Resident Evil é uma franquia que vai muito além de jogos e filmes, a série tenta abranger todos os conteúdos possíveis como livros, HQs, peças de teatro, séries em plataformas de Streaming (Netflix), entre outros meios. Neste artigo, iremos listar todas as novelizações de Resident Evil (tanto novelizações dos jogos, como dos filmes e independentes).
Vale ressaltar que as Novelizações não são canônicas pois distorcem muitas coisas já ditas nos jogos, portanto são apenas produtos licenciados pela Capcom e apenas um universo paralelo/alternativo (assim como os filmes em live-action de Resident Evil com a atriz Milla Jovovich, por exemplo) acompanhe conosco a seguir:
• RESIDENT EVIL – UMBRELLA CONSPIRACY:
Resident Evil – Umbrella Conspiracy (Resident Evil: A Conspiração da Umbrella) foi a primeira novelização de Resident Evil lançada pela escritora S.D. Perry em 1998. O livro conta a história do primeiro jogo de Resident Evil (1996), além de acrescentar adições que a autora achou importante no seu ponto de vista, como a adição do personagem Trent, por exemplo.
O livro é considerado por muitos fãs, o melhor da coletânea, além de ser muito bem detalhado. Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem nos Estados Unidos, ganhando assim uma nova capa. No Brasil, o livro está disponível pelas editoras New Pop e Benvirá.
• RESIDENT EVIL – CALIBAN COVE:
Resident Evil – Caliban Cove (Resident Evil: O Incidente de Caliban Cove) foi lançado em 1998. O segundo livro da coletânea foi escrito graças ao sucesso da primeira novelização. Enquanto o jogo Resident Evil 2 não chegava, S.D. Perry escreveu uma história inédita com Rebecca Chambers como protagonista, além de adicionar novos personagem como David Trapp, John e Karen.
A história se passa entre os eventos de Resident Evil (1996) e Resident Evil 2 (1998), e traz uma nova equipe dos S.T.A.R.S. que está em direção a cidade de Caliban Cove para investigar uma suposta base de pesquisas da Umbrella Corporation.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem, recebendo uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• RESIDENT EVIL – CITY OF THE DEAD:
Resident Evil – City of the Dead (Resident Evil: Cidade dos Mortos) foi lançado em 1999. O livro tem como objetivo recontar os eventos de Resident Evil 2.
O livro é bem fiel ao jogo lançado em 1998 (até mesmo fiel ao seu Remake lançado em 2019), porém o seu final possui discrepâncias pois o livro precisava fazer ligação com o quarto livro que também é uma história inédita. O interessante é notar que S.D. Perry apoiava muito que Leon namorasse com Claire, isso ela deixou bem claro durante a leitura.
O livro recebeu uma nova tiragem em 2012, recebendo uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• RESIDENT EVIL – UNDERWORLD:
Resident Evil – Underworld (Resident Evil: Submundo), foi lançado em 1999. Esse livro também conta uma história inédita na série, nunca contada em nenhum jogo. A história se passa teoricamente após os eventos de Resident Evil 2 & Resident Evil 3, e como dito anteriormente não é canônica.
A história conta sobre a mesma equipe do segundo livro da coletânea, que agora foram sequestrados por Trent, juntos com Leon & Claire e obrigados a irem investigar uma nova base da Umbrella no estado do Maine. Caso a missão fosse concluída, Trent ajudaria eles em tudo que eles precisassem.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem, recebendo uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• RESIDENT EVIL – NEMESIS:
• Resident Evil – Nemesis (Resident Evil: Nêmesis) foi lançado em 2000. O livro reconta os eventos de Resident Evil 3 de uma nova perspectiva, pelos olhos de S.D. Perry.
O enredo do livro não é muito fiel ao jogo de Resident Evil 3 Nemesis (1999), pois possui várias adições que a autora decidiu incluir por ter liberdade criativa, mas independente disto, o livro possui a mesma qualidade que os anteriores.
Em 2012, o livro recebeu uma nova tiragem e recebeu uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• RESIDENT EVIL – CODE: VERONICA:
O livro Resident Evil CODE: Veronica (Resident Evil: Código: Verônica) foi lançado em 2001. O livro tem como objetivo recontar os eventos do jogo Resident Evil CODE: Veronica, lançado inicialmente para Dreamcast.
O livro é bastante fiel a primeira versão do jogo lançado para o Dreamcast em 2000. O livro não narra as cenas onde Wesker bate em Claire na Ilha Rockfort e em Chris na Antártida, pois a primeira versão do Dreamcast não havia essas cenas.
O livro recebeu uma nova tiragem em 2013 e recebeu uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• RESIDENT EVIL – ZERO HOUR:
Resident Evil – Zero Hour (Resident Evil: Hora Zero), foi lançado em 2004. O livro veio como forma de encerrar essa coletânea de 7 livros escritos pela escritora S.D. Perry, afinal seu contrato já havia acabado e a Capcom decidiu seguir novos rumos.
O livro narra fielmente os eventos de Resident Evil ∅ Zero lançado em 2002 para o Nintendo GameCube. Porém infelizmente possui um erro de ligação com o primeiro livro, pois Resident Evil Zero foi lançado depois do primeiro livro, o que prejudicou um pouco a escritora e a fez se contradizer em sua própria linha do tempo (Exemplo: no segundo livro a escritora diz que Rebecca nunca andou de helicóptero, mas no último livro que conta eventos anteriores ao segundo livro, a autora teve que dizer que Rebecca andou de helicóptero com a equipe Bravo nas montanhas Arklay.)
