Miranda foi uma cientista biológica do Leste Europeu e líder de uma seita que governou uma aldeia isolada nas montanhas de 1919-2021. Uma mutante afetada pelo mofo, Miranda foi uma pioneira na pesquisa sobre o próprio fungo que a infectou e conduziu experimentos em seus companheiros aldeões por um período de décadas. Obcecada em reviver sua filha Eva, Miranda acabou destruindo a região em 2021, sacrificando todos a uma enorme colônia de fungos. Ela foi finalmente morta pelo civil Ethan Winters, que se envolveu em uma operação da BSAA para conter o surto.
Nome: Miranda
Nascimento: Desconhecido
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Morta
Primeira Aparição: Resident Evil Village
Miranda nasceu no final do século 19 em um vilarejo agrário de montanha na Europa Oriental, onde se tornou mãe em junho de 1909 após o nascimento de sua única filha, Eva. Em meados de 1919, a gripe espanhola invadiu a região. A doença devastou a vila e o cemitério ficou lotado, forçando os sobreviventes a enterrar seus entes queridos em lugares mais isolados, como o Campo do Oleiro. Em agosto, Miranda e Eva adoeceram de pneumonia, com Eva morrendo. Levada ao desespero, Miranda viajou para o norte ao lado do córrego da montanha, em direção a uma caverna e decidiu vagar lá para morrer e se reunir com sua filha. Enquanto explorava, ela descobriu a raiz de um fungo, uma supercolônia de fungos massiva e antiga. Depois de tocá-lo, ela foi infectada com o fungo – apelidado de “o bolor” – e ganhou a memória de centenas ou mesmo milhares de pessoas que haviam sido consumidas pelo fungo desde os tempos antigos. Entre eles estava a própria Eva, cujo corpo foi assimilado quase imediatamente após o enterro.
A experiência de Miranda com a colônia foi profundamente pessoal e religiosa para ela, e ela começou a vê-la como uma divindade que apelidou de Deus Negro. Miranda concluiu que se ela sacrificasse toda a aldeia para isso, a colônia seria forte o suficiente para implantar a consciência de Eva em um corpo hospedeiro. Limitada pela população ou pela biologia, Miranda procurou usar os aldeões para sua própria pesquisa na criação de super-humanos que se tornariam os hospedeiros, em vez de sacrificar a todos imediatamente.
Retornando da caverna, Miranda começou a infectar os aldeões com Mofo, que curou suas doenças enquanto os tornava sugestionáveis. Na igreja, ela se revelou uma profetisa do Deus Negro, e suas ações foram consideradas um milagre. Rapidamente, os moradores abandonaram sua fé cristã em devoção ao Deus Negro e se dirigiram a Miranda como “Mãe”.
Usando a vida útil infinita dada a ela pela mutação do Mofo, Miranda dominou a arte da biologia e genética para realizar pesquisas sobre o Mofo em laboratórios improvisados, tanto abaixo do cemitério da vila quanto no local da cerimônia, e foi bem-sucedida na criação de “Cadou”, um nematóide parasita. Cadou foi dado a vários moradores como um estágio inicial de pesquisa. A maioria dessas pessoas eventualmente se tornou Lycans, foram expulsos da vila e se estabeleceram na Fortaleza. Ao longo de setenta anos de pesquisa, os candidatos mais promissores eram os descendentes dos Quatro Reis que fundaram a aldeia – Alcina Dimitrescu, Karl Heisenberg, Donna Beneviento e Salvatore Moreau. Embora nenhum fosse adequado, Miranda formou um conselho com eles para controlar a aldeia e dividir sua pesquisa Cadou.
No início da década de 1950, Miranda conheceu Oswell E. Spencer, então um jovem nobre britânico que estudava para ser doutor em medicina. Tendo entrado em dificuldades em uma caminhada, Miranda salvou sua vida do frio e o aceitou como aprendiz, ensinando-lhe suas pesquisas e seu verdadeiro objetivo. Embora Spencer respeitasse profundamente Miranda, ele a deixou devido a um conflito de interesses e ideologia, já que Miranda só queria reviver a falecida Eva, enquanto ele queria mudar toda a humanidade. Apesar disso, Spencer manteve contato com sua mentora e ainda a tinha em alta conta.
