ANUNCIE AQUI!

EvilFiles | Biohazard 4 Incubate: a história do vilarejo de Resident Evil 4 antes da chegada de Leon

Sabe-se que Resident Evil 4 é considerado por muitos o jogo mais popular da franquia, não só em vendas, como também em termos de apreciação dos fãs. Naturalmente, a história desse jogo é cheia de nuances curiosas que podem não ser notadas na primeira jogatina, e algumas fazem parte de segredos mais nebulosos da lore.

Para focar em um resumo do enredo de Resident Evil 4, a Capcom lançou um DVD especial chamado “Biohazard 4 Incubate”, basicamente consistindo em um compilado das cutscenes do jogo em computação gráfica. Entretanto, junto com o DVD, a Capcom lançou um livreto que contava a história do vilarejo antes e depois da infecção dos residentes com o Parasita Las Plagas, e a história era contada na perspectiva de um aldeão chamado Rodrigo que anotava e descrevia os eventos em seu diário.

Infelizmente, esse material só existe de forma oficial em japonês e nunca foi comercializado oficialmente no Brasil, contudo, os fãs já deram conta de realizar várias traduções não-oficiais que conseguem ser bastante competentes! No artigo de hoje, iremos narrar os principais eventos descritos no livreto, com auxílio do resumo feito pela RE: Wiki!

Biohazard 4: Incubate | The Resident Evil Podcast

O vilarejo de Valdelobos era um local pacato e singelo, no qual as principais atividades dos aldeões consistiam em muito trabalho duro no campo, manutenção da casa, criação das crianças e pecuária. O vilarejo não tinha muito contato com tecnologias e modernidades, seus habitantes eram pessoas simples, que vestiam roupas simples e mantinham sua cultura e tradições com muito zelo. Os aldeões gostavam de reunir-se perto de fogueiras com suas famílias, cantando antigas canções, e por vezes, celebrando a colheita com festas e comida. Na verdade, o único contato que essas pessoas tinham com o mundo exterior era durante a temporada de colheita, quando iam vender suas hortaliças e frutos no mercado das grandes cidades, utilizando apenas carros antigos para o transporte das mercadorias.

São esses alguns dos detalhes descritos por Rodrigo, um morador do vilarejo que vivia com sua esposa e filha. Ele adorava desenhar e suas artes ilustram o diário; esse era um ofício que ele pretendia ensinar aos seus netos, pois orgulhava-se muito de ser um artista.

+ EvilSpecial | Glória, tragédia e declínio: a história da família Salazar em Resident Evil 4 Remake

Certa vez, enquanto almoçava na residência de um amigo, Rodrigo ouvia seu companheiro anunciar alegremente que havia conseguido um novo trabalho, dessa vez, nas minas presentes no subsolo do Castelo local, propriedade da família Salazar, conhecidos por serem os ”donos” da região. Rodrigo lembra-se das histórias que sua avó contava sobre Gregório Salazar, o primeiro castelão, que era um herói honrado que havia derrotado diversos crápulas e desordeiros que tentaram perturbar a ordem do vilarejo, contudo, ele não sente a mesma admiração pelo atual proprietário do castelo, Ramón Salazar, um sujeito detestável e desagradável.

Durante o festival para celebrar o sucesso da temporada de colheita, Rodrigo nota que o chefe do Vilarejo, Bitores Mendez, não está presente na cerimônia, porém, como o chefe Mendez também era o sacerdote local, o aldeão apenas supôs que ele deveria estar envolvido em alguma atribuição da igreja. A noite estava muito alegre e agradável, com as pessoas dançando ao som de um violão, boa comida e a fogueira crepitando confortavelmente; era chegado o momento de alguns dias de descanso após o intenso trabalho para o sucesso da colheita. Porém, por uma incrivelmente cruel coincidência do destino, ou um artifício deliberadamente arquitetado por mentes doentes e sádicas, aquele seria a última vez que aquelas pessoas poderiam celebrar alguma coisa.

Após alguns dias de descanso, os aldeões passaram a retomar suas atividades comuns no campo, pescando, plantando e recolhendo frutos. Durante um almoço com seu irmão, Rodrigo lembra-o de que no vindouro domingo eles precisam estar presentes na igreja para ouvir uma importante pregação do Chefe Mendez. O domingo chegou então, como não só um fato inevitável, mas também trazendo eventos que jamais deixariam qualquer normalidade residir naquele vilarejo novamente.

