Resident Evil: Condenação é o segundo filme em animação ligado ao cânon dos jogos. Foi lançado em 27 de outubro de 2012 no Japão e criado em 3D. O longa também foi dirigido por Makoto Kamiya e produzido por Hiroyuki Kobayashi. É uma sequência direta da animação anterior, Degeneração, e antecede os eventos de Resident Evil 6. Nele, acompanhamos Leon em meio a um incidente com armas biológicas em uma zona de guerra na Europa.
[LEIA TAMBÉM – RESIDENT EVIL: DEGENERAÇÃO]
Título: ResidentEvil – Damnation
Ano de lançamento: outubro de 2012
Dirigido por: Makoto Kamiya
Classificação: 16 anos
A história começa com Leon sendo enviado à fictícia República Eslava Oriental (país criado após o fim da União Soviética), para investigar se armas biológicas estariam sendo usadas em sua guerra civil, pois em caso afirmativo, Estados Unidos e Rússia estavam prontos para intervir. Porém, pouco após chegar, o protagonista recebe uma mensagem de Hunnigan, dizendo que o governo local não quer interferência externa e todos os agentes devem se retirar. Leon ignora as ordens e segue investigando por conta própria. Após encontrar o contato no país à beira da morte, Leon é atacado por um grupo de Lickers, mas estranhamente eles simplesmente param o ataque e recuam.
Enquanto isso, Ada se passa por uma agente da BSAA e se encontra com a presidente Svetlana Belikova. Leon descobre que um rebelde chamado Buddy se voltou contra o governo local após os militares terem confundido uma escola com um esconderijo rebelde e matado sua esposa e diversos alunos. O agente é atacado por pessoas infectadas com Las Plagas, e Ada, após informá-lo que a cidade seria bombardeada no dia seguinte, é desmascarada por Svetlana, causando uma luta entre as duas, que termina com a espiã capturada. Leon vai atrás de Ada, e descobre que a presidente está produzindo as BOWs em um laboratório subterrâneo. Após Ada escapar por conta própria, os dois unem forças.
Além dos Lickers, o laboratório tem desenvolvido Tyrants, e após escaparem do subterrâneo encontram Buddy, que está usando suas próprias BOWs contra o governo (ele possui controle sobre elas devido à uma variação de Las Plagas dominante). Por fim, Leon recebe ajuda americana para eliminar as BOWs (estiveram o tempo inteiro monitorando ele), e o ataque faz Svetlana recuar com seu plano de ataque. Buddy pede a Leon que o mate antes que a Plaga tome conta de seu corpo, mas ao invés disso o agente lhe dá um tiro na espinha, destruindo o parasita, mas o deixando sem o movimento das pernas. Três dias depois, Leon acompanha pela TV a ação americana no país, enquanto Buddy (agora com uma cadeira de rodas), decide voltar a ser professor e Ada se comunica com seu contato misterioso, mas diz estar em dúvidas se entregará a amostra da Plaga coletada a ele ou não.
Na cronologia oficial da saga, os fatos de Resident Evil 5 ocorrem em 2009. No início de 2011 acontecem a história de Condenação. Alguns meses depois ocorrem os fatos de Revelations 2, com Claire e Moira na ilha Zabytij, e no final de 2012 os eventos de Resident Evil 6. O lançamento de RE6 ocorreu uma semana depois do lançamento de condenação, por isso, nos créditos do filme aparecem cenas do jogo, mostrando partes de cutscenes das campanhas de Leon, Chris e Jake. Nesse longa, vemos melhorias técnicas em relação ao enterior, com os personagens possuindo agora um olhar mais vivo e uma maior expressividade. A recepção também foi melhor, com o Rotten Tomatoes o avaliando com uma aprovação de 72% (Degeneração tinha recebido apenas 57%). Teve uma receita total que ultrapassou US$3 milhões e em 2013 foi premiado no Japão pelo uso do 3D.
A animação teve uma sequência anos depois, Resident Evil: Vendetta, lançada em 2017.
Redator do EvilHazard, paulista, administrador, viciado em jogos de aventura e cultura nerd, com uma queda pelo mundo do Survivor Horror