Por volta de 2000, Miranda foi abordada pelo sindicato do crime da The Connections, que ofereceu sua ajuda. Ela deu a eles o DNA do Mofo e de Eva, que o sindicato mais tarde usou na criação da Bio-Arma E-Type, Eveline. Apesar de sua participação direta na criação de Eveline, Miranda ainda a considerava uma hospedeira inadequada para Eva.
Três anos depois que Eveline foi destruída no Incidente de Baker House, The Connections informou Miranda da existência de Rosemary Winters, a filha do casal sobrevivente Ethan Winters e Mia Winters. Ela começou a definir planos para raptar a criança, acreditando que finalmente encontrou o recipiente perfeito para o renascimento de sua filha. No entanto, o envolvimento de Miranda com The Connections a levou a ser investigada pelo renegado capitão da BSAA Chris Redfield pelos próximos três anos.
Miranda capturou pela primeira vez Mia, esposa de Ethan e mãe de Rose, em um momento não especificado após 2 de fevereiro, subjugando-a a uma série de experimentos para ajudar em sua pesquisa. Então, Miranda assumiu a aparência de Mia através de sua habilidade de imitar qualquer aparência, para não alertar Ethan sobre o desaparecimento de sua esposa. Em 9 de fevereiro, os planos de Miranda foram quase comprometidos quando Chris descobriu sua manobra, atacando a casa dos Winters e abrindo fogo contra Miranda disfarçada. Após isso, Chris aparece para Ethan e começa a dar os tiros finais na cabeça, aparentemente matando-a. No entanto, Miranda enganou Chris e seus homens, e Ethan, fingindo a morte como um cadáver. Enquanto ela, Ethan e Rosemary estavam sendo transportados para um local desconhecido, Miranda acorda de sua falsa morte, atacando o veículo e matando dois soldados da escolta, antes de prosseguir para escapar com Rosemary, deixando um Ethan inconsciente ileso para poder usá-lo ainda mais em seus planos.
Miranda então cristaliza Rosemary e separa as partes de seu corpo para testar suas capacidades de cura, dando um frasco para cada um dos Quatro Senhores. Com Rosemary, sua melhor chance de um hospedeiro adequado para Eva, em sua posse, ela não tinha mais utilidade para os habitantes da aldeia e permitiu que Heisenberg liderasse um exército de Lycans para massacrar os aldeões em seu entorno e também alimentar a Raiz de Fungo. Enquanto vários aldeões permaneceram fiéis a ela, alguns começaram a duvidar dela e corretamente presumiram que ela os estava abandonando.
Miranda, então disfarçada de Bruxa, interrompe a horda Lycan e Uriaș de matar Ethan a fim de mantê-lo vivo para que ele pudesse resgatar sua filha enquanto elimina os guardiões dos frascos. Logo depois, Miranda aparece como sua verdadeira forma e mata Iulian, que guardava a casa de Luiza, no campo. Ela reaparece novamente como a Bruxa na frente de Ethan e ri da morte dos sobreviventes que sobraram na casa de Luiza, dizendo que a morte chegou para todos eles.
Após a captura de Ethan por Karl Heisenberg, Miranda faz um julgamento do destino de Ethan, decidindo ficar do lado da sugestão de Heisenberg de assassiná-lo após um curto entretenimento envolvendo uma infinidade de armadilhas, por causa do próprio pedido de Dimitrescu de tortura antes de se livrar do forasteiro. Após uma discussão entre os dois lordes “irmãos”, Miranda deixa claro que sua decisão é final, lembrando os dois de seu status hierárquico.
