No EvilTalk, nossos redatores irão apresentar, em texto, suas opiniões acerca dos mais variados assuntos que envolvem a franquia Resident Evil e demais obras do terror/survival horror, em uma narrativa questionadora e que dará preferência à abordagem de temas polêmicos e que geram discussão na base de fãs do assunto em questão.
ATENÇÃO: todo o exposto nos textos do EvilTalk refletirão unicamente as opiniões e convicções do Redator responsável pela publicação.
Neste texto, o tema a ser abordado pelo Redator do EvilHazard Yan Santos será: Quais são as vantagens para a Capcom em lançar Resident Evil 8 para os consoles atuais?
Resident Evil 8 foi anunciado oficialmente no evento de revelação do PlayStation 5. Com um trailer assustador e chamativo, o mais novo título canônico da série já marcou uma forte presença entre nós. Há também uma mensagem dos desenvolvedores do game onde comentam um pouco sobre o game em si, sobre algumas artes e cenários e sobre o inventário presente no game, e claro, teorias sobre aspectos do jogo não param de surgir entre os fãs!
Outro fato que chamou muita atenção do público é que Resident Evil 8 será lançado apenas para PlayStation 5, Xbox Series X e PC. Segundo informações, os “loadings” e demais prejuízos de desempenho na geração atual desencorajaram a Capcom de lançar o jogo cross-gen. Para os donos de um PC não é um motivo de preocupação, já que terão que se preocupar apenas com o valor do game (ou atualizações de hardware). O verdadeiro motivo de preocupação está com os donos de um console da atual geração, que se resumem no PlayStation 4 e Xbox One. E uma grande pergunta que não se cala é: “Quais seriam as vantagens para a Capcom em lançar Resident Evil 8 para a atual geração de consoles?”.
A atual geração de consoles já está muito bem estabelecida e pode ser aproveitada ainda, já que ambos os consoles possuem um processamento forte, e estas questões de desempenho poderiam ser refinadas, caso a Capcom de fato se empenhasse. Sem contar que a maioria dos fãs/público possuem também um console da atual geração. Ambos os consoles atingiram uma marca impressionante de vendas ao longo do tempo. O PlayStation 4 atingiu a marca de 100 milhões de consoles vendidos e o Xbox One atingiu a marca se 50 milhões de consoles vendidos, aproximadamente. Esse fato reforça a ideia de que a maioria do público gamer já está estabelecido na atual geração de consoles, o que garantiria à empresa fortes vendas caso RE8 chegasse às plataformas atuais. Ainda, como Resident Evil 8 terá o foco na câmera em primeira pessoa, a Capcom poderia aproveitar ao máximo o VR no PlayStation 4, já que o mesmo combinou muito bem com Resident Evil 7: biohazard.
Talvez a principal desvantagem para a Capcom em lançar Resident Evil 8 somente para a nova geração de consoles é a perda de lucro que terão. Uma grande parte do público gamer não terá condições de se estabelecer logo no começo da nova geração, o que leva os dois lados a perderem; a Capcom, que perderia a chance de lucrar ainda mais lançando o game para ambas as gerações, e uma grande parcela dos fãs da franquia, já donos de um PS4 ou One, que iriam perder a chance de conferir e apreciar o mais novo título em sua janela de lançamento.
Outra desvantagem seria que Resident Evil 8 não rodaria 100% do jeito que ele foi pensado, se lançado pros consoles atuais, pois como o game foi pensado apenas para a nova geração de consoles, seu desempenho nos consoles atuais seria bem inferior comparado com seu desempenho na nova geração, como já foi dito nos parágrafos acima.
Um fato muito interessante que ocorreu recentemente foi que um dos beta testers filiado ao RE Ambassador, Aswitch, testou a beta do game em um PlayStation 4 Pro. Já que a beta do game foi capaz de ser testada em um console da atual geração, poderiam fazer o game completo ser capaz de rodar também. Ao lançar Resident Evil 8 para a atual geração de consoles, a Capcom iria ter um lucro muito maior nas vendas, iria agradar os fãs que não possuem condições de ter um console da nova geração e também iria ter a chance de aproveitar ao máximo a atual geração de consoles.
Pode-se concluir então que as vantagens para a Capcom em lançar Resident Evil 8 para a atual geração são inúmeras, e as desvantagens muito poucas. É uma chance muito grande para a Capcom em tomar essa decisão, pois como se trata de um novo título da série numerada, a repercussão seria muito maior se ele chegasse ao maior número de pessoas possível, e isso só se conquista, num primeiro momento, com o lançamento cross-gen.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.