Rodrigo e toda a sua família estavam reunidos com os demais moradores na igreja após ouvirem o badalar do sino, anunciando que era hora de rezar, contudo, dessa vez o Padre Mendez não estava sozinho no púlpito. Ao lado dele, havia um homem com um manto roxo, seu rosto era pálido e seus olhos eram cinzentos, ele jazia parado e silencioso, como que esperando todos sentarem e ouvirem o Padre Mendez, antes que ele pudesse falar algo.

O Padre Mendez introduziu o homem como o Profeta Saddler, e deu a palavra para esse homem estranho que, de repente, assumia ares de exacerbada e até então injustificada importância. O homem contava incríveis histórias e dizia como o sangue de todos ali estava corrompido e impuro pelo pecado, de modo que eles precisavam ser purificados para ter suas almas salvas.

Uma por uma, cada uma daquelas pobres pessoas foram encantadas pela história de Saddler e se submeteram ao seu ”ritual” de purificação, sendo injetadas com uma substância misteriosa, incluindo Rodrigo, sua filha e sua esposa.

Os aldeões passaram a forçar seus parentes a participar do ritual de Saddler para serem purificados e se juntarem aos seus familiares nos planos de salvação do profeta. Rodrigo passou a sentir que as pessoas que não aceitaram o ritual não poderiam ser realmente felizes, ele sentiu isso ao ver um homem que não havia se convertido até então reclamar e protestar contra as atividades do culto na vila.

Ele precisava que todos aqueles com quem se importava estivessem felizes e protegidos do pecado, não importava que seu irmão estivesse com medo e relutante em participar do ritual, ele e sua família precisavam ser salvos. Ao levar essa questão para o Chefe Méndez e o Lorde Saddler, eles prontamente concordaram acerca da urgência de converter o irmão de Rodrigo e sua família.

Após o ritual de conversão, todos os aldeões foram doutrinados com a verdade do culto, inclusive, Rodrigo passou a acreditar na versão deles sobre a história do primeiro Castelão. Lorde Saddler pregava que o antigo herói popular do vilarejo na verdade era apenas um fanático que perseguia e matava os cultistas por inveja da pureza e da beleza de suas crenças, e que o atual Castelão, Ramón, era um homem generoso e redimido que aceitou a graça e a benção do culto.

Em poucos dias, uma doença tomou conta dos moradores, muitos estavam acamados, tossindo e incapacitados de trabalhar. A filha de Rodrigo adoeceu severamente, e após ter várias convulsões violentas com seus membros se retorcendo brutalmente, a garotinha não aguentou e morreu. Rodrigo e sua esposa ficaram observando o corpinho da garota, porém não conseguiam sentir nada além de uma apatia severa.

A condição de saúde de Rodrigo piorou muito, sua esposa tossia muito, enquanto ele vomitava sangue e tinha dores de cabeça tão intensas que parecia que algo iria abrir seu crânio e destruí-lo. Ao correr para a casa de seu irmão, Rodrigo percebeu que ele também estava doente, tossindo sangue e xingando agressivamente em acessos de violência.

Nos dias que se seguiram, todas as crianças da aldeia morreram; seja lá qual foi a benção que Lorde Saddler infundiu no sangue e no espírito dos aldeões, as crianças não puderam suportar a graça e a plenitude do poder sagrado do profeta. Os pequenos corpos se amontoavam para serem queimados ou jogados no rio.

Rodrigo nota como todos os adultos sobreviventes tornaram-se emocionalmente esvaziados, agressivos e dementes. Assim como eles, Rodrigo só conseguia vagar pela aldeia murmurando palavras sem sentido e xingando. Nos próximos dias, veio o novo decreto do Chefe Mendez e do Profeta Saddler, ordenando que qualquer forasteiro vagando pelas cercanias do vilarejo deveria ser eliminado.

A última anotação de Rodrigo é sobre a contemplação de um milagre do profeta Saddler, quando um aldeão após convulsionar violentamente teve suas entranhas arrancadas de dentro para fora, com uma criatura de tentáculos e garras balançando violentamente no local onde estivera sua cabeça.

Essa é a história do livreto de Resident Evil 4: Incubate! É bem possível que esses eventos ainda sejam canônicos dentro da continuidade do Remake de Resident Evil 4, afinal, é uma história extremamente informativa sobre o passado da aldeia e ajuda a criar uma complexidade em torno dos Ganados, que não são apenas mutantes irracionais, e sim pessoas inocentes que foram forçadas a acreditar que estavam sujas e impuras e que foram coagidas a aceitar a infecção de uma arma biológica por culpa e vergonha de não acreditarem ser os inocentes que de fato eram.

Abaixo, confira algumas screenshots do livro original:

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us