Mais tarde, Dimitrescu informa Miranda sobre a fuga de Ethan por meio do show de Heisenberg. Miranda lembra Dimitrescu da importância da Cerimônia, para o desprezo de Dimitrescu que está fervendo de raiva em vez de pensar na cerimônia e pretende se vingar de Ethan pelo assassinato de Bela Dimitrescu, sua filha.
Enquanto isso, o esquadrão Hound Wolf da BSAA, liderado por Chris Redfield, começou seu avanço pela aldeia e em direção a Miranda, estabelecendo vários postos avançados em partes da aldeia, como a igreja e o reservatório de Moreau.
Miranda encontra Ethan mais uma vez sob o disfarce de Bruxa nas cavernas, depois que Ethan mata Dimitrescu e suas filhas. Enquanto Ethan a interroga para obter informações, Miranda diz que Rosemary será sacrificada em troca de outra vida, antes de dizer-lhe enigmaticamente que as cristas das quatro linhagens podem abrir o caminho que ele busca. Quando Ethan com raiva diz a ela para parar de falar em enigmas, ela apenas diz que é um enigma apenas se ele não souber a resposta, antes de sair das cavernas e permitir que ele obtenha a Chave Alada.
Depois que Ethan luta e mata Heisenberg, Miranda aparece sob o disfarce de Mia e o provoca por ter perdido sua última liderança na morte de Heisenberg. Ela então se revela, anunciando seus planos de usar o corpo de Rosemary para ressuscitar Eva, sua filha falecida. Ela revela que se passou por Mia em sua casa e assumiu o disfarce de Bruxa todo esse tempo para manipulá-lo para se livrar dos quatro senhores, para quem ela não tinha mais uso. Ela afirma que Rose crescerá para herdar o mundo após se tornar o recipiente para Eva, que renascerá. Depois de afirmar que Ethan não tem mais uso para ela, ela arranca seu coração e o esmaga. Quando ele “morre”, ela sai em preparação para a fase final da Cerimônia.
Com a cerimônia quase concluída, Miranda tenta evitar qualquer interrupção, cultivando vários crescimentos de mofo grandes ao redor do local da cerimônia e da vila e tendo um exército de Lycans para defender sua fortaleza. Miranda e a vila foram atacadas tanto pela BSAA, que enviou forças aéreas e soldados mutantes, quanto por Chris Redfield e o esquadrão Hound Wolf, com a batalha que se seguiu começando a incendiar a vila. Enquanto a BSAA foi rapidamente despachada pelas protuberâncias gigantes da Raiz do Fungo feitas de Mofo, Chris, com a ajuda do Esquadrão Hound Wolf, lutou com sucesso através das forças de Miranda, plantando uma bomba no Megamycete e, em seguida, encontrando o laboratório de Miranda, junto com uma Mia presa, quem ele resgata.
Enquanto ela passa pela cerimônia, Miranda fica confusa, pois Rosemary está reencarnada em vez de Eva. Ela percebe que seus poderes começaram a diminuir, mas é interrompida quando o recém-revivido Ethan aparece, desesperado para resgatar Rose. Em um último esforço para continuar com seus planos finais, ela permite que a raiz do fungo libere toda sua força, fraturando seu corpo no processo e mostrando sua verdadeira idade. Ela zomba de Ethan dizendo que dará a Rose um futuro feliz e que ele deve morrer em paz e permanentemente com esse conhecimento.
Depois de uma batalha intensa e feroz, Ethan derrota Miranda, que grita o nome de sua filha em seus últimos momentos em uma mistura de agonia e tristeza. Ela começa a se calcificar e desmorona no chão. Embora Miranda esteja morta, o que resta dela armazenado na Raiz do Fungo se ativa e se funde com a Raiz em uma forma grande e furiosa. Enquanto ela e o Megamycete continuam a crescer sobre a vila, um moribundo Ethan se sacrifica para detonar a bomba implantada na Raiz, destruindo a mesma, Miranda e a vila, e encerrando seu reinado de terror de um século.
Fonte: RE Wiki
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!