Para aqueles que são fãs incondicionais do aclamado Resident Evil 4 original, não é mistério que o jogo possuiu várias versões, dentre elas uma se destacou: por suas temáticas tão destoantes dos preceitos de Resident Evil, ela ficou para sempre marcada no imaginário dos jogadores, mesmo após ser descartada.
Conheça mais sobre essa misteriosa e perturbadora versão de RE4 que nunca foi lançada nessa tradução de um artigo do site Gamerant.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa aponta os 10 personagens mais populares de Resident Evil
Um “jumpscare” de Resident Evil 4 Remake parece fazer referência à beta “Resident Evil 3.5”!
EvilSpecial – Você conhece todas as versões “beta” de Resident Evil?
CLIQUE AQUI e confira em nosso site as principais informações sobre Resident Evil 4 Remake
Resident Evil 3.5 é o nome dado à coleção de conceitos criados para Resident Evil 4. O desenvolvimento de Resident Evil 4 foi bastante extenso e cada conceito produziu uma visão completamente nova da direção da série. Resident Evil 3.5 consiste em quatro compilações únicas, conhecidas como “Biohazard 4 cancelado”, “Conceito do castelo”, “Conceito da alucinação” e “Conceito zumbi”, que foram seguidas pelo Resident Evil 4 oficial que os jogadores conhecem hoje. Ao longo do desenvolvimento de cada compilação, a Capcom começou a introduzir conceitos originais, enquanto ajustava lentamente o equilíbrio entre horror e ação. Alguns conceitos retornariam em entradas posteriores de Resident Evil, enquanto outros produziriam séries inteiramente novas.
RESIDENT EVIL 3.5 – O BIOHAZARD 4 CANCELADO:
Em 1999, o desenvolvimento começou em Biohazard 4, uma sequência de Resident Evil 3, com o diretor da série Shinji Mikami entregando o controle da série para Hideki Kamiya da Capcom. Kamiya criou um conceito no qual o protagonista do título, Tony Redgrave, e seu irmão gêmeo, Paul Redgrave, receberiam habilidades sobre-humanas do vírus Progenitor. Tony, filho de Ozwell E. Spencer, exploraria uma instalação da Umbrella na ilha de Mallet. O título provou ser um afastamento muito grande dos conceitos centrais da série Resident Evil. Em vez de descartar o título, o cenário e o herói de Kamiya foram reformulados em um conceito totalmente novo, dando origem ao Devil May Cry original para PS2.
RESIDENT EVIL 3.5 – CASTELO/”O NEVOEIRO”:
A versão de Resident Evil 4 desenvolvida entre 2001-2002 é chamada de “Castelo”, embora alguns também se refiram a ela como “Nevoeiro” hoje. Nesta versão, um Leon infectado retornaria após os eventos de Resident Evil 2 e participaria de uma invasão ao castelo de Ozwell E. Spencer, a suposta sede da Umbrella Corporation. Durante os eventos do jogo, Leon encontraria uma jovem e seu companheiro B.O.W.. Juntos, eles descobririam as origens do vírus Progenitor e descobririam a criação de Spencer, a Umbrella, como uma ferramenta para alcançar a imortalidade.
O conceito apresentava um inimigo central de “névoa” que perseguiria Leon ao longo do novo título, muito parecido com Mr. X e Nemesis das entradas anteriores de Resident Evil. A criatura pareceria semelhante ao monstro de fumaça da série de TV LOST, além de possuir tentáculos salientes (que posteriormente inspiraram a criação do vírus Uroboros em RE5). No entanto, o monstro da névoa provou ser muito desgastante para o hardware do Gamecube, e o conceito foi descartado. O trabalho então começou em um conceito que poderia apresentar vários inimigos enquanto aliviava o risco de limitações de hardware. O roteiro escrito para o “conceito castelo” foi doado para outro desenvolvedor, Production Studio 1, onde eventualmente levaria à versão final de Haunting Ground.
