Nos últimos 28 anos, a franquia Resident Evil evoluiu bastante. Pioneira do gênero de terror de sobrevivência, a obra de terror da Capcom continuou a prosperar até o início dos anos 2000, produzindo uma série de aventuras em terceira pessoa com câmera fixa, todas seguindo a mesma fórmula geral de jogo. Então, com o lançamento de Resident Evil 4 em 2005, a franquia adotou uma abordagem de terror mais focada na ação, adotando uma perspectiva de terceira pessoa por cima do ombro. Nos anos mais recentes, remakes de clássicos agradaram fãs antigos e atuais, e a série principal numerada girou mais uma vez, desta vez adotando uma perspectiva de primeira pessoa e focando em horrores pessoais mais claustrofóbicos.
De acordo com alguns rumores recentes, a franquia Resident Evil pode estar prestes a passar por outra grande evolução, desta vez afetando a estrutura da série mais do que nunca. Em uma postagem recente no Twitter/X do insider famoso Dusk Golem, diz-se que Resident Evil 9 está sendo construído a partir da versão atualizada da RE Engine de Dragon’s Dogma 2, e isso pode significar que a sequência será de mundo aberto, uma premissa que têm suas vantagens e desvantagens.
Os prós de Resident Evil 9 potencialmente se tornar um jogo de mundo aberto:
Potencialmente, a maior vantagem de Resident Evil 9 se tornar um jogo de mundo aberto é que ele ofereceria uma experiência completamente nova. Nos últimos anos, a série Resident Evil entrou em um ritmo bem-sucedido de oscilação entre remakes e sequências principais, mas com um mundo aberto, Resident Evil 9 poderia oferecer algo completamente novo. Embora o mapa mais aberto de Resident Evil Village tenha dado uma breve amostra de como seria um Resident Evil de mundo aberto, não era o pacote completo. Ser capaz de enfrentar as áreas e chefes de Resident Evil 9 em qualquer ordem pode ser genuinamente revigorante e adicionar uma boa camada de liberdade ao jogador que nem sempre está presente em Resident Evil.
Adotar um design de mundo aberto provavelmente também significaria que Resident Evil 9 seria um pouco mais longo que seus antecessores. A grande maioria dos jogos de Resident Evil pode ser concluída em menos de 15 horas e, embora isso geralmente não seja um problema para a série, pode ser bom viver nesses mundos horríveis por um pouco mais de tempo, especialmente se isso significar mais tipos de inimigos para enfrentar, mais quebra-cabeças, mais itens colecionáveis e atividades paralelas mais gratificantes.
Os contras de Resident Evil 9 potencialmente se tornar um jogo de mundo aberto:
Oferecer um mundo aberto atraente em um jogo é muito mais fácil de falar do que fazer, entretanto. Embora a adoção de uma estrutura de mundo aberto em Resident Evil 9 possa oferecer uma ruptura refrescante com a tradição, o tiro pode sair pela culatra imensamente. Se o suposto mundo aberto de Resident Evil 9 não capitalizasse realmente sua nova estrutura, então isso poderia questionar por que a Capcom se preocupou em mudar a fórmula testada e comprovada, e não seria a primeira vez.
Esta crítica só seria exacerbada pelo contexto em torno de Resident Evil 9. Já existem imensas expectativas para a próxima entrada principal de Resident Evil como uma franquia de terror de longa duração e pode não ser o melhor momento para a Capcom experimentar um novo jogo aberto. fórmula mundial para a série. Em vez disso, um design de mundo aberto pode ser melhor introduzido em um futuro spin-off de Resident Evil, onde há muito menos pressão para eliminá-lo imediatamente.
Adaptado de GameRant
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.