O livro recebeu uma nova tiragem em 2013 e recebeu uma nova capa. O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
• RESIDENT EVIL – ROSE BLANK:
Resident Evil – Rose Blank (Biohazard: Rose Blank) foi lançado em 2002. Esta não é exatamente uma novelização dos jogos. Assim como os livros Caliban Cove e Underworld, de S.D. Perry, ele também conta uma história inédita, porém que não conta como parte da história oficial de Resident Evil.
Rose Blank foi escrito por Tadashi Aisawa e lançado em Março de 2002 no Japão, e pode ser encontrado, mesmo que dificuldade, para compra na internet, porém em uma tradução para o alemão, lançada em 2006.
Apesar de não ter qualquer ligação com as novelizações de S.D. Perry, sua capa na versão alemã é bem semelhante ao estilo das primeiras tiragens dos livros da autora. O livro não está disponível no Brasil, pois como dito anteriormente, apenas foi lançado no Japão e Alemanha.
• RESIDENT EVIL – TÖDLICHE FREIHEIT:
Resident Evil – Tödliche Freiheit (Biohazard: To The Liberty) foi lançado em 2002. Este livro se trata de uma fanfiction (ou light novel) que ganhou uma competição chamada Biohazard Grand Novel Prize, na ocasião do quinto aniversário da série.
Escrito por Suiren Kimura, foi lançado no Japão junto com a novelização Biohazard: Rose Blank em Março de 2002. Teve uma tradução lançada somente em alemão, com o título de “Resident Evil: Tödliche Freiheit”, com uma capa também bastante semelhante às dos livros de S.D. Perry. Sua trama gira em torno do protagonista Jack Tramp, acusado de assassinato, que acaba se envolvendo em um surto viral em um cruzeiro da Umbrella chamado Liberty.
Seus eventos também não são fazem parte do “canon” da série Resident Evil. E o livro mais uma vez, também não está disponível no Brasil, pois como dito anteriormente, apenas saiu no Japão e na Alemanha.
• RESIDENT EVIL – GENESIS:
Resident Evil – Genesis foi lançado em 2004. O livro tem como objetivo recontar os eventos do primeiro filme em live-action de Resident Evil lançado em 2004 e protagonizado por Milla Jovovich e Michelle Rodriguez.
O livro foi escrito por Keith R.A. deCandido (inclusive o EvilHazard já teve o prazer de entrevistá-lo). O livro é bem fiel ao filme, além de acrescentar novos detalhes na visão do escritor.
O livro não recebeu uma nova tiragem e infelizmente também não está disponível no Brasil.
• RESIDENT EVIL – APOCALYPSE:
O livro Resident Evil – Apocalypse foi lançado em 2004. O livro também foi escrito por Keith R.A. deCandido.
O livro é bem fiel ao segundo filme em live-action, além de acrescentar novas visões e novos pontos de vista pelo escritor.
O livro não recebeu uma nova tiragem e infelizmente também não está disponível no Brasil.
• RESIDENT EVIL – EXTINCTION:
Resident Evil – Extinction é o terceiro livro da coletânea de Keith R.A. deCandido, lançado em 2007.
O livro também é muito fiel ao terceiro filme, além de acrescentar muitas adições legais a trama, complementando furos de roteiro dos filmes.
O livro não recebeu uma nova tiragem e infelizmente também não está disponível no Brasil.
• RESIDENT EVIL – RETRIBUTION:
O livro Resident Evil – Retribution (Resident Evil: Retribuição), é a novelização do quinto filme (o quarto filme não recebeu novelização) escrita por John Shirley e lançada em 2012.
O livro é muito fiel ao filme, inclusive já fizemos resenha do livro cedido gentilmente pela editora Galera Record.
O livro tem bastante adição legal a história do filme e está disponível no Brasil pela editora Galera Record.
• RESIDENT EVIL – THE FINAL CHAPTER:
O livro Resident Evil – The Final Chapter (Resident Evil – O Capítulo Final) foi lançado em 2017, escrito por Tim Waggoner e inclusive já fizemos resenha do livro que foi cedido gentilmente pela editora Benvirá.
O livro é bem fiel ao sexto e último filme, além de ter complementos na história e explicações que não obtemos no filme.
O livro está disponível no Brasil pela editora Benvirá.
– BIOHAZARD: DAMNATION:
Biohazard: Damnation é um romance japonês escrito por Osamu Makino. Uma novelização do do filme Resident Evil: Damnation (Condenação) lançado em 2012.
O livro só está disponível no Japão.
• BIOHAZARD – VENDETTA:
Biohazard Vendetta é a novelização do filme Resident Evil: Vendetta e foi lançada apenas no Japão em 2017.
A novelização é muito fiel e complementar ao filme e foi escrito pelo romancista Makoto Fukami.
Infelizmente o livro não está disponível em nenhum país, exceto Japão.
– BIOHAZARD: THE WICKED NORTH SEA:
Biohazard: The Wicked North Sea foi lançado em janeiro de 1998 e se trata de um romance escrito por Kyū Asakura.
O romance se passa em uma ilha no Mar do Norte, conhecida como Gadiwell, que é usada para pesquisas secretas de armas biológicas pela família Beardsley, uma família nobre que fazia parte do próprio experimento. A família faz parte de um grupo de nobres que fundaram a Umbrella Pharmaceuticals. Wicked North Sea pode ser considerado canônico, porém, se trata de uma trama bem obscura da franquia.
O protagonista é um personagem chamado “Norse” que é um ex-membro da “CRW”, uma unidade de combate ao bioterrorismo do Exército Britânico, que foi dispensado após uma operação fracassada de resgate de dignitários.
Resident Evil possui muitas novelizações legais até o momento, será que teremos novas novelizações de Resident Evil futuramente? Depois conta para a gente nas nossas redes sociais.
Editor e Redator do EvilHazard, mineiro, fanático pela série Resident Evil e fanático por Jill Valentine e Chris Redfield.