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EvilSpecial – Dead Space: o que faz dele um verdadeiro clássico do horror?

Canhões de defesa de asteroides, redes de bonde a bordo, ah, e membros devotos de um culto que se transformaram em necromorphs. Os salões úmidos e cheios de sangue do USG Ishimura estão cheios de surpresas, e todos ajudaram a solidificar a nave espacial de Dead Space como uma das casas assombradas mais memoráveis do horror dos videogames!

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O principal entre esses mitos infernais, no entanto, foi o método do protagonista Isaac Clarke de despachar os habitantes reanimados da nave – um conjunto de ferramentas improvisado que serviu para resistir à tendência de horror de sobrevivência de ter jogadores mal equipados. Em Dead Space, você tem a arma exata que você precisa desde o início: a lendária Plasma Cutter.

Quem imaginaria que um jogo, sem falar um jogo na primeira entrada em uma nova série, poderia ser definido tanto pelo método primário de ataque do jogador? O pessoal da EA Redwood Shores (mais tarde conhecido como Visceral Studios) fez isso e, ao fazê-lo, orquestrou os melhores meios pelos quais os jogadores podiam soltar-se criativamente contra qualquer monstro insistente que os atacasse. Era chamado de “desmembramento estratégico” e exigia que os jogadores esquecessem o que haviam aprendido e evitassem mirar na cabeça, para então usar a capacidade do Plasma Cutter de atirar em linhas verticais e horizontais de energia para fazer os membros voarem.

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Ajuda ainda o fato que cada tipo de Necromorph que você encontra foi projetado especificamente para jogadores que possuem essa habilidade. Seja surgindo de uma grade sob seus pés ou bombardeando você pelo ar através do zero-G, os sacos de carne deformados de Dead Space se assemelham a uma torre de palitos, apenas esperando para ser desmontada peça por peça. Um bom exemplo disso é o tipo de inimigo espreitador, que não é estranho se implantar em algum lugar acima de você, apenas para soltar um trio de tentáculos farpados de suas costas. É extremamente conveniente? Sim. Isso os torna incrivelmente vulneráveis? Claro. Mas ajudou a melhorar a ideia de que você é um herói improvável que tira o melhor proveito de uma situação ruim.

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Desta forma, Dead Space quebrou as regras do que significava interpretar um homem comum encalhado em um cenário de terror de sobrevivência. O produtor executivo do jogo, Glen Schofield, não fez segredo sobre quão fortemente a equipe foi influenciada por Resident Evil 4 durante o desenvolvimento, mas até mesmo o clássico da Capcom falhou em fazer você se sentir desamparado para garantir sustos e uma sensação de medo. Dead Space, por outro lado, conseguiu manter esse sentimento – tudo isso fazendo com que você se sentisse fortalecido graças a essas grandes ferramentas de desmembramento.

Embora seja verdade que muitos possam ter testemunhado a marca de ficção científica fria e industrial de Dead Space misturada a um horrível horror corporal antes em outros episódios de ficção, essa abordagem do tipo trabalhista deu ao ato de desmembrar os inimigos um tato. Isso se traduz em tudo, seja em como o ombro de Isaac dispara devido ao recuo sempre que ele atira, até como os necromorphs caem no chão como resultado de onde você os acertou. Não há nada como limpar uma sala cheia de inimigos, indo buscar o item chave que você precisa, e então recuar pela mesma área para olhar o caos que você causou apenas alguns instantes antes.

Enquanto a série continuava, mais armas e novos tipos de inimigos seriam introduzidos para oferecer aos jogadores novas maneiras de fundir a estratégia com o abate. Seja como for, cada um tentou reinventar a clássica fórmula de combate shoot-and-slice de Dead Space, no entanto, no centro disso, ficava a confiável Plasma Cutter de Isaac Clarke. Isso, combinado com a capacidade de congelar temporariamente inimigos em suas trilhas através do Stasis Module, ajudou a manter os encontros enganosamente simples. Apenas os corajosos o suficiente para terminar o jogo desta forma, usando o Cortador de Plasma e nenhuma outra arma, receberão a Conquista de “Uma Arma” em Dead Space 1, por exemplo.

Fica fácil então respondermos à pergunta do título deste artigo: foram os desmembramentos sangrentos que ajudaram Dead Space a se tornar um verdadeiro clássico do horror de sobrevivência! Dead Space reinventou o horror de sobrevivência ao nos deixar desmembrar os inimigos, uma parte de cada vez.

Enquanto o horror de sobrevivência está passando por um renascimento, em grande parte devido à volta da série Resident Evil pela Capcom às suas raízes com o novo RE2, em 2009, Dead Space foi esse salto gigantesco para o gênero graças a uma série de melhorias mecânicas e reinvenções. Colocar seu herói entre as estrelas, em vez da realidade, permitiu que Dead Space criasse novas ideias que tornavam assustador o horror de sobrevivência de maneiras novas – a capacidade de desmembrar inimigos como o exemplo.

Infelizmente, com o fechamento da Visceral Games, podemos apenas esperar que alguém esteja à altura da tarefa de, de fato, fazer renascer em plenitude o glorioso survival horror!

Adaptado de GamesRadar

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