Já é um assunto recorrente em nossos textos a grande alta vivenciada dentro do gênero Survival Horror nos últimos tempos; já faziam muitos anos em que tantos títulos novos, interessantes e promissores de grandes franquias não eram anunciados assim em tão curto espaço de tempo.
Refletindo um pouco mais dentro desse mérito, talvez a última vez que um fenômeno similar ocorreu tenha sido na época do PS2, com títulos de Silent Hill e Resident Evil fazendo muito sucesso, porém, como o caro(a) leitor(a) mais saudosista deve bem recordar, o gênero do survival horror e suas principais franquias entraram em um declínio profundo na década de 2010.
Franquias como Resident Evil estavam cada vez mais se distanciando do seu público original, Silent Hill contava com jogos que iam sendo cada vez mais mal avaliados até o grande cancelamento de Silent Hills, e Alone in the Dark já caia completamente no ostracismo. Como bem coloca o youtuber Blader Koyotte em seu documentário ”Como Resident Evil 7 salvou a franquia Resident Evil”, este fenômeno foi vital para a ascensão dos jogos indie durante a metade até o final da década; tal alavancada dos jogos indie durante o declínio das franquias grandes do terror fez com que novas comunidades fossem criadas em torno destes jogos, criando culturas de pessoas com suas próprias canons, artes e fan-games dedicados a estes personagens, criando teorias e histórias muitas vezes junto ou paralelamente ao criador.
Essas comunidades de jogos indie no geral se mostram muito fieis e próximas aos desenvolvedores, com destaque por exemplo à franquia Five Nights at Freddy’s de Scott Cawthon que inspirou centenas de fan-games e jogos autorais de outros fãs desta franquia, criando um público absurdamente leal, diverso e vasto, com o próprio criador da série financiando determinados projetos de fãs.
Dito isso e apresentados tais fatos, vamos ver alguns títulos das maiores franquias, bem como os crescentes e surpreendentes indies, que estão sendo muito aguardados e o que eles podem dizer sobre as questões expostas referentes ao passado da indústria e o que simbolizariam para o futuro!
RESIDENT EVIL 4 REMAKE
É impossível iniciar essa discussão sem comentar o aguardado Resident Evil 4 Remake, o jogo que tem a proposta de reimaginar o quarto título numerado (considerando o antecessor CODE: Veronica como o quarto principal) da franquia principal como uma experiência mais perturbadora do que o jogo original! Já debatemos as formas como Resident Evil 4 Remake pode se aproveitar e construir algo excelente de sua proposta, vamos torcer que a Capcom apresente um jogo sem maiores cortes de conteúdo e adicione mais enredo à cruzada de Leon no vilarejo dominado pela seita Los Illuminados! Resident Evil 4 Remake chega em 24/03/2023 para PS4, PS5, Xbox Series e PC!
ALAN WAKE 2
A Remedy surpreendeu a todos quando confirmou a sequência de seu sucesso do terror, Alan Wake, mais de 10 anos depois do lançamento do primeiro jogo! Apesar da existência do jogo ter sido revelada por vazamentos pouco antes da revelação oficial, quase nada foi revelado a respeito deste novo título, mas sabemos que Alan Wake 2 promete ter uma história imensa e trazer novamente toda a densidade psicológica, complexidade e terror extremos do seu antecessor! O game será lançado em algum momento de 2023 para PS5, Xbox Series e Windows.
ALONE IN THE DARK
O ano de 2022 agraciou todo o público mais antigo do survival horror com a revelação de um reboot do saudoso Alone in The Dark, produzido pela Thq Nordic! O clássico jogo de terror é considerado o avô do Survival Horror e um dos grandes responsáveis por ideias e conceitos do primeiro Resident Evil e consequentemente da franquia! O trailer já deixa uma impressão de que o game deve seguir a linha do clássico em termos de investigação com elementos ocultistas, além de portar uma semelhança muito bem vinda com Resident Evil 2 Remake, evidenciando mais uma vez o impacto do referido título na indústria de modo geral! O jogo ainda não tem data de lançamento e chegará para PS5, Xbox Series e PC!
THE CALLISTO PROTOCOL
Para todos os admiradores de Dead Space, da franquia Alien, body horror e survival horror no geral, The Callisto Protocol será uma excelente pedida! O título que é considerado sucessor espiritual de Dead Space vai colocar o jogador na pele de Jacob Lee (Josh Duhamel) um prisioneiro tentando escapar de um complexo penitenciário situado na Lua Calisto enquanto esta é invadida por alienígenas deformados! O título chega em toda sua glória e sanguinolência para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC em 2 de dezembro!
