Durante o último fim de semana aconteceu a Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, e nela tivemos alguns jogos já lançados esse ano e algumas demonstrações de jogos que ainda veremos no futuro. Esse é o caso de S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl,que se encontrava bem escondido dentro do stand da Alienware juntamente com parte de sua equipe de desenvolvimento da GSC Game World.
Nós do EvilHazard tivemos acesso a essa demonstração (que ainda não apresenta o resultado final do jogo por conta de presenciarmos alguns problemas que podem vir a ser de builds mais antigas da produção). Vale lembrar que o estúdio responsável pelo título tem passado por diversos problemas que vão desde o jogo ser hackeado até o fator da guerra na Ucrânia. Dito isso, temos alguns ponto a levantar sobre essa demo e o que podemos ver no jogo final.
A demo se inicia com o nosso personagem em uma valeta e ele está sendo atacado por um cão totalmente transformado pelas mutações da região. Após essa breve cena, nosso personagem consegue se levantar e o cão é abatido por uma anomalia, então surge um personagem revelando alguns breves motivos de estarmos ali e onde encontraríamos respostas, e é nesse momento que a demo então repassa os comandos ao jogador e revela o seu mundo aberto para ser explorado.
Com essa breve introdução, temos uma bússola na horizontal semelhante ao que vemos em jogos como Skyrim, que nos da alguns objetivos principais e secundários; além disso, somos apresentados ao contador Geiger, uma ferramenta que nos será muito útil para medir a radiação em certos locais do jogo.
O gameplay de S.T.A.L.K.E.R. 2 se difere um pouco dos FPS em geral, visto que ele traz um maior realismo à sua jogabilidade, por exemplo: as armas apresentam um grande recuo, o que dificulta a mira, além de não possuir uma recarga automática, fazendo com que a arma fique travada até que seja feita manualmente a ação de recarregar. Diferente de outros jogos de tiro, aqui o personagem, ao invés de perder parte da sua barra de vida, sofrerá um sangramento que deve ser tratado com kits médicos ou ataduras para estancar, caso contrário a barra de vida irá lentamente chegar a zero.
Em relação aos seus gráficos, a demonstração apresentou performances não condizentes com os atuais jogos que temos visto na presente geração de consoles, porém segundo um dos desenvolvedores da GSC Game World presente na BGS 2023, os gráficos não estão tão polidos por conta de se tratarem de locais reais de Chernobyl. Já a ambientação está bem interessante ao apresentar um cenário que ao mesmo tempo é caótico (por ser uma área radioativa) mas que ainda assim apresenta muita vida, mostrando NPCs inimigos enfrentando hordas de cachorros mutantes à medida em que avançava na demonstração.
Uma coisa que desanimou nossa equipe nessa demonstração testada na BGS 2023 foi a sua performance na máquina jogada; não temos as especificações da máquina em que o jogo se encontrava no stand, mas acredita-se que era um PC de alto desempenho e a demonstração apresentava diversas travadas, quedas de frames constantes e longas telas de carregamento.
Por fim, apesar de uma experiencia não muito agradável com a demonstração, ela revela que o projeto ainda está caminhando mesmo com os problemas que o estúdio tem enfrentado ao longo do desenvolvimento do título, e provavelmente com o feedback que receberam durante a BGS 2023 eles podem arrumar alguns dos problemas vistos neste teste, caso a build mais nova do jogo não tenha corrigido esses problemas. Apesar de tudo, este Redator gostou bastante da demonstração do jogo e queria ter ficado mais tempo para experimentar mais possibilidades, além de acreditar que, com um pouco mais de polimento, S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl pode vir a ser um jogo que cause um impacto no seu lançamento, visto que o mesmo deve chegar no primeiro trimestre de 2024 para Xbox Series S|X e PC.
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!