ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial | Glória, tragédia e declínio: a história da família Salazar em Resident Evil 4 Remake

Ramón Salazar é sem dúvida um dos mais icônicos vilões de Resident Evil 4. Ele é principalmente conhecido no jogo por sua personalidade arrogante, sádica e por seu senso de humor ácido. Por trás de todos esses elementos, entretanto, o personagem possui uma trágica e ampla história desde o jogo clássico, porém, expandida e detalhada no atual Remake!

[ EvilStore – Acesse nossa Loja e compre diversos produtos de Resident Evil e de outras franquias! ]

LEIA TAMBÉM:

Quais são as principais diferenças da personalidade de Leon do RE4 original para Resident Evil 4 Remake?

Coisas em que o Resident Evil 4 original pode ser considerado melhor do que em sua versão Remake

Mini-jogo “Separate Ways” de Resident Evil 4 Remake pode chegar ainda em 2023

Cena de Resident Evil 4 Remake pode indicar produção de remake de Resident Evil 5

CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre Resident Evil 4 Remake em nosso site!

Neste artigo, vamos analisar e entender a história da família Salazar desde eventos na Idade Média, muito anteriores aos eventos convencionais das histórias de Resident Evil. O presente artigo será baseado amplamente em evidências de files e cenários do jogo compilados na thread do Twitter do usuário Resident_bio.

O contexto para os eventos iniciais da história de Resident Evil 4 datam da época das Cruzadas, em específico, a campanha militar e religiosa liderada por um nobre conhecido como Gregorio Salazar, um renomado guerreiro à serviço da coroa católica. Gregório e seus homens foram enviados para uma região remota na Espanha conhecida como Valdelobos, um área cercada por montanhas e densas florestas na qual haviam relatos de um culto pagão que realizava sacrifícios humanos em honra a um organismo chamado de Las Plagas.

As forças de Gregório Salazar imediatamente procederam em massacrar os cultistas, queimando muitos deles em fogueiras e exterminando tantos outros pela espada. A cruzada de Salazar foi um sucesso e muitos dos cultistas dispersaram-se pelas montanhas, escondendo-se para recuperar suas forças. Dessa forma, o ancestral de Ramón Salazar pode ser considerado, canonicamente, o primeiro personagem a combater o bioterrorismo em Resident Evil.

Após enviar notícias à coroa sobre sua vitória, Gregório recebeu diversas honrarias, dentre elas, o título de Conde de Valdelobos e um castelo na região com o o seu nome, onde ele construiria as bases para a sua família reinar por centenas de anos. Após a morte de Gregorio Salazar, o castelo e o controle da região foram conferidos ao seu filho Hipólito, este também sendo um guerreiro muito conhecido e poderoso. Durante o regime de Hipólito, os cultistas do Las Plagas foram banidos para uma ilha, encerrando assim os conflitos com a família Salazar, entretanto a paz durou pouco, uma vez que os parasitas que residiam abaixo do castelo acordaram e passaram a atacar de dentro, gerando uma luta violenta entre as criaturas e os guerreiros do castelo.

Após uma árdua batalha, as forças de Salazar conseguiram destruir os parasitas e selar os remanescentes numa mina abaixo do castelo, na qual os parasitas acabaram fossilizados e incapacitados. Hipólito foi gravemente ferido durante o confronto com as criaturas e acabou falecendo pouco depois de conseguir selar o Las Plagas nas profundezas do castelo. Após a morte de Hipólito, quem assumiu foi seu herdeiro Gregorio III, um homem paranoico que vivia com o fardo de ter sido precedido por dois grandes guerreiros. O reinado de Gregorio III marcou um período de derrocada e perda de prestígio para a corte de Salazar: muitas das riquezas da família foram gastas em fortificações e armadilhas para o caso de um novo ataque dos parasitas ou dos cultistas, isto o conferiu o epíteto de ”O arquiteto”.