DEAD SPACE REMAKE
E claro, é impossível mencionar The Callisto Protocol sem mencionar o vindouro Remake de Dead Space, o game que revolucionou o survival horror com uma violência altamente realista e atmosfera macabra! Nesse caso, a promessa da EA e da Motive Studios é que o jogo não possua pausas e telas de load, tal como God of War de 2018; nesse sentido, o objetivo é criar uma experiência ininterrupta, imersiva e altamente perturbadora, isso conversa muito positivamente com a proposta de RE4 Remake por exemplo de ser ainda mais perturbador. Precisamos que os jogos de terror não tenham medo de ser o que são e possam ir entregando experiências cada vez mais intensas! O remake de Dead Space chega em 2023 para PS5, Xbox Series e PC!
THE DEVIL IN ME
Uma das franquias de terror atuais que segue trazendo interessantes e diferenciados focados nas escolhas são os games da Supermassive, tanto os que estão dentro quanto os que estão de fora da antologia Dark Pictures. The Devil in Me é próximo capítulo da antologia, sendo sucessor de House of Ashes (The Quarry não é considerado parte da antologia). O game deverá acompanhar um grupo de personagens tentando sobreviver em uma mansão desenhada para conter armadilhas mortais e um serial killer inspirado em H.H Holmes, considerado o primeiro assassino em série dos Estados Unidos; naturalmente isso evidencia uma das características dos jogos da Supermassive que é misturar conhecimento histórico e/ou folclórico com filmes de terror, nesse caso tendo uma influência de Jogos Mortais. The Devil in Me deverá ser o maior jogo da antologia e irá encerrar a ”primeira temporada”, ele chegará em 18 de novembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC!
FIVE NIGHTS AT FREDDY’S: SECURITY BREACH (RUIN)
Para começar a falar de jogos e produtoras independentes, a DLC de Five Nights At Freddy’s: Security Breach, intitulada de ”Ruin” ou “Ruína”, deverá ser situada após um dos finais do jogo em que todo o complexo da pizzaria é queimado até o chão, e Gregory, o protagonista, não conseguiu escapar. Entretanto o que dá a entender é que Gregory ficou preso no complexo e a missão do jogador na DLC será resgatar o garoto e provavelmente, enfrentar os animatrônicos assombrados pela agonia das vítimas do assassino William Afton. Ruin será lançada em algum momento de 2023 para Ps4, Ps5, Xbox One, Xbox Series e Windows!
THE OUTLAST TRIALS
A Red Barrels também vem em peso para contribuir com o cenário Indie, desta vez com o aguardado The Outlast Trials, um multiplayer em primeira pessoa que se passa na GuerraFria! Mais uma vez, a franquia Outlast deverá trazer temas como controle mental, MKultra e experimentos antiéticos da corporação Murkoff, colocando o jogador em situações de sobrevivência e perseguições aterrorizantes com mais inimigos deformados e insanos! Não se tem uma data oficial para The Outlast Trials, mas especula-se que seu lançamento está próximo devido aos anúncios de betas fechados do jogo chegando em 28 de outubro!
SCORN
Produzido pela Ebb Software e distribuído pela Kepler, o jogo Scorn impressiona muito pelos visuais nojentos e surrealistas que existem dentro da proposta de colocar o jogador em um mundo imprevisível, grotesco e aleatório! O jogo não possuirá uma estrutura linear e vai constantemente colocar o jogador em um mundo com uma história própria! Scorn chega para Xbox Series X/S e Windows em 21/10/2022.
SLITTERHEAD
A Bokeh Studios, produtora independente fundada pelo criador de Silent Hill, Keiichiro Toyama, apresentou seu projeto novo de terror intitulado de Slitterhead! Um jogo que apresenta excelentes visuais em seu trailer e criaturas que infectam e causam mutações severas em seres humanos, com certeza uma boa pedida para os amantes de body horror e ainda com trilha sonora de Akira Yamaoka, outro veterano de Silent Hill! Ainda não possui data de lançamento.
NOVO SILENT HILL – RUMOR
Para finalizar, as menções a Silent Hill feitas desde o começo do artigo, mencionando tanto a ascensão da franquia quanto seu declínio, também chegam a uma culminação dentro da discussão sobre os aguardados jogos: múltiplas especulações, vazamentos e uma listagem oficial em loja asiática sugerem um retorno da franquia muito em breve e embora não seja nada confirmado oficialmente, aguardamos ansiosamente por uma confirmação sobre a autenticidade de Silent Hill: Short Message, último e mais quente rumor sobre a série até o momento!
O objetivo desse artigo, desde os fatos expostos no começo e a apresentação de alguns dos títulos vindouros é mostrar por meio dos mesmos que este excelente momento para o gênero pode indicar um ótimo futuro para os jogos de terror, angariando muito mais público e permitindo criação e exploração de conceitos e da cultura estabelecida por filmes, livros e mesmo outros jogos para criação de obras que atendam o público das grandes empresas e das empresas indie também, favorecendo o crescimento de ambos os mercados e o crescimento do gênero!
E você amigo(a) colega comrade? Para qual título está mais animado(a)? Não esqueça de compartilhar, curtir e comentar
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil