entanto, antes que a criação de Carla pudesse eclodir completamente de seu casulo, Ada, não mais podendo simpatizar com Carla e repugnada com suas ações, destrói a criatura e todo o laboratório em um ataque de fúria ao descarregar vários pentes de bala sobre os produtos e equipamentos químicos, colocando o laboratório em chamas.Alguns instantes depois, Ada recebe um telefonema sobre uma nova missão, que ela aceita alegremente.
No tocante a jogos fora do universo de Resident Evil, Ada fez sua primeira aparição no jogo social baseado em navegador Onimusha Soul (2013), onde ela foi redesenhada para se encaixar no tema feudal do Japão. Ada também aparece como um personagem não jogável no RPG tático Project X Zone 2. Já em Street Fighter V, Kolin pode estar vestida com o traje de Ada de Resident Evil 6.