As ações intempestivas e paranoides de Gregorio III trouxeram mácula e má fama para os Salazar, além de ter causado uma quase falência, o que fez com que o conde fosse destronado e substituído por José Alonso Salazar, o quarto castelão que passou sua vida dedicado a recuperar a honra e o prestígio do nome de sua família. José Alonso teve sucesso ao buscar readquirir recursos, riquezas e renome para os Salazar, rapidamente galgando caminho para uma “renascença” do clã regente de Valdelobos, esta que foi consumada durante o regime de seu sucessor Alejandro, ”O extravagante”. Alejandro assumiu quando sua família já havia recuperado poder e prestígio, e em seu reinado, os Salazar deram suntuosos banquetes, construíram luxuosos salões de baile e belíssimos jardins.

Infelizmente, a vida luxuosa e agitada de Alejandro não foi longa: ele morreu jovem e foi sucedido por sua esposa, Maria Ísabel, uma líder forte e austera que manteve o legado dos Salazar firme até sua morte aos 90 anos. Após a morte de Maria Ísabel, foi a vez do filho dela e de Alejandro assumir o comando da família, Diego Salazar então havia se tornado o sétimo castelão e conde de Valdelobos. Ficou a cargo de Diego continuar as lutas contra os avanços e tentativas de retomada de poder por parte dos Los Illuminados que agora eram liderados pelo profeta Osmund Saddler. O Conde Diego teve um filho com sua esposa Catalina, nomeando o menino como Ramón.

Há indícios de que Ramón Salazar tinha uma relação muito ruim e abusiva com o seu pai, fato que levou ao aparente assassinato do sétimo castelão pelas mãos de Ramón ou do culto Los Illuminados com assistência do jovem. Independente de como ocorreu, Ramón acabou se tornando o próximo líder da família,  porém, isso estava longe de significar o fim do tormento para esse jovem.

Um fato conhecido pelos residentes do castelo é de que Ramón era um jovem muito doente e que provavelmente não viveria muito, algo que causou o desespero de sua mãe Catalina, o que fez com que a mulher recorresse ao profeta Osmund Saddler para que, com o poder do Las Plagas, salvasse a vida de Ramón. O parasita salvou a vida de Ramón e ainda conservou sua personalidade e funções cerebrais, entretanto, tornou ele escravo do culto e causou mutações severas em seu corpo, fazendo com que ele tivesse uma aparência de idoso, uma pele ressecada e não crescesse, mesmo tendo 20 anos.

O sadismo e a crueldade de Ramón foram as principais marcas de seu regime: ele descontava todos os abusos que sofria de seu pai nos empregados do castelo. Em uma determinada ocasião, Ramón flagrou uma das empregadas do castelo apelidando-o de ”Pulgarcito” um apelido debochando de sua altura; em resposta, Ramón prendeu a mulher e derreteu seu rosto com ácido enquanto ria, gerando um clima de medo e tensão em todos os que residiam naquele castelo.

Após a morte de Catalina, nada podia parar Ramón agora: ele entregou toda a região de Valdelobos ao culto Los Illuminados e restaurou a fé no parasita Las Plagas como a principal religião do lugar. Não bastando isso, ele deu acesso irrestrito das minas do castelo em que Hipólito havia selado o parasita tantos anos atrás ao culto e cedeu recursos para que fossem construídos novos laboratórios para pesquisa das Plagas. Não só isso, mas também Ramón usou um médico particular, Isidro Uriarte Talavera, para criar novas linhas de armas biológicas com as plagas e realizar experimentos cruéis com empregados do castelo.

As ações de Ramón e do culto quase causaram um cenário de ameaça bioterrorista global ao planejarem tomar o governo dos Estados Unidos e dominar o mundo com o poder das Plagas, não fosse a intervenção de Leon S. Kennedy que matou Ramón e desmantelou boa parte do culto Los Illuminados e suas operações. O Castelo Salazar provavelmente ficou desocupado daí em diante, já que o último membro da família foi morto e o vilarejo foi isolado pelo governo espanhol para conter os resquícios de ameaça biológica.

E você caro(a) Partner? O que achou de conhecer a história da família de Ramón Salazar? Não esqueça de comentar e curtir o post!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us