RESIDENT EVIL 3.5 – ALUCINAÇÃO:
“Alucinação” é o nome do conceito de Resident Evil 4 de 2003, comumente referido como “HookMan”, devido ao inimigo Hook Man fortemente apresentado em seu material promocional. O script em si foi descartado antes da conclusão, mas foi dito que aproveitava muitos elementos do “conceito castelo”. Leon foi mais uma vez infectado, mas desta vez os inimigos seriam um efeito colateral direto de sua saúde mental. Em um retorno às raízes do terror da série, Leon era alucinado por inimigos, como bonecos possuídos e monstros humanóides, que apareciam inesperadamente ao longo do cenário do jogo.
Apesar de um roteiro inacabado, a versão “Alucinação” de Resident Evil 3.5 foi apresentada na E3 2003. Os fãs assistiram Leon explorar os quartos de um prédio abandonado antes de ser confrontado pela alucinação do Hookman no clímax da apresentação. De todos os conceitos descartados de Resident Evil 3.5, Hook Man é talvez o mais famoso, já que os jogadores realmente viram a figura em ação. De fato, o recente Resident Evil 4 Remake apresentou um easter egg sobre esta versão de Hookman, que pode ser visto enquanto os jogadores navegam com Ashley pelo cenário do Castelo.
RESIDENT EVIL 3.5 – ZUMBI:
Ainda de 2003, um novo conceito, “Zumbi”, começou a ser desenvolvido, mas não foi muito longe. Nenhuma arte conceitual ou materiais para esta fase de desenvolvimento são conhecidos. “Zumbi” foi criado na esperança de retornar à fórmula clássica de Resident Evil e apresentava inimigos semelhantes a humanos chamados “Dabamen”. O conceito foi rapidamente descartado, devido ao temor de que entediaria os fãs de longa data da série. No entanto, os “Dabamen” serviria como base para os Ganados de Resident Evil 4.
A Transformação de Resident Evil 3.5 em Resident Evil 4:
Após anos de desenvolvimento, com apenas conceitos descartados para mostrar, uma equipe totalmente nova assumiu o desenvolvimento da versão final de Resident Evil 4. Mais uma vez sob a direção de Shinji Mikami, a equipe levou muitos conceitos dos diferentes Resident Evil 3.5 e combinou-os em um único título. Esta equipe foi informada pela Capcom que essa versão seria a chance final do título de ver o lançamento. Com a crescente pressão da Capcom para produzir resultados, Mikami tomou a controversa decisão de fazer a transição de Resident Evil 4 para um jogo de ação e terror.
Mikami confiou fortemente nas ideias de Resident Evil 3.5, revisando o sistema de câmera em terceira pessoa para melhor se adequar à nova jogabilidade voltada para a ação e adaptando recursos para criar uma experiência digna dessa nova direção. Deixando de lado os zumbis cambaleantes e as ambientações limitadas de títulos anteriores, o novo cenário de Mikami, Valdelobos, e seus residentes Ganados, poderiam acompanhar o ritmo de Leon e rapidamente sobrecarregar os jogadores se eles confiassem demais nas estratégias dos títulos anteriores. Quando o título foi lançado em 2005, esses riscos valeram a pena, com Resident Evil 4 agora considerado por muitos como o melhor título que a série já produziu.
Resident Evil 4 Remake foi lançado em março de 2023, dando aos fãs de longa data a oportunidade de experimentar uma versão modernizada do título. Assim como o original, o remake demonstra a fusão de ideias de Resident Evil 3.5. Se o desenvolvimento de Resident Evil 4 não incluísse essa longa e complicada história, Resident Evil 4 provavelmente não teria sido a experiência incrivelmente única que os fãs adoram hoje. Além disso, os jogadores nunca teriam experimentado a série Devil May Cry ou o clássico cult Haunting Grounds.
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil