Já faz muito tempo que os fãs de The Last of Us esperam pelo modo “Factions” que existia no primeiro jogo e ainda não tinha sido inaugurado no o segundo jogo, e a esperança para alguns era que o modo chegasse com o remaster da Parte II para o PlayStation 5, mas neste dia dia 14 de dezembro a Naughty Dog anunciou que tomou a decisão de parar de desenvolver o seu projeto online para The Last Of Us.
“Sabemos que esta notícia será difícil para muitos, especialmente para nossa comunidade dedicada de The Last of Us Factions, que tem seguido ardentemente nossas ambições multiplayer” disse a Naughty Dog em seu blog anunciando a notícia. “Estamos igualmente arrasados no estúdio, pois estávamos ansiosos para colocá-lo em suas mãos. Queríamos compartilhar com vocês algumas informações sobre como chegamos a essa decisão”.
Definitivamente, isso não era o que os fãs esperavam ouvir da Naughty Dog, especialmente porque Jim Ryan aparentemente deu início a esta era de títulos live service do PlayStation Studios. No entanto, a escrita estava quase na parede, com relatos de que a Naughty Dog reduziu a equipe que trabalhava neste jogo multiplayer e adiou-o indefinidamente, com o estúdio dizendo que precisava de ainda mais tempo, enquanto se distrai com o fato de que um novo jogo single-player está vindo. Houve também o boato de que o jogo já havia sido cancelado em outubro, embora pelo menos em novembro ainda estivesse sendo trabalhado, segundo o diretor do jogo.
Considerando isso, o raciocínio da Naughty Dog por trás da escolha provavelmente não será muito surpreendente para os fãs do estúdio e, em última análise, é uma escolha que permanece fiel à forma como a Naughty Dog tem operado historicamente, com total empenho em jogos single-player. Ela viu sua visão para The Last Of Us Online como muito ambiciosa e entendeu que, se quisesse fazer isso corretamente, precisaria escolher entre ser um estúdio que faz jogos para um jogador,ou um estúdio que atualiza um enorme live service.
“Ao acelerar a produção total, o enorme alcance da nossa ambição tornou-se claro. Para lançar e apoiar The Last of Us Online, teríamos que colocar todos os nossos recursos de estúdio no suporte ao conteúdo pós-lançamento nos próximos anos, impactando severamente o desenvolvimento de futuros jogos single-player. Portanto, tínhamos dois caminhos pela frente: tornar-nos um estúdio de jogos exclusivamente live service ou continuar a focar em jogos narrativos para um jogador que definiram a herança da Naughty Dog”.
Considerando o estúdio que a Naughty Dog tem sido desde o seu nascimento, é fácil perceber porque fez esta escolha, mesmo que seja, em última análise, uma forma perturbadora de fechar inteiramente o capítulo sobre Factions e The Last Of Us tendo novamente um componente multijogador. Um pequeno prêmio de consolação para os fãs da Naughty Dog vai para a provocação no final da postagem do blog, que nos lembra que o estúdio tem “mais de um jogo single player novo e ambicioso em que estamos trabalhando”. Animador, para dizer o mínimo!
An Update on The Last of Us Online: https://t.co/nMUm7TmH9h pic.twitter.com/fmuXCLzDMB
— Naughty Dog (@Naughty_Dog) December 14, 2023
Fonte: